Uma das  principais dúvidas de quem quer emagrecer é como parar de comer açúcar. Com seu poder viciante reduzir o açúcar é uma das principais dificuldades de quem quer perder peso, ou gordura localizada. Visto que, ele é um dos principais causadores do acúmulo de gordura corporal.
Nesse post, você entenderá melhor porque deve reduzir o consumo de açúcar, e conhecerá substitutos saudáveis para esse alimento. Além disso, veja também quais hábitos que te ajudarão a parar de comer açúcar. Confira!

Índice

Por que reduzir o consumo de açúcar?

          Vale a pena substituir o açúcar de mesa por outro tipo de açúcar?

Como parar de comer açúcar?

          9 hábitos que irão te ajudar a parar de comer açúcar

Concluindo

Por que reduzir o consumo de açúcar?

Sabe-se que o açúcar tem um valor energético elevado. São as chamadas “calorias vazias”, pois são pobres em nutrientes como vitaminas e minerais.

Com o aumento do consumo dos alimentos industrializados, a ingestão de açúcar também aumenta. Pois a indústria acrescenta grandes quantidades de açúcar aos seus produtos  para ficarem mais palatáveis e atrativos. Alguns podem chegar até  80% de açúcar em sua composição.

O consumo de açúcar tem um papel importante no aumento do peso, e no acúmulo de gordura corporal. Isso ocorre porque no seu processo de absorção, os níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente, causando acúmulo de gordura corporal.

Além disso, o consumo excessivo de açúcar pode causar resistência a leptina, um dos hormônios responsáveis pela sensação de saciedade. Ou seja, você sentirá mais fome e terá dificuldade em controlar a ingestão de alimentos. E ainda,  corre o risco de entrar em um ciclo vicioso, devido ao poder viciante do açúcar. Quanto maior for a quantidade ingerida, mais vontade você sentirá de comer doces.

A ingestão excessiva de açúcar pode aumentar os ricos de doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e alguns tipos de câncer. Além disso, estudos mostram relação entre o envelhecimento precoce da pele e o consumo de açúcar.

Manter uma alimentação equilibrada, aumenta a disposição e ajuda a melhorar o humor. Já o consumo em excesso de alimentos açucarados e industrializados, está relacionado com quadros de depressão e falta de disposição.

Temos muitos tipos de substitutos para o açúcar refinado disponíveis no mercado. Se você é uma daquelas pessoas que não consegue excluí-lo da dieta, deve estar se perguntando se realmente vale a pena substituí-lo. Entenda melhor a seguir.

Vale a pena substituir o açúcar de mesa por outro tipo de açúcar?

De forma simples, quem quer emagrecer deve evitar todos os tipos de açúcar. Mesmo as versões mais naturais  do açúcar, o mascavo, e o demerara,  atrapalham o processo de emagrecimento. Pois são alimentos que fornecem o mínimo de nutrientes, e muitas calorias. Que na maioria dos casos são  armazenadas no corpo em forma de gordura.

Vale citar também o açúcar de coco, e o mel, que muitos indicam como opção para quem quer emagrecer. Ambos contêm grandes quantidades de frutose, que tem o mesmo efeito que o açúcar em nosso organismo. Além disso, também se relaciona com o aumento de chances de desenvolver diabetes tipo 2, e alguns tipos de câncer.

Portanto, quem quer emagrecer deve evitar o consumo de todas as versões de açúcar Vale também e atentar as embalagens dos alimentos industrializados que se dizem zero açúcar.
Ingredientes como: Xarope de milho, frutose, sacarose, lactose, maltodextrina, extrato de malte, açúcar invertido, mel, dextrose, galactose, polidextrose, néctares e xarope de gave. Tem o mesmo efeito que o açúcar e devem ser evitados.

Como parar de comer açúcar?

O paladar da maioria das pessoas está acostumado a um sabor muito doce. No início, quando deixamos de utilizar o açúcar as preparações podem parecer um pouco sem graça. Mas logo o paladar se habitua a este novo sabor menos adocicado.

De início, será um desafio se acostumar, uma dica é utilizar uma pequena quantidade de adoçante natural durante esse processo. Pois eles não tem o sabor tão doce quanto as versões artificiais, e te ajudarão a se acostumar com o sabor do alimento.
xícara de café e gotas de adoçante
As melhores opções de adoçantes são: o xylitol, eritritol e a estévia. Ambos são extraídos de planta, contém poucas calorias, baixos níveis de frutose, e são benéficos à saúde. Mas não se esqueça, vá reduzindo o consumo desses adoçantes aos poucos, até que você não precise mais utiliza-los.

9 hábitos que irão te ajudar a parar de comer açúcar

mulher cortando alimento para mudar sua composição corporal

1- Fuja de alimentos processados

Acredite, a maior parte do alimentos industrializados contêm açúcar. Até aqueles mais improváveis, como molhos prontos, biscoitos salgados, temperos para salada, entre outros. A indústria usa açúcar em grande quantidade para  tornar os alimentos mais atrativos e aumentar o prazo de validade. Por isso você devem ser evitados.

2- Prefira frutas como opção de sobremesa do almoço

As frutas são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais, e por isso são extremamente nutritivas, ao contrário dos outros doces.

3- Evite todo tipo de suco, inclusive os naturais

Sabemos que refrigerantes e sucos pronto são lotados de açúcar e devem ser evitados. Mas os sucos naturais, mesmo sem adição de açúcar podem atrapalhar o emagrecimento. Por estar na forma líquida e por conter poucas fibras, tem o mesmo efeito que o açúcar no organismo. E ainda, podem alimentar o seu vício por doces, pois tem o mesmo efeito no cérebro.

4- Inclua frutas as preparações que você costumava acrescentar açúcar

Frutas como a banana, por exemplo, substituem muito bem o açúcar quando adicionadas a preparações, como panqueca, bolinhos e bolos. Além de tornar suas receitas mais nutritivas.

5- Troque os iogurtes adoçados por iogurte natural

O iogurte natural é um excelente alimento, por ser fonte de proteína ajuda a aumentar a saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento. Uma dica é consumir o iogurte natural com uma porção de fruta picada. O sabor fica próximo ao das versões adoçadas e é muito mais nutritivo.

6- Troque doces ou chocolate ao leite por chocolate 70% cacau

O chocolate meio amargo é repleto de antioxidantes, o tem pouco açúcar, se consumido com moderação não atrapalhará o processo de emagrecimento, Uma dica é apostar nas versões a partir de 70% cacau.

7- Quebre o ciclo vicioso do açúcar

Os doces tem um poderoso poder viciante. Preste atenção em como é a sua rotina de consumo de doces. Caso você costume comer um doce sempre depois das refeições, ou no final do dia, quebre esse padrão. Mesmo que esteja substituindo os doces por um chocolate meio amargo ou uma fruta, faça isso em outro horário, aos poucos você irá se livrar do vicio.

9- Pare de usar os doces como válvula de escape

Muitas pessoas afirmam que costumam comer doces quando estão tristes, estressadas ou depois de um dia cheio para se sentirem melhores. Isso acontece por o açúcar tem o poder de liberar serotonina, esse hormônio está ligado com a sensação de bem estar.

Emoção assumida não vira comida!

Uma forma de perder esse hábito começar a fazer outras coisas que dê prazer ao invés de comer doce, pode ser um exercício que você goste, ouvir música, caminhar ao ar livre, ler, enfim. Busque outra forma de se sentir melhor, aos poucos você não sentirá mais vontade de comer doces nesses momentos.

Conclusão

  • Diminuir a ingestão de açúcar, ajuda a emagrecer, melhora o humor e a disposição e previne o desenvolvimento de doenças crônicas.
  • Quem quer emagrecer deve evitar todos os tipos de açúcar, até as versões mais saudáveis, atrapalham o emagrecimento.
  • Tente se acostumar com o sabor natural dos alimentos, de início será um pouco difícil mas com o tempo você não sentirá mais nenhuma falta de adicionar açúcar as preparações.
  • Acabe com o vício por açúcar! Isso só é possível mudando seus hábitos. Então passe a consumir alimentos doces como frutas ou chocolate amargo em horários diferentes do habitual.
  • Não use os doces como válvula de escape! Procure outras formas de aliviar a tensão do dia-a-dia, como ouvir música, caminhar ao ar livre, ler, ou praticar um exercício que você goste.
  • Mas cuidado! Não se cobre tanto, desconstruir hábitos é algo lento e trabalhoso. Podem sim ocorrer alguns deslises no meio do caminho. O importante é não desistir!

Karina Bastos – Estagiária de nutrição

Tainá Carvalho – Nutricionista

Revisado por Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890