Batata palha é uma preparação que acompanha diversas refeições. Pode estar presente nas saladas ou sanduíches. Porém, a versão tradicional é rica em gordura e sal.

Uma alternativa para deixar esta preparação mais saudável, é substituir a batata-inglesa pela batata-doce. A batata-doce é um alimento excelente para quem quer emagrecer. Veja a receita de batata-palha de batata-doce.  


Ingredientes

  • 1 batata-doce
  • Pimenta-do-reino, páprica e orégano à gosto

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 280°C.
  2. Rale a batata-doce, misture com os temperos e espalhe em uma forma untada.
  3. Depois, coloque para assar em forno médio e, a cada dois minutos, dê uma mexida nas batatas para que elas não grudem e assem por igual.
  4. Deixe assar por aproximadamente 15 minutos.

Sugestões   Uma outra alternativa é utilizar a fritadeira sem óleo. Neste caso, o tempo de cozimento e temperatura devem seguir as orientações do produto.  

Por que consumir batata-doce?

A batata-doce é um alimento fonte de carboidratos. A vantagem da batata-doce em comparação com a batata-inglesa é que ela possui baixo índice-glicêmico.

Mas o que isso quer dizer?

O índice glicêmico avalia a resposta glicêmica que os alimentos fontes de carboidratos fornecem ao organismo. Quanto maior o índice glicêmico do alimento, mais rápida é sua absorção e maior será o pico de glicose no sangue.

Alimentos com índice glicêmico elevado atrapalham o emagrecimento, pois quando os níveis de glicose estão elevados no sangue, facilmente o organismo pode reservar esta glicose na forma de gordura.

Agora, alimentos com índice glicêmico mais baixo, são absorvidos mais devagar, e por isso chegam aos poucos na circulação e não ocorrem estes picos altos de glicose no sangue. Isso é uma vantagem para quem quer emagrecer porque evita a formação de gordura no corpo.

A batata-doce é rica em vitaminas.

Além de ser uma excelente fonte de carboidratos, a batata doce é rica em várias vitaminas. Ela contém vitamina A, C, E e vitaminas do complexo B.

Lembre-se de controlar a quantidade! É uma ótima opção de carboidratos, mas se consumida em excesso, também pode engordar.


Por Clínica de Nutrição Tainá Carvalho

Tainá Carvalho – Nutricionista

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.