O intestino é cheio de microrganismos benéficos, conhecidos como probióticos. Eles formam a chamada microbiota. A composição da microbiota pode ter grande impacto à saúde. Por isso, os probióticos são muito importantes para saúde.
Estas bactérias podem até mesmo influenciar indiretamente nosso comportamento.
Os probióticos são microrganismos vivos presentes em alimentos fermentados, como iogurtes ou leite fermentados, ou em suplementos.
Assim, a ingestão destes probióticos vem sendo utilizada para melhorar a composição de microrganismos do nosso intestino com a intenção de promover diversos benefícios a nossa saúde.
Neste artigo, você vai poder conhecer 5 benefícios dos probióticos saúde.
Índice
Probióticos para saúde
- Probióticos podem melhorar a saúde mental
- Previnem doenças do coração
- Ajudam a reduzir distúrbios digestivos
- Auxiliam no sistema imune
- Ajudam na perda de peso e redução da gordura abdominal
Fontes de probióticos
Concluindo
Probióticos para saúde
Estes microrganismos exercem efeito benéfico no intestino. O intestino é revestido por uma camada de bactérias, chamada de flora intestinal, e os probióticos ajudam a equilibrar essa flora.
Esta flora bacteriana, também é chamada de microbiota, ela é formada por bactérias que participam do processo digestivo e protegem o organismo contra outros microrganismos que podem causar doenças.
Desta forma, é muito importante manter a flora intestinal equilibrada para manter uma boa saúde. O desequilíbrio da flora intestinal ocorre quando existem mais bactérias ruins do que as boas.
Isso pode acontecer devido alguma doença, após o uso de antibióticos ou devido a uma alimentação inadequada. Assim, a microbiota é beneficiada por uma alimentação contendo fibras e prejudicada pelo consumo excessivo de açúcares e gorduras.
Então, se você frequentemente realiza refeições ricas em açúcares e gorduras e pobre em fibras, estará favorecendo o desenvolvimento de bactérias indesejáveis.
As consequências deste desequilíbrio são a ocorrência de problemas digestivos, alergias, problemas de saúde mental, obesidade, dentre outros.
O uso de probióticos para saúde está associado à diversos benefícios. Como por exemplo a produção de algumas vitaminas, conversão de fibras em substâncias benéficas ao intestino, melhora do sistema imune, redução de inflamação e saúde da pele.
Veja a seguir 5 benefícios dos probióticos para saúde.
1. Probióticos podem melhorar a saúde mental
Pesquisas recentes demonstram que o uso de probióticos pode auxiliar no tratamento de alguns distúrbios mentais, como depressão. Além disso, eles são capazes de melhorar o humor e a memória.
Eles também podem melhorar alguns sintomas como ansiedade e estresse. Isto através de da interação entre sua alimentação e estes microrganismos.
2. Previnem doenças do coração
Substâncias produzidas por algumas bactérias quebram a bile, liberada durante a digestão dos alimentos e formada por colesterol. Isto faz com ela não possa ser reabsorvida, sendo necessários gastar mais colesterol para formá-la novamente.
Dessa forma, probióticos podem ajudar a prevenir doenças do coração. Isso porque, este processo de formação de nova bile ajuda a reduzir o colesterol LDL, conhecido como colesterol “ruim”, e reduzem a pressão arterial.
3. Ajudam a reduzir distúrbios digestivos
Algumas pesquisas investigaram os efeitos dos probióticos em distúrbios intestinais, como colite ulcerativa ou síndrome do intestino irritável.
Eles tiveram efeito positivo para amenizar os sintomas destas doenças.
4. Auxiliam no sistema imune
Os probióticos podem fortalecer o sistema imune e inibir o crescimento de bactérias nocivas no intestino. Além disso, alguns tipos podem ajudar na formação de anticorpos no organismo.
Podem também atuar como barreira física no intestino evitando a entrada de compostos prejudiciais.
5. Ajudam na perda de peso e redução da gordura abdominal
Eles ajudam na perda de peso por diferentes mecanismos.
Os probióticos diminuem a absorção de gorduras da alimentação pelo intestino, e por isso a gordura acaba sendo excretada nas fezes.
Além disso, pela liberação de alguns hormônios, são capazes de promover mais saciedade.
Para se ter uma ideia do papel destes microrganismos, pessoas com obesidade apresentam uma composição de microbiota diferente de pessoas com peso saudável, condição conhecida como disbiose.
Uma das consequências deste quadro, por exemplo, é uma redução da ação dos hormônios que causam saciedade.
Eu também dei 6 dicas de como emagrecer com saúde nesse post.
Fontes de probióticos
Boas fontes de probióticos são os alimentos fermentados que contém microrganismos que auxiliam na saúde humana. Além disso, podem ser encontrados na forma de suplementos também.
Além dos probióticos, a ingestão de prebióticos também é recomendados.
Os prebióticos são fibras que não conseguimos digerir, mas favorecem o crescimento das bactérias benéficas. Assim, você pode melhorar a composição da sua microbiota intestinal utilizando prebióticos e probióticos.
Veja também este outro artigo sobre o papel das Fibras para emagrecer.
A seguir você confere fontes alimentares onde você pode encontrá-los.
Probióticos:
- Kefir (leite fermentado)
- Kombucha (bebida produzida a partir da fermentação de alguns tipos de chá)
- Missô (tradicional da culinária japonesa, fermentação de soja, cevada e arroz)
- Iogurte com adição de probióticos
- Tempeh (soja fermentada)
Prebióticos:
- Brócolis
- Aipo
- Aspargo
- Cenoura
- Banana
- Alho
- Alho poró
- Cebola
- Aveia
A princípio, todos podem se beneficiar com os probióticos, porém, pessoas com sistema imune comprometido por alguma condição, deve consultar um profissional para avaliação do seu caso.
Outro benefício interessante dos probióticos seria a suplementação quando se faz uso de antibióticos, pois estes podem causar alterações na sua microbiota.
Concluindo
- Probióticos são microrganismos vivos. Eles estão presentes naturalmente em nosso intestino, formando a nossa microbiota.
- A composição da microbiota pode exercer grande impacto em diversos aspectos de nossa saúde.
- A disbiose ocorre quando há um desequilíbrio entre bactérias benéficas e prejudiciais no nosso intestino, e pode ocorrer por alguma doença, uso de antibióticos, alimentação inadequada ou obesidade por exemplo.
- Uma alimentação rica em fibras favorece os microrganismos benéficos, enquanto excesso de açúcares e gorduras prejudicam.
- Probióticos podem atuar em nossa saúde mental: depressão, ansiedade e comportamento.
- Ajudam a reduzir o colesterol ruim, assim, prevenindo alguns problemas cardíacos.
- Pode amenizar os sintomas de alguns distúrbios digestivos.
- Auxiliam no sistema imune.
- Determinados microrganismos podem ajudar em uma maior perda de peso e na redução da gordura abdominal.
- Podem ser encontrados em alimentos e suplementos. Assim como os prebióticos que auxiliam a formação de uma boa microbiota.
Caio Fernandes – Estagiário de nutrição
Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890
NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.