Existem diversos suplementos para corredores disponíveis nas lojas. Mas você sabe quais deles realmente valem a pena investir?

Devido a uma maior popularização dos suplementos esportivos, o número de marcar e tipos de produtos aumentaram bastante. Por isso, é importante buscar orientação para saber quais são os melhores e quais podem te ajudar de verdade.

Então, neste post você verá os suplementos com maior eficácia e que podem te ajudar a ter um melhor desempenho. Além disso, você verá alguns dos suplementos mais comuns.

Mas não se esqueça, assim como em qualquer esporte, é necessário que você possua uma dieta adequada aos seus objetivos. Assim como, um treino que te ajude a evoluir.

Índice

Suplementos para corredores

1 – Carboidratos em pó e em gel

2Proteína em pó

3Cafeína

4Taurina

5 – Glutamina

6 – Cápsulas de sal

7 – Creatina

Concluindo

Suplementos para corredores

1 – Carboidratos em pó e em gel

Este tipo de suplemento é bastante utilizado durante o treino ou competição, pois ajuda a manter os níveis de energia e desempenho. Além disso, é uma boa opção após a atividade física para repor os estoques de energia rapidamente.

Isto é especialmente importante caso você vá praticar mais de uma sessão de atividade física no mesmo dia. Além disso, outra vantagem é seu fácil consumo e absorção.

Desta forma, como após atividade física intensa pode ocorrer uma aversão à alimentos em um primeiro momento, os suplementos são boas opções para fornecer determinados nutrientes para o corpo.

Algumas opções de carboidratos disponíveis são: dextrose, maltodextrina, waxy maixe, palatinose. Além dos próprios sachês de carboidrato em gel, que são uma forma bastante prática de levar o suplemento em uma corrida, por exemplo.

Estes sachês além de fornecer carboidratos, também podem ter cafeína, aminoácidos, vitaminas e minerais.

Saiba mais sobre corrida e quais são os principais cuidados com a alimentação você deve ter.

2 – Proteína em pó

Os suplementos proteicos em pó são uma ótima opção após a atividade, pois é uma forma bastante prática e saborosa de consumir aminoácidos essenciais.

Estes aminoácidos são fundamentais para uma boa recuperação muscular. Além disso, irão auxiliar no longo prazo para uma melhor performance quando associado a uma dieta e treino específicos ao seu objetivo.

Há diversas opções de fontes proteicas destes suplementos, como por exemplo: proteína do leite, da carne, do ovo, ervilha, soja e do arroz.

3 – Cafeína

A cafeína é um dos suplementos para corredores mais populares e usados pelos mais diferentes públicos como estimulante. Atua no sistema nervoso central, deixando você mais alerta e aumentando a concentração. Além disso, diminui a percepção de esforço, permitindo que você desempenhe mais na atividade física.

A cafeína também auxilia na mobilização de gordura do seu corpo para ser utilizada como fonte energética durante a atividade física de longa duração. Assim, poupando glicogênio (reservas de carboidrato).

Entretanto é importante ressaltar que a cafeína deve ser utilizada em doses seguras. Então, o ideal é começar com doses baixas para ver como seu corpo responde. E, aos poucos, aumentar a dose se necessário.

Altas doses podem atrapalhar o seu desempenho, além de outras complicações, como por exemplo: taquicardia, tremor, tontura, náusea e insônia.

O corpo, com o passar do tempo, pode criar certa tolerância aos seus efeitos. Portanto, quando isto ocorrer, recomenda-se que você fique um período sem utilizar.

Desta forma, muitos competidores acabam utilizando a cafeína somente no dia das competições para tirar o máximo de proveito.

4 – Taurina

A taurina é um aminoácido que normalmente está presente em bebidas energéticas. Possui, por exemplo, a capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação do tecido cardíaco.

Além disso, possui ação antioxidante e pode auxiliar na redução da fadiga e diminuir o dano ao tecido muscular. A suplementação costuma ser feita antes do treino, entre 500 – 3000mg.

5 – Glutamina

A glutamina é um aminoácido presente em abundância no corpo. Porém, em situações de grande esforço físico pode estar diminuída.

Assim, sua suplementação pode ser benéfica para fortalecer o sistema imunológico. Pois serve como energia para as células do intestino, melhorando sua função de barreira contra microrganismos prejudiciais.

Confirma aqui como se preparar para provas de corrida!

6 – Cápsulas de sal

Estas cápsulas são suplementos para corredores que fornecem mineiras importantes perdidos no suor. Como por exemplo: sódio, potássio e magnésio.

É importante controlar estes mineiras pois uma queda nas suas concentrações pode prejudicar seu empenho, causar desconfortos intestinais, câimbras e dores de cabeça, por exemplo.

Outro benefício é a ajudar na absorção de água e estimular o consumo de líquidos.

7 – Creatina

A cretina é um dos suplementos com maior comprovação científica de seus benefícios na prática esportiva. É de grande auxílio do aumento da força e explosão muscular.

Sendo assim, é um suplemento interessante para quem pratica corrida de alta intensidade e curta duração. Tiros de 100m, por exemplo.

E se você quer obter os benefícios deste suplemento é importante tomá-lo todos os dias, pois é necessário aumentar os níveis de creatina no corpo. Não é um suplemento que possui efeito imediatamente após sua ingestão.

Para finalizar é importante ressaltar que nenhum suplemento irá trazer grandes benefícios se a sua dieta não estiver em sintonia com o seu treino. Os suplementos virão de forma a complementar sua alimentação para melhorar ainda mais o seu desempenho.

Temos um excelente post que você pode saber mais sobre como organizar sua alimentação para melhorar seus resultados.

Concluindo

  • Apesar da grande variedade de suplementos para corrida existem no mercado, nem todos valem o investimento.
  • Dentre os melhores e com maior comprovação de seus benefícios estão os suplementos de carboidratos, proteínas, cafeína, taurina, glutamina, cápsulas de sal e creatina.
  • Os suplementos de carboidratos são formas práticas de se consumir carboidratos de rápida absorção. Desta forma repondo as energias e auxiliando na manutenção do desempenho durante a atividade física.
  • Os suplementos de proteínas são bastante importantes na recuperação muscular.
  • A cafeína é um ótimo estimulante, assim, ajudando no desempenho e redução da percepção da fadiga.
  • A taurina auxilia na melhora do fluxo sanguíneo e possui ação antioxidante.
  • A glutamina pode auxiliar na melhora da imunidade em pessoas que praticam atividade física intensa.
  • Cápsulas de sal ajudam a repor minerais, assim, evitando complicações durante a corrida.
  • A creatina pode ser de grande valia para praticantes de corrida de alta intensidade e curta duração.

Caio Fernandes – Estagiário de nutrição

Revisado por Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890