Para quem quer emagrecer toda ajuda é bem vinda, certo? Sabia que alguns alimentos podem de ajudar a emagrecer?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos alimentos termogênicos, eles são conhecidos por terem mecanismos que ajudam a queimar gordura, e a acelerar o metabolismo.

Unir uma alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, e o consumo regular de alimentos que queimam gordura. Pode ser o que faltava para otimizar seu processo de emagrecimento. Continue lendo esse post, para descobrir o que é o efeito térmico dos alimentos,  e conhecer 8 opções de alimentos que queimam gordura!

Índice

Alimentos que queimam gordura

    1. Peixe

    2.Café

    3. Ovos

    4. Chá verde

    5. Whey protein

    6. Pimenta vermelha

    7. Iogurte grego

    8. Azeite de oliva

Concluindo…

Alimentos que queimam gordura

Os alimentos que queimam gordura são aqueles que auxiliam o processo de perda de peso. São classificados como termogênicos, por terem a capacidade de aumentar a termogênese, também chamada de efeito térmico dos alimentos.

Durante o processo de digestão dos alimentos termogênicos,  nosso corpo consome mais energia do que de costume, produzindo calor. Gastando assim mais calorias que o normal para serem digeridos.

A termogênese induzida pela dieta é responsável por cerca de 10% do gasto calórico total. Por isso, é interessante incluir alimentos termogênicos às refeições.

Um metabolismo lento pode atrapalhar e muito a perda de peso. Isso ocorre por que quanto mais rápido for o metabolismo, maior será o gasto calórico. Se tornará mais fácil manter o peso, e a perda de gordura ocorre de forma mais rápida.

Termogênicos ajudam a tornar o metabolismo mais rápido. Juntamente com uma alimentação equilibrada e prática de atividade  física, esses alimentos poderão otimizar seu processo de emagrecimento!

Para te ajudar listei 8 alimentos que queimam gordura. Confira!

Veja também: Frutas que emagrecem, quais são as melhores?

1. Peixe

imagem de um file de peixe

Os peixes são ricos em proteínas, que auxiliam no processo de emagrecimento por aumentar a sensação de saciedade. E ainda faz com que o peixe, como todo alimento proteico, seja um dos alimentos que queimam gordura. Por ser capaz de aumentar a termogênese, acelerando assim o metabolismo e aumentando o gasto calórico durante a digestão.

Além disso, salmão, sardinha, arenque e cavalinha são peixes ricos em ômega-3. O ômega-3 é um tipo de gordura conhecido por reduzir a inflamação e o risco de doença cardiovascular.

Alguns estudos mostraram efeitos positivos do ômega-3 na redução de peso, e na redução dos níveis de cortisol. Que é um hormônio relacionado com o depósito de gordura. Quanto menores forem os níveis desse hormônio, menor será o armazenamento de gordura corporal.

2. Café

foto graos de café

Estudos mostram que a cafeína encontrada no café pode aumentar o metabolismo em até 11%. Assim tomar café pode acelerar o emagrecimento e a contribuir com a perda de gordura corporal. Existem também alguns estudos que mostram a possível relação entre o consumo de café e a redução do apetite.

Além disso, a o café pode contribuir indiretamente com a perda de peso, quando consumido antes do treino. Por aumentar a disposição. Otimizando o treino, por aumentar a resistência, e como consequência aumentando o gasto calórico.

Saiba mais sobre os efeitos da cafeína: Cafeína emagrece? Saiba todos os seus benefícios

3. Ovos

ovos são ricos em proteínas

Os ovos contém proteínas de alta qualidade. Estas proteínas são capazes de aumentar a taxa metabólica basal em cerca de 20 a 35%, promovendo maior gasto energético.

Uma dica para emagrecer  é criar o hábito de consumir ovos pela manhã. Por ser um alimento rico em proteína, ajuda a reduzir a fome ao longo do dia. Como promove mais saciedade influencia na redução no consumo calórico total do dia.

4. Chá verde

cha verde numa xicara

O chá verde além de conter cafeína na composição, é fonte de compostos antioxidantes. A propriedade antioxidante de compostos do chá verde auxilia na redução de gordura abdominal. Entre os antioxidantes presentes no chá verde, o principal deles são as catequinas.

A maioria dos suplementos para queima de gordura contém chá verde em sua composição, isso ocorre por que o chá verde de é capaz de aumentar a queima de gordura e acelerar o metabolismo em até 10%.

Além disso, compostos presentes no chá verde, demonstraram a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue e de melhorar a sensibilidade a insulina. Prevenindo assim, o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Veja também: Benefícios do chá verde à saúde e emagrecimento

5. Whey protein

homem preparando o whey protein

O whey protein é um suplemento que pode trazer efeitos interessantes no processo de emagrecimento. Por estimular os hormônios da saciedade, auxiliando no controle da ingestão calórica.

Alguns estudos apontaram efeitos positivos no aumento da taxa metabólica basal e na queima de gordura. Justamente por ser um suplemento proteico de rápida absorção, induzindo o aumento da termogênese, após sua ingestão.

A grande vantagem do whey é a praticidade, e por isso pode ser consumido nos lanches intermediários, como complemento da ingestão proteica diária. Ou, como pré ou pós treino.

Durante o processo de emagrecimento é comum que haja perda de massa magra. Com isso o metabolismo acaba ficando mais lento. O que pode dificultar a perda de peso. Por isso, é importante aumentar a ingestão proteica, durante esse período. Tanto na alimentação, quanto no uso de suplementos proteicos, como o whey protein.

Saiba mais sobre esse excelente suplemento: Para que serve whey protein

6. Pimenta vermelha

pimenta é um otimo alimento que ajuda queimar gordura

Um dos componentes da pimenta é a capsaicina. A capsaicina ajuda no controle do peso, aumentando o  gasto calórico, a queima de gordura, e acelerando o metabolismo. Este componente demonstrou também efeitos positivos na saciedade.

A revisão de 20 estudos mostraram que a capsaicina pode auxiliar na redução de 50 calorias extras por dia  mostrar  o efeito na redução 50 calorias por dia. Esse estudo foi feito com base no consumo de 135 à 150 g por dia . Mas estudos com quantidades menores demonstraram resultados semelhantes.

Além disso, a pimenta vermelha é rica em antioxidantes que ajudam o organismo a combater a ação danosas de toxinas.

Saiba mais sobre os efeitos emagrecedores da pimenta

7. Iogurte grego

iogurte grego

O iogurte grego tem alto teor de proteína, por isso é capaz de controlar o apetite, ajudando na perda de peso. E diminuindo assim a ingestão calórica diária.  Além disso, o iogurte grego tradicional é uma excelente fonte de proteína, potássio e cálcio.

Mas cuidado com os produtos encontrados no supermercado. Existem muitos iogurtes que são chamados de grego que são adicionados de muito açúcar e não contém mais proteínas. As melhores opções são aqueles com sabor natural e que tem maior quantidade de proteínas na porção.

8. Azeite de oliva

azeite de oliva, beneficios do alimento

Os benefícios do consumo de azeite à saúde são diversos! Dentre eles, os mais conhecidos são, o  efeito no controle dos triglicérides e do colesterol. O azeite de oliva também é capaz de estimular hormônios da saciedade, e por isso ajudam no emagrecimento.

Mas lembre-se que os efeitos positivo no emagrecimento acontecem quando o consumo é controlado. Pois o azeite é um tipo de gordura, como toda gordura é fonte de 9 kcal por porção. Uma colher de sopa cheia (13ml) de azeite fornece cerca de 110 kcal.

Quando associado a uma alimentação equilibrada, o consumo de azeite pode otimizar o  processo de perda de peso.

Concluindo…

  • Os alimentos que queimam gordura são aqueles que ajudam a acelerar o metabolismo, aumentam a queima de gordura, e reduzem o apetite por aumentar a sensação de saciedade.
  • Esses alimentos possuem efeito termogênico, que causam a termogênese induzida pela dieta.
  • Os alimentos termogênicos produzem calor, fazendo com que o nosso nosso organismos gaste mais calorias durante o processo de digestão. Também chamada de termogênese induzida pela dieta.

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890