Dieta de Nutricionista

A perda de peso e o ganho de massa muscular são os principais motivos pelo qual as pessoas procuram iniciar uma dieta. No início, a maioria das pessoas busca informações nas mídias, e muitas vezes iniciam uma dieta por conta própria. Muitos recorrem às dietas da moda, e até conseguem ter bons resultados no curto prazo. O maior problema deste tipo dieta é que, na maioria dos casos, a pessoa não consegue sustentar os resultados alcançados, ou não consegue evoluir.

Dentre as dietas da moda mais famosas, temos a dieta dukan, a dieta da proteína, a dieta paleolítica e a dieta do jejum intermitente. Segue uma breve descrição sobre como funcionam estas dietas.

Dietas da Moda

Dieta Dukan

A dieta Dukan é dividida em 4 fases. As duas primeiras fases são mais severas, com o foco na perda de peso. As duas últimas fases têm o intuito de manter os resultados conquistados. Na fase 1, que dura 7 dias, é permitido somente o consumo de carnes, frango, peixe, ovos e laticínios, além de 2 colheres de sopa de aveia por dia. Na segunda fase, a pessoa pode incluir alguns vegetais, e esta fase pode durar de 1 até 12 meses, dependendo do objetivo da pessoa. Na fase 3, são permitidas pequenas porções de alimentos fontes de carboidratos, por exemplo, 1 porção de fruta, 2 fatias de pão integral, 1 porção de arroz. A fase 4 é semelhante a fase 3, a pessoa até pode incluir um pouco mais de carboidratos desde que consiga manter o peso.

Dieta da proteína

A dieta da proteína também é conhecida como a dieta do Dr. Atkins. Tem o mesmo princípio da dieta dukan, que é a drástica redução das fontes de carboidratos. A fase 1 é permitida somente carnes, laticínios e alguns vegetais. Nas fases seguintes os carboidratos são introduzidos aos poucos, em pequenas quantidades e a duração depende de quanto de peso a pessoa precisa perder. Na fase 3 são permitidas 10g de carboidrato e na última fase 100g de carboidratos para manutenção.

Dieta paleolítica

A dieta paleolítica tem a proposta de imitar a alimentação do homem das cavernas, alegando que eles não sofriam das doenças do homem moderno. Permite carnes, vegetais, castanhas e frutas. Diferente das duas anteriores a dieta paleolítica restringe os laticínios, e permite consumo ilimitado de frutas. Por isso, pode ser considerada, relativamente mais fácil de seguir do que as anteriores.

Dieta do jejum intermitente

A dieta do jejum intermitente é uma estratégia alimentar em que a pessoa oscila por períodos de jejum com períodos em que se alimenta. Existem protocolos diferentes. Um deles consiste em fazer a primeira refeição às 12:00 e a última às 20:00, diariamente. Outro protocolo propõe um jejum de 24 horas de 1 a 2 x por semana. E um último protocolo propõe o consumo de 500 a 600 kcal em dois dias da semana, e comer normalmente nos outros dias. Diferente das dietas anteriores, o jejum pode ser difícil, porque as pessoas passam fome por várias horas no dia.

O grande problema das dietas da moda, é que elas não levam em consideração a individualidade de cada um e as preferências alimentares. Muitas vezes se assemelham a uma “penitência”. A pessoa passa por um período de sofrimento para alcançar o corpo que deseja. Porém, muitos não conseguem abrir mão de todos os alimentos que gostam, e quando param de fazer estas dietas, comem tudo aquilo que era proibido. Geralmente quando isso ocorre, a pessoa come numa quantidade muito maior, mesmo que se sinta culpada. E assim, acontece o efeito sanfona, a pessoa perde peso rápido, mas depois recupera tudo de novo, e muitas vezes ganha mais do que tinha antes de seguir algumas destas dietas.

Dieta de Nutricionista

Diferente das dietas da moda, a dieta de nutricionista visa trabalhar individualmente os principais aspectos da alimentação e do comportamento, que estão te impedindo de conseguir alcançar o resultado desejado. O objetivo é condicionar a pessoa a criar novos hábitos, para que desta forma, seja possível sustentar os bons resultados através de soluções viáveis trabalhadas em conjunto na consulta.

Além disso, a dieta de nutricionista é baseada em uma análise cuidadosa do cliente, adaptada de acordo com as necessidades nutricionais de cada um. O nutricionista leva em consideração o metabolismo, a composição corporal e exames clínicos. Através de um acompanhamento com um nutricionista é possível obter resultados positivos no longo prazo. O principal objetivo é trabalhar os principais pontos na alimentação para que a pessoa consiga sustentar os resultados e mudar os hábitos de maneira eficiente.

Receba informações e valores

O que dizem nossos clientes

  • "Consigo seguir o planejamento alimentar tranquilo, e confesso que até acho fácil. Difícil mesmo é em aniversários, e finais de semana, mas estou aprendendo a lidar sem sofrimento."
    A.P.X. 26 anos
  • "Estou amando seguir a dieta, e estou vendo resultados rápido. Todo mundo falando que estou emagrecendo é muito bom. Muito obrigada!"
    T. P. 27 anos
  • "Fiz o temido Desafio das Montanhas, uma prova de resistência para poucos, quase 70 km atravessando as montanhas. Para minha completa surpresa, terminei com um tempo excelente! Gostaria de agradecer o seu apoio nessa nova fase, nem no meu momento mais otimista eu imaginaria ser capaz de fazer algo desse tipo"
    G. R. C. M. 41 anos
  • "Gostaria de agradecer a você pelo atendimento e pela orientação nutricional que recebi. Tem sido muito legal seguir todas as orientações, e tenho visto o reflexo disso nos treinos. Em especial, hoje na primeira competição do ano consegui boas colocações nas minhas duas provas, muito obrigado!"
    L. G. D. B. 19 anos
  • “Estou muito feliz com o plano alimentar e com os novos hábitos alimentares, inclusive o de jantar, algo que minha família nunca teve o hábito. E curioso como eu pensava que teria muita dificuldade em diminuir a quantidade e frequência de chocolate. A tua indicação de apenas duas vezes na semana e de 30 g, foram suficientes para estabelecer um controle, finalmente eu estou longe de exageros.”
    N.E.
  • "Fiz o temido Desafio das Montanhas, uma prova de resistência para poucos, quase 70km atravessando as montanhas. Para minha completa surpresa, terminei com um tempo excelente! Gostaria de agradecer o seu apoio nessa nova fase, nem no meu momento mais otimista eu imaginaria ser capaz de fazer algo desse tipo"
    G.M.

Casos de dieta