Fazer exercício aeróbio e musculação no mesmo treino é ruim? Essa é uma dúvida de grande parte das pessoas que treinam.

Será que se você treinar musculação vai atrapalhar sua perda de gordura. Ou então será que o treino de musculação vai te deixar mais pesado, comprometendo seu rendimento?

Ou até mesmo, será que o treino aeróbio atrapalha o ganho de massa muscular.

Neste post, você vai entender o que acontece se você treinar aeróbio e musculação no mesmo treino, e se um pode interferir no resultado do outro.


Índice

Aeróbio e musculação no mesmo de treino

Aeróbio e musculação no mesmo treino: Será que um pode interferir o resultado do outro?

Efeitos no condicionamento cardiorrespiratório

Efeitos no aumento de massa muscular e de força

Efeitos na performance

Concluindo


Aeróbio e musculação no mesmo de treino

É chamado de treinamento concorrente, quando dois tipos diferentes de exercícios físicos são trabalhados em uma mesma sessão de treinamento.

O exercício aeróbio (correr, pedalar, nadar, dançar e etc) e o anaeróbio (chamado de exercício resistido, ou seja, exercícios que trabalham força, como a musculação).

Pelo fato de serem distintos, será que um pode afetar o resultado do outro?

Aeróbio e musculação no mesmo treino: Será que um pode interferir o resultado do outro?

Até pouco tempo atrás, a literatura dizia que sim, apontando principalmente para menor aproveitamento dos ganhos de força e volume muscular.

No entanto, estudos mais recentes têm demonstrado que esse prejuízo só existirá em atletas altamente treinados.

Efeitos no condicionamento cardiorrespiratório

Pessoas que estão mais preocupadas em melhorar seu condicionamento cardiorrespiratório, não precisam deixar de fazer a musculação na mesma sessão de treino por receio de haver diminuição do ganho de condicionamento aeróbio.

Para deixar ainda mais claro: o fôlego vai melhorar e, a musculação não vai atrapalhar em nada!

Efeitos no aumento de massa muscular e de força

Pessoas que tem maior interesse em ganhar força ou massa muscular, podem fazer exercícios aeróbios na mesma sessão de treino, pois eles não atrapalharão em atingir os resultados almejados.

Traduzindo: para quem quer aumentar sua massa muscular, não há desvantagem em correr ou pedalar, antes ou depois da sessão de musculação!

Efeitos na performance

Mesmo para atletas que buscam performance, não ocorre menor ganho do condicionamento cardiorrespiratório, quando a atividade aeróbia é feita com a musculação.

Isto é, um corredor/ciclista/nadador que deseja diminuir seu tempo de prova não deixará de melhorar só porque treinou antes ou depois da musculação.

A única diferença que os estudos atuais apontam é que para atletas que queiram ganhar força e volume muscular, a atividade aeróbia, quando feita junto, pode comprometer um pouco esses ganhos.

Para esclarecer ainda melhor: um fisiculturista deve separar seus treinos na musculação de outras atividades aeróbias, como a corrida, por exemplo.

Leia também o post: Aeróbico antes ou depois do treino?

Concluindo

Lembrando que, mesmo para esses atletas, que por falta de tempo não possam organizar suas sessões de treinamento de maneira diferente, o nutricionista consegue, em algumas situações, “anular” um prejuízo.

Isso é possível, se o nutricionista prescrever algum alimento ou suplemento a ser ingerido durante a sessão de treino.

Independente do objetivo pretendido, a combinação de alimentação correta, no momento correto, para determinada prescrição de exercício, é essencial para um resultado de sucesso!


Por Personal Trainer Jennifer Áquila


NOTA SOBRE O AUTOR:
A personal trainer Jennifer Aquila, CREF 062048-G/SP, é bacharel em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Especializada em Fisiologia do Exercício pelo CEFE – UNIFESP e, em Biomecânica do Exercício pelo CEFIT.