Nutricionista Esportivo

Visa oferecer alimentação e nutrição adequadas, suplementação nutricional necessária a complementação da dieta para atletas ou praticantes de atividade física em busca do melhor desempenho esportivo e composição corporal ideal para cada modalidade ou objetivo de treinamento.

O treinamento de endurance promove adaptações sistêmicas, bioquímicas e no tipo de fibra muscular. Essas adaptações estão envolvidas com o aumento da capacidade do músculo em gerar energia, uma vez que estas modalidades podem levar o atleta ao seu limite físico e psicológico.

As demandas metabólicas no endurance estão aumentadas, e a nutrição deve ser adaptada à periodização do treinamento. A alimentação associada a uma suplementação alimentar apropriadas, podem otimizar a capacidade física do atleta durante o exercício e garantem um processo de recuperação saudável ao atleta.

Receba informações e valores

O nutricionista esportivo sp, na sua atuação, deve realizar as seguintes atividades:

  • Identificar o objetivo do cliente, a modalidade praticada e suas características, as provas e competições e qual a fase do treinamento.
  • žAvaliar e acompanhar a composição corporal e o estado nutricional do cliente, conforme as características individuais e treinamento.
  • žEstabelecer o plano alimentar, adequando-o à modalidade esportiva ou atividade física desenvolvida, considerando as diversas fases (manutenção, competição e recuperação)
  • žInteragir com a equipe multiprofissional, responsável pelo treinamento/acompanhamento do desportista/atleta
  • žSolicitar exames complementares à avaliação nutricional, prescrição dietética e evolução nutricional do cliente, quando necessário
  • žPrescrever suplementos nutricionais, em conformidade com a legislação vigente, sempre que necessário
  • žAcompanhar treinamentos e competições individuais ou coletivas

RESOLUÇÃO CFN N° 380/2005

Principais interessados em Nutrição Esportiva

Musculação

Este tipo de treinamento tem como objetivo principal o aumento de força e ganho de massa muscular. Para que este objetivo seja alcançado, a dieta e o descanso são fundamentais. Quando a alimentação está inadequada pode dificultar os resultados almejados. Por isso, um planejamento alimentar bem estruturado é muito importante para garantir uma melhor adaptação adequada ao seu treino.

Definição Corporal

A redução da gordura corporal pode auxiliar no desempenho esportivo. A restrição alimentar severa, frequentemente tem sido feita com objetivo de emagrecimento, mas muitas vezes pode dificultar a perda de gordura e não fornecer nutrientes suficientes para o exercício físico, podendo muitas vezes comprometer a massa muscular do indivíduo. O planejamento alimentar para perda de gordura deve ser estruturado, de forma que possa garantir um bom resultado, fornecendo todos os nutrientes necessários.

Rendimento esportivo

O que consumir na hora do treino e em qual momento consumir, é uma das principais dúvidas dos atletas. A alimentação e suplementação específicas ao objetivo do atleta e para cada modalidade podem promover efeito ergogênico. Desta forma, são capazes de aumentar o rendimento e diminuir a fadiga no treino, e em provas e competições. A alimentação inadequada para um atleta pode limitar a performance e dificultar o alcance de melhores resultados.

Esportes coletivos

As modalidades coletivas caracterizam-se pelo confronto entre duas equipes que se movimentam alternando situações de defesa e ataque. Por mais diferente que cada modalidade possa parecer, uma série de características são comuns: a bola, o terreno de jogo, o alvo, as regras que determinam o que se pode ou não dentro do jogo, os companheiros e os adversários. Além disso, dentro de uma mesma equipe os atletas ocupam posições diferentes, que demandam portes físicos específicos e diferenciados dos atletas. A assistência nutricional deve ser especializada para cada caso, garantindo a composição corporal adequada e o aporte de nutrientes suficiente para assegurar um bom desempenho do atleta e da equipe.

Endurance

O treinamento de endurance promove adaptações sistêmicas, bioquímicas e no tipo de fibra muscular. Essas adaptações estão envolvidas com o aumento da capacidade do músculo em gerar energia, uma vez que estas modalidades podem levar o atleta ao seu limite físico e psicológico. As demandas metabólicas no endurance estão aumentadas, e a nutrição deve ser adaptada à periodização do treinamento. A alimentação associada a uma suplementação alimentar apropriadas, podem otimizar a capacidade física do atleta durante o exercício e garantem um processo de recuperação saudável ao atleta.

O que dizem nossos clientes

  • "Consigo seguir o planejamento alimentar tranquilo, e confesso que até acho fácil. Difícil mesmo é em aniversários, e finais de semana, mas estou aprendendo a lidar sem sofrimento."
    A.P.X. 26 anos
  • "Estou amando seguir a dieta, e estou vendo resultados rápido. Todo mundo falando que estou emagrecendo é muito bom. Muito obrigada!"
    T. P. 27 anos
  • "Fiz o temido Desafio das Montanhas, uma prova de resistência para poucos, quase 70 km atravessando as montanhas. Para minha completa surpresa, terminei com um tempo excelente! Gostaria de agradecer o seu apoio nessa nova fase, nem no meu momento mais otimista eu imaginaria ser capaz de fazer algo desse tipo"
    G. R. C. M. 41 anos
  • "Gostaria de agradecer a você pelo atendimento e pela orientação nutricional que recebi. Tem sido muito legal seguir todas as orientações, e tenho visto o reflexo disso nos treinos. Em especial, hoje na primeira competição do ano consegui boas colocações nas minhas duas provas, muito obrigado!"
    L. G. D. B. 19 anos
  • “Estou muito feliz com o plano alimentar e com os novos hábitos alimentares, inclusive o de jantar, algo que minha família nunca teve o hábito. E curioso como eu pensava que teria muita dificuldade em diminuir a quantidade e frequência de chocolate. A tua indicação de apenas duas vezes na semana e de 30 g, foram suficientes para estabelecer um controle, finalmente eu estou longe de exageros.”
    N.E.
  • "Fiz o temido Desafio das Montanhas, uma prova de resistência para poucos, quase 70km atravessando as montanhas. Para minha completa surpresa, terminei com um tempo excelente! Gostaria de agradecer o seu apoio nessa nova fase, nem no meu momento mais otimista eu imaginaria ser capaz de fazer algo desse tipo"
    G.M.

Casos de sucesso