Você sabe o que acontece no corpo quando ingerimos açúcar?

Quando ingerimos algo doce são ativadas vias de sinalização no cérebro, relacionadas ao centro de prazer e recompensa. Sendo assim, o açúcar se torna viciante, e a pessoa pode desenvolver comportamentos compulsivos.

O pico da glicose no sangue após o consumo de doces faz com que a insulina seja liberada em maior quantidade. A insulina é um hormônio, que quando elevado no sangue favorece o acúmulo de gordura corporal.

Ao passo que a glicemia subiu rápido, em seguida ela despenca! O corpo entende que precisa de mais energia, começa a “pedir” mais alimentos doces, virando um ciclo vicioso.

A vontade do “ docinho” pode ocorrer por vários motivos, bem como:

  • Diminuição do hormônio serotonina, que é o hormônio do prazer e humor.
  • Níveis baixos de vitaminas e minerais como zinco, magnésio, vitamina B6 e B12 e selênio.
  • Pode ser resultante de doenças como depressão, hiperatividade, resistência à insulina, síndrome do ovário policístico.
  • Aumento dos níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e ansiedade.
  • Criação de um hábito. Será que a vontade do doce na verdade ocorre porque isso já virou um hábito? Por exemplo, quando você cria o hábito de comer doce todo dia depois do almoço, automaticamente ao terminar de almoçar o seu cérebro já está condicionado a pedir por doces, uma vez que você já tem esse hábito.
  • Origem emocional. Descubra o que mais pode lhe dar prazer além dos doces e tente substituir. Por exemplo, ouvir música, passear com o cachorro, sair com os amigos.
  • As atividades físicas reduzem significativamente a vontade do doce.
  • Qualidade de sono ruim. Quando você não consegue dormir bem os níveis de cortisol aumentam, diminuindo a sensação de bem-estar e prazer, e com isso vem aquela vontade louca de doce.

E como driblar a vontade de doce? 

Seguem 10 dicas de como lidar e diminuir o consumo de doces.

1. Não veja doce como um alimento proibido!

É muito mais válido você diminuir a frequência do consumo, do que restringir muito. Uma restrição muito severa gera compulsão na maioria das vezes. Por isso, mate a vontade pelo doce quando ela está pequena. Isso pode ser feito algumas vezes na semana, dependendo de como é o seu consumo atual. Quando a vontade de doce for grande, e vier com força total, dificilmente você vai conseguir se controlar.

2. Prefira o chocolate meio-amargo

O chocolate 70% ou 85% cacau, é rico em antioxidantes, e pode ser uma excelente alternativa para diminuir os doces. Coma de 5 a 10g de chocolate deste chocolate.

3. Coma com a mente e pense: Vai valer a pena?!

Será que aquela barra de chocolate vai resolver todos os meus problemas? Ou será que após devorar o chocolate os meus problemas ainda permaneceram ali? Antes de descontar tudo no chocolate, procure outra coisa que também te dê prazer. Coloque uma música, ligue para uma amiga, converse com alguém mais próximo.

4. Pratique atividade física!

Já falamos sobre os benefícios do exercício anteriormente, e pode ter certeza que sempre iremos reforçar a importância de praticar exercícios para a saúde do corpo e emagrecimento. Portanto, se ainda não começou, este aqui é mais um lembrete para colocar em prática algum exercício.

5. Não tenha doces ou guloseimas em casa

Quando a oferta é grande, fica muito difícil de resistir.

6. Escove os dentes após cada refeição

Essa prática pode te ajudar a não correr atrás de algum alimento doce.

7. Desconstrua o hábito por doces

Quando for matar a vontade de doces, procure fazer isso em outro horário do que vinha fazendo anteriormente. Por exemplo, se você passa sempre na loja de doces após o almoço, mude o caminho.

8. Não abuse no adoçante

Quando ocorre o consumo de o organismo registra o sabor adocicado e sinaliza que irá entrar energia sob a forma de açúcar. Porém, isso não acontece, essa energia, ou seja, açúcar, não chega às nossas células. O sabor doce do adoçante, reconhecido pelas papilas gustativas da boca irão pedir por mais energia, que virá através de uma ingestão maior de carboidratos.

9. Alguns alimentos podem conter açúcar sem você saber

Por isso fique atento aos rótulos. Evite aqueles cuja lista de ingredientes seja recheada com alimentos açucarados, como: açúcar, xarope de milho, frutose, dextrose, sacarose, melaço, mel, maltodextrina.

10. Mantenha-se hidratado!

A desidratação aumenta a vontade de ingestão de alimentos doces.


Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho