Histórico do uso de anabolizantes

Não é de hoje que alguns atletas utilizam anabolizantes com objetivo de melhorar a performance esportiva. Considerando os praticantes de musculação, o uso de anabolizantes antes era mais comum entre os fisiculturistas. Observa-se que na atualidade, com o aumento do culto ao corpo perfeito, o uso de anabolizantes está disseminado, e o objetivo principal é melhorar a aparência física.

Os esteroides anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona. Estes medicamentos foram desenvolvidos com o intuito de tratar disfunções hormonais. Historicamente, também foram usados pelos soldados alemães na Segunda Guerra Mundial para aumentar sua agressividade.

Como os anabolizantes funcionam

Os esteroides anabolizantes em doses elevadas são capazes de estimular a síntese de proteínas musculares. Além disso, são capazes de retardar a fadiga, por isso melhoram o desempenho esportivo. Eles atuam aumentando a divisão celular e o crescimento das células musculares.

Boa parte dos frequentadores de academia que utilizam anabolizantes desconhecem ou não acreditam nos riscos destes medicamentos. Outros não consideram que é uma droga perigosa.

Os resultados estéticos consequentes do uso dos anabolizantes são mais rápidos e mais fáceis de serem alcançados. Por isso, o uso destes fármacos é bastante disseminado. No entanto, diversos efeitos colaterais podem ser provocados pelo uso desordenado destas drogas.

Efeitos colaterais

O uso indiscriminado de esteroides anabolizantes, principalmente quando associados a outras drogas podem oferecer riscos a saúde em diversos aspectos:

• Pele: pode aumentar a incidência de acne e estrias
  • Articulações e tendões: pode sobrecarregar as articulações e tendões, aumentando o risco de lesões. Isso porque estes tecidos não se desenvolvem na mesma velocidade que a musculatura
  • Mulheres: provoca infertilidade, irregularidade no ciclo menstrual e masculinização
  • Homens: pode provocar atrofia dos testículos, calvície, impotência sexual, diminuição do número e da motilidade dos espermatozoides, crescimento das mamas (ginecomastia)
  • Fígado e rins: podem comprometer o bom funcionamento destes órgãos
  • Comportamento: podem provocar alterações no humor, aumento da agressividade, depressão, diminuição da libido
  • Sistema cardiovascular: aumentam o risco de hipertensão, redução da função do miocárdio (músculo do coração), podem alterar o colesterol e triglicérides

Concluindo…

A gravidade dos riscos depende do tempo de uso, dosagens ou de doenças pré-existentes. As mulheres são o público mais vulnerável aos efeitos colaterais dos anabolizantes. Não se sabe ao certo qual seria o limite seguro das dosagens, que não compromete a saúde dos indivíduos. Isso porque os anabolizantes em grande parte são comercializados de maneira ilegal e administradas em quantidades muito variáveis, o que dificulta o desenvolvimento de pesquisas científicas.

O melhor a fazer é evitar o uso destes medicamentos, e buscar por uma alimentação e treinos que irão te ajudar a alcançar o resultado que você deseja. O caminho é mais longo, mas é mais seguro para a saúde.

Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho