A maior parte das pessoas que quer emagrecer deseja saber como perder peso rápido. A perda de peso rápida, principalmente no início do processo de emagrecimento, é capaz de motivar mais a pessoa.

Quando você começa a ver os resultados no espelho e nas roupas o quanto antes, isso traz uma satisfação muito grande.

Sabia que  é possível perder peso rápido? Algumas mudanças de hábitos poderão te ajudar, continue lendo esse post para descobrir!


Índice

Como perder peso rápido

      1. Reduza drasticamente o consumo de açúcares e carboidratos refinados

      2. Inclua proteínas e vegetais na sua rotina

      3. Pratique musculação

      4. Dê atenção ao seu final de semana

      5. Mastigue devagar

     6. Beba água 30 minutos antes das refeições

Concluindo


Como perder peso rápido

Como perder peso rápido, foto de mulher com balança na mão

O processo de emagrecimento depende de diversos fatores, alimentação, exercício, sono e rotina de vida. Além disso, não podemos esquecer que cada organismo responde de  forma diferente a determinados estímulos. Por isso, é comum que para algumas pessoas seja mais “fácil” emagrecer, do que para outras.

Porém, todos somos capazes de emagrecer, mesmo que de forma diferente. Para isso é necessário que haja uma mudança de hábitos! Para te ajudar listamos 6 dicas simples de como perder peso rápido. Confira!

1. Reduza drasticamente o consumo de açúcares e carboidratos refinados

imagem de balas e doces

Reduzir o consumo de açúcar e carboidratos refinados pode ajudar a emagrecer mais rápido, por  diminuir os níveis de insulina. Isso ocorre por que, os açúcares e carboidratos refinados são os alimentos que mais estimulam a liberação de insulina.

A insulina é o principal hormônio que promove a formação de gordura no corpo. Quando os níveis de insulina estão mais baixos, o corpo consegue mobilizar a gordura que está estocada no corpo, e queimar para produzir energia.

Entenda que, a liberação de insulina ocorre sempre após as refeições, e é um processo fisiológico natural. O problema, é que alimentos como açúcar e carboidratos refinados, promovem picos elevados de insulina no corpo. O que atrapalha bastante o emagrecimento.

Evite carboidratos mais refinados como:

  • Açúcar, doces, refrigerantes
  • Pães brancos, biscoitos, bolos
  • Arroz branco, massas

Prefira carboidratos como:

  • Batata-doce, mandioca, mandioquinha
  • Feijões, ervilha, lentilha, arroz integral, quinoa
  • Aveia, chia, linhaça
  • Frutas

Lembre-se, que mesmo consumindo alimentos fontes de carboidratos, é preciso reduzir as quantidades para que consiga promover um emagrecimento mais rápido.

Saiba mais sobre o consumo de açúcares: Alimentos ricos em açúcar: não caia nas armadilhas!

2. Inclua proteínas e vegetais na sua rotina

Foto com peito de frango, ervas aromaticas, temperos, castanhas e carne vermelha

É interessante incluir fontes proteicas e vegetais em todas as refeições do dia. As dietas ricas em proteína são capazes de deixar o metabolismo mais rápido. Além disso, a proteína aumenta a sensação de saciedade de pode diminuir a fome durante a noite.

Algumas fontes de proteína na alimentação são:

  • Carne, frango, peixes, atum
  • Ovos
  • Queijos, iogurtes, leite
  • Castanhas, nozes, amêndoas, amendoim e outras sementes oleaginosas

Incluir vegetais em boa parte das refeições, ajuda bastante. Pois, os vegetais são fontes de fibras, vitaminas e minerais.

Alguns vegetais possuem baixo teor de carboidratos, e devem estar presentes diariamente na sua rotina alimentar. São eles: brócolis, couve-flor, espinafre, couve, repolho, acelga, alface.

Além disso, frutas como abacate e coco, contém teor menor de carboidratos e uma quantidade maior de gorduras boas, poderão contribuir com o processo de perda de peso.

3. Pratique musculação

mulher com uma anilha de peso na mão praticando esporte

Praticar exercícios físicos é um hábito indispensável para quem quer perder peso mais rápido. Além dos exercícios aeróbios, os exercícios de musculação ou os que trabalham força são fundamentais.

Exercícios de força previnem que o seu metabolismo fique mais lento. Isso porque eles ajudam na manutenção e ganho de massa muscular.

Quanto maior é o percentual de massa muscular mais rápido será o metabolismo. É importante também procurar um profissional para adaptar o treino para você.

Saiba mais sobre: Como acelerar o metabolismo

4. Dê atenção ao seu final de semana

pessoas comendo pizza, tomando cerveja e comendo batata frita

Não adianta manter uma boa alimentação de segunda a sexta, e jogar tudo para o alto no final de semana! Cuide da sua alimentação também no final de semana, pois o emagrecimento é um trabalho diário.

Uma sugestão é escolher duas refeições na semana para você matar a vontade de alimentos ou preparações que você gosta de comer.

Estabelecendo este limite, é uma forma de você se planejar para controlar as guloseimas, e o final de semana não atrapalhar os seus resultados. Isso ajuda a você conseguir sustentar melhor os resultados conquistados.

Além disso, quando for fazer suas refeições livres no final de semana, alimente-se de forma consciente. Faça estas refeições devagar, para saborear os alimentos, sem que você precise comer muito.

Lembre-se que ainda assim é preciso controlar a quantidade. Evite restaurantes que servem rodízio ou buffet à vontade.

Saiba mais nesse post: Dicas para dieta no final de semana

5. Mastigue devagar

mulher na cozinha comendo uma banana

Você já ouviu falar que quem mastiga pouco come muito, e quem mastiga muito come pouco? Isso é verdade!

A mastigação ajuda no controle da saciedade é essencial trabalhar a mastigação para que ela seja lenta. Manter o apetite bem controlado ajuda muito no emagrecimento mais rápido.

Por isso, faça o exercício de soltar o talher no prato ao se alimentar. Pegue uma garfada, em seguida solte o talher no prato e mastigue. Essa prática pode te ajudar a ter mais atenção na mastigação, que para muitas pessoas é automática.

Veja também: Mastigação: influência no peso e nutrição do organismo

6. Beba água 30 minutos antes das refeições

mulher tomando uma garrafa de agua

O bom consumo de água deve ser consistente ao longo do dia todo. No entanto, uma pesquisa  mostrou que beber água 30 minutos antes das refeições foi capaz de promover maior perda de peso.

Todo mundo sabe que tomar água é importante. Mas, é fundamental reconhecer seu papel no emagrecimento, para não se esquecer dela.

Beba cerca de 2 litros por dia, ou calcule 35 ml de água para cada quilo de peso, para saber sua necessidade diária de água.

Concluindo

  • Reduzir os açúcares e carboidratos, ajudam a baixar os níveis de insulina. O organismo passa a apresentar um ambiente hormonal favorável a perda de peso.
  • Ao passo que ocorre a redução de carboidratos, é preciso compensar com o aumento nos alimentos proteicos e vegetais. Isso leva a uma fome reduzida e a um metabolismo mais rápido.
  • Lembre-se dos exercícios, e dê uma atenção também aos exercícios de força para que consiga manter a sua massa muscular e manter o metabolismo sempre ativo.
  • Cuide do seu final de semana para não jogar os resultados por água abaixo. Determine duas refeições livres para que consiga equilibrar a sua dieta e não sofrer.
  • Dê mais atenção a hábitos práticos como beber água e mastigar devagar.

Por Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho