Estar em um processo de emagrecimento não significa anular sua vida social. Você não precisa recusar convites de almoços, jantares, festas, com a seguinte resposta: “não posso, estou de dieta”.
Primeiro, entenda que não se trata de uma dieta e sim de um processo de emagrecimento e uma reeducação alimentar. As boas escolhas devem permanecer para o resto da vida, mas claro, podem surgir momentos de uma escolha ou outra menos saudável.
O segredo é planejar para não perder o controle sobre a alimentação, e ao mesmo tempo, não abrir mão das ocasiões especiais com amigos e família.
Para te ajudar a lidar com as situações atípicas, vamos destacar quais as melhores escolhas em cada ocasião e nos diferentes tipos de restaurantes.
1. No restaurante self-service
Comece sempre para as saladas (dê preferência para as folhas) e não acrescente muito molho, optando por temperos naturais, azeite, limão. Escolha uma carne assada, grelhada ou cozida, complete com legume, arroz integral e vegetais. Neste tipo de restaurante fica mais fácil de manter uma alimentação equilibrada.
2. Em restaurantes com comida à vontade
Não coma até “limpar” o prato ou repita várias vezes o prato, só porque está pagando por ele. Perceba quando estiver satisfeito e pare. Respeite os sinais de saciedade do seu organismo. Caso contrário, pode gerar um arrependimento, insegurança e além do custo calórico.
3. Restaurantes de comida japonesa
Evite frituras! Dê preferência aos pratos como shimeji, shitake, guioza, missoshiro, sushi e sashimi. Evite acrescentar muito molho shoyu (devido conter muito sódio), você pode também em alguns restaurantes solicitar algumas preparações sem o acréscimo do arroz branco. Procure evitar os rodízios! Prefira sempre os restaurantes que servem combos.
4. Na pizzaria
Prefira os sabores de escarola, brócolis, agrião, mussarela de búfala, queijo minas, ricota, rúcula e massas finas ou integrais. Contente-se com apenas 2 pedaços. Se for comer uma pizza mais gordurosa, dê uma atenção extra a quantidade de fatias.
5. Nos restaurante árabe
Dê preferência por esfiha ou quibe assado sem recheio. Evite as frituras e tome cuidado com a quantidade das pastas como coalhada ou homus, pois geralmente contém muita gordura.
6. Na cantina italiana
Escolha massas sem recheio, peça molho à base de tomate ou vegetais. Dispense os antepastos. Se possível, comece a refeição com um prato de salada e mastigue bem devagar para não exagerar nas massas.
7. Em casamentos, aniversários ou coquetéis
Escolha entre queijos como ricota, queijo branco, mussarela de búfala e frios a base de frango e peru. No caso dos salgadinhos, recuse os fritos e empadas, opte pelos assados ou pastéis de forno.
Fuja de bebidas com alto valor calórico. Se for consumir bebidas alcoólicas, limite-se a 1 taça de vinho para mulheres ou 2 taças de vinho para homens.
No lugar do refrigerante, você pode optar por água com gás com gelo e limão ou suco natural sem açúcar são as melhores opções.
8. Na praia
Caso consiga, leve sempre opções de lanches leves e água para se hidratar.
As melhores opções são água de coco, suco de frutas, picolés de frutas, castanhas, coco, frutas.
9. No cinema
Aquela vontade de “beliscar algo” leve algum lanchinho leve, como barras de frutas, coco chips, chicletes diet. A pipoca pode ser incluído vez ou outra, mas opte por não adicionar manteiga e sal, e de preferência consuma o pacote pequeno.
10. Festas de final de ano
Não saia tanto da rotina! Lembre-se dos princípios básicos:
- comer nos horários corretos
- beber bastante água
- realizar atividade física
Normalmente, nas festas de Natal ou Ano Novo as opções são mais calóricas, você pode entrar em um consenso com a sua família em fazer uma ceia mais leve escolhendo um cardápio menos calórico. Caso esse acordo não dê certo, não se preocupe, pense que o foco é você! Não deixe de comer suas comidas prediletas, apenas coma em menor quantidade!
Quando for montar o prato, comece pelas opções mais saudáveis, assim você deixa menos espaço para as opções mais gordurosas.
Vamos para algumas sugestões de substituições para estas ocasiões:
-
Rabanada por versão light
Troque o açúcar pelo adoçante, o leite condensado pelo desnatado, não frite, leve ao forno.
-
Carnes gordurosas
Opte por molhos com frutas cítricas, como molho de abacaxi, maracujá, pêssego em calda light.
-
Maionese e salpicão
Troque o que queijo amarelo por queijo branco magro, iogurte desnatado no lugar da maionese, cottage.
-
Salgadinhos por castanhas
1 colher de sopa de castanha de caju tem aproximadamente 120 kcal, além de ser rica em minerais, como magnésio, zinco e antioxidantes. Trata-se de snack saudável, opte por versão sem sal adicionado.
-
Cerveja por vinho
1 taça de vinho tem aproximadamente 100 kcal, a bebida é fonte de flavonoides, antioxidante e ajuda a prevenir doenças cardíacas. Mas sempre consumo com moderação.
-
Sorvete de massa por fruta congelada batida com cacau
4 col de sopa dessa preparação tem aproximadamente 80 kcal. Você pode bater a banana congelada com cacau em pó, além de não conter adição de açúcar e gordura (diferente dos sorvetes industrializados) é rica em potássio. Pode utilizar outras frutas.
Lembre-se que a ceia é apenas 1 dia, no máximo o almoço do dia seguinte, certo? No final da festa faça uma distribuição das comidas entre a família. Mantenha seu plano alimentar e atividade física em dia. Isso fará grande diferença.
Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho