Cuidados Nutricionais para Mulheres

Como​ lidar com os principais desafios para perder peso

O público feminino tem uma preocupação maior com saúde e estética do que o masculino. Em média, as mulheres têm cerca de 6 a 11% a mais de gordura corporal do que os homens. Uma hipótese que explica essa diferença é que, o corpo feminino está continuamente se preparando para a gravidez, e a gordura, seria uma fonte adicional de energia necessária para levar uma gestação até o final. De maneira geral, as mulheres perdem peso em uma velocidade menor do que os homens. O metabolismo feminino é diferente, assim como os cuidados nutricionais.

Em muitos casos, a alimentação está ligada ao emocional. Às vezes depois de um dia estressante ou depois um acontecimento triste, a comida é uma das principais válvulas de escape para as mulheres, pois serve de recompensa para trazer uma certa felicidade. É verdade que alguns alimentos estimulam a liberação de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. No entanto, essa sensação de prazer momentânea não vai resolver o seu problema.

Por isso, quando estiver irritada, estressada ou triste, antes de buscar por comida, respire fundo, e pense uma outra estratégia que pode te ajuda a aliviar o estresse.

Receba informações e valores

Outra queixa muito comum é a vontade de comer doces. Para diminuir o consumo de doces, o primeiro a fazer é diminuir a oferta. Evite comprar doces para guardar no armário de casa, ou na gaveta do trabalho, não se sabote! Seria muito difícil para a mulher que gosta muito de doces, conseguir se controlar sabendo que o armário está cheio de chocolate. Não é um pecado comer um doce de vez em quando, mas é preciso ter cuidado com a frequência em que eles aparecem.

E não adianta pensar que cortar 100% dos doces vai resolver. Você pode até conseguir ficar um mês sem comer nadinha de doce, mas provavelmente o dia que você for comer, a vontade estará gigantesca, e dificilmente vai conseguir comer só 1 bombom, provavelmente será uma caixa inteira. Por isso, mate a vontade de comer doces quando ela estiver pequena! Consuma uma vez ou outra na semana, prefira um doce que você gosta, e consuma em uma quantidade pequena (Ex.: 30g de chocolate). Dê preferência para consumi-los de sobremesa do almoço, que é horário em que o metabolismo está mais ativo, e a glicemia não sobe tanto, prevenindo o acúmulo de gordura corporal.

Compulsão Alimentar no Público Feminino

Além disso, a compulsão por alimentos é um grande problema para muitas mulheres. Para prevenir este problema é preciso identificar os gatilhos e os sentimentos antes de um episódio de compulsão. Ter pensamentos positivos em relação ao seu corpo é um trabalho diário que pode te ajudar a ter uma boa evolução no emagrecimento. Talvez você não esteja satisfeita com o seu corpo hoje, mas reconhecendo que o emagrecimento faz parte de um processo de reeducação alimentar, procure ocupar a cabeça com pensamentos motivadores, e não os sabotadores. Esta reflexão ajuda muito neste processo.

Estes são alguns cuidados nutricionais e comportamentais que podem ajudar a controlar os principais gatilhos que interferem no processo de emagrecimento.

O que dizem nossas clientes

  • "Consigo seguir o planejamento alimentar tranquilo, e confesso que até acho fácil. Difícil mesmo é em aniversários, e finais de semana, mas estou aprendendo a lidar sem sofrimento."
    A.P.X. 26 anos
  • "Estou amando seguir a dieta, e estou vendo resultados rápido. Todo mundo falando que estou emagrecendo é muito bom. Muito obrigada!"
    T. P. 27 anos
  • "Fiz o temido Desafio das Montanhas, uma prova de resistência para poucos, quase 70 km atravessando as montanhas. Para minha completa surpresa, terminei com um tempo excelente! Gostaria de agradecer o seu apoio nessa nova fase, nem no meu momento mais otimista eu imaginaria ser capaz de fazer algo desse tipo"
    G. R. C. M. 41 anos
  • "Gostaria de agradecer a você pelo atendimento e pela orientação nutricional que recebi. Tem sido muito legal seguir todas as orientações, e tenho visto o reflexo disso nos treinos. Em especial, hoje na primeira competição do ano consegui boas colocações nas minhas duas provas, muito obrigado!"
    L. G. D. B. 19 anos
  • “Estou muito feliz com o plano alimentar e com os novos hábitos alimentares, inclusive o de jantar, algo que minha família nunca teve o hábito. E curioso como eu pensava que teria muita dificuldade em diminuir a quantidade e frequência de chocolate. A tua indicação de apenas duas vezes na semana e de 30 g, foram suficientes para estabelecer um controle, finalmente eu estou longe de exageros.”
    N.E.
  • "Fiz o temido Desafio das Montanhas, uma prova de resistência para poucos, quase 70km atravessando as montanhas. Para minha completa surpresa, terminei com um tempo excelente! Gostaria de agradecer o seu apoio nessa nova fase, nem no meu momento mais otimista eu imaginaria ser capaz de fazer algo desse tipo"
    G.M.

Casos de sucesso