A chamada hipertensão arterial é uma síndrome multicausal e multifatorial. As atividades físicas para hipertensos devem ser monitoradas.

A hipertensão

Caracteriza-se por níveis de pressão sistólica acima de 140mmHg e pressão diastólica que ultrapassa 90mmHg. É considerada como pressão arterial ótima por muitos estudos, em média, 110/70mmHg. Essa doença aumenta o risco do desenvolvimento de doença cardiovascular, derrame, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica e de doença renal crônica. Dados do Ministério da Saúde de 2012 afirmam que 23,4% da população brasileira é hipertensa. Além disso, os dados também afirmam que, 59,2% dentre os indivíduos com mais de 65 anos de idade se declaram hipertensos. A hipertensão é uma patologia silenciosa. O hipertenso pode não sentir nenhum sintoma durante muitos anos de sua vida. Nem mesmo saber que convive com a doença!
Além da predisposição genética à hipertensão, o estilo de vida é um fator determinante para o desenvolvimento da síndrome. Sedentarismo, obesidade, fumo e stress acentuam o risco para tornar-se um indivíduo hipertenso. Portanto, algumas mudanças trazem benefícios à diminuição da pressão arterial:
  • redução do peso corporal
  • diminuição da ingestão de sal
  • bebidas alcoólicas
  • não utilização de drogas
  • a prática regular de exercício físico

Atividades físicas para hipertensos

A prática da atividade aeróbia, principalmente cíclicas, tais como correr, pedalar e nadar, é cientificamente recomendada para diminuição da pressão arterial. Seu benefício é observado de duas maneiras. Um deles é o comportamento chamado na literatura por hipotensão pós-exercício. Observa-se que uma única sessão de treinamento diminui a pressão arterial de hipertensos.  Uma única sessão é capaz de manter a pressão abaixo dos níveis encontrados em repouso, por muitas horas após o fim dessa sessão. Alguns estudos que demonstraram por até 24 horas depois.
Também se observou a redução significativa dos níveis de pressão arterial em indivíduos hipertensos que realizavam exercício físico aeróbico regular. Sabendo desses benefícios, a recomendação é de que sejam feitos exercícios aeróbios diariamente, que durem entre 30-60 minutos. No entanto a intensidade deve ser adequadamente controlada e prescrita por um profissional da saúde.

Tratamento hipertensão

O tratamento medicamentoso não deve ser excluído, reduzido ou interrompido sem a autorização de um médico. Felizmente há casos no qual o indivíduo desenvolve a hipertensão arterial apenas pelos maus hábitos de vida e não por predisposição genética. Com a melhora no estilo de vida e integração de um programa de exercícios físicos à sua rotina, existe a possibilidade de que o uso de medicamentos seja diminuído ou até mesmo excluído. Apesar de conhecer esses benefícios que a atividade física promove, o início da prática de exercícios para hipertensos só pode dar-se com autorização de um médico.