Ao longo do processo de emagrecimento é preciso desenvolver algumas habilidades e competências para que você consiga atingir o seu objetivo e consiga mantê-lo.

Quando desenvolvemos certas habilidades, é possível emagrecer de maneira eficiente, sem ficar naquele efeito sanfona.

Para entender melhor como este processo funciona, vamos fazer uma analogia. Vamos pensar em um funcionário de uma empresa que almejou conquistar o cargo de gerência. Para conseguir chegar lá, ele batalhou e fez tudo o que precisou para se tornar um gerente. Uma vez que conquistou o que queria, passou a chegar atrasado, sair antes do horário, deixou de entregar as tarefas no prazo que deveria. Pensando neste exemplo, o que você acha que vai acontecer com este gerente tomando estas atitudes? Provavelmente ele perderia o emprego!

Com o emagrecimento acontece da mesma forma. Se você se dedicar apenas para atingir o peso que você quer, e depois deixar de aplicar tudo que aprendeu, provavelmente você vai voltar a engordar.

Para emagrecer de maneira eficiente é preciso ser protagonista desta caminhada. É um compromisso que você assume consigo mesmo.

Dentre as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas, temos:

  1. Planejamento: O quanto você está se preparando para atingir seu objetivo. Considerando a sua rotina alimentar, quais atitudes positivas e negativas você vem tomando na semana que te ajudam a gerenciar o seu tempo.
  2. Metas: Você está fazendo sua reflexão diária? Lembre-se que esta reflexão te ajuda a determinar o que você pode fazer a cada dia que te levará na direção do que você quer. Pensando nisso, você está cumprindo suas metas?
  3. Foco: O quanto você conseguindo se engajar neste processo de emagrecimento. Você está focado ou tem algo ou algum problema que está atrapalhando o seu foco? 
  4. Organização: o quanto você está se organizando no dia-a-dia para colocar em prática o seu planejamento alimentar. Você está levando os seus lanches? Está fazendo as refeições nos horários? Fez a sua lista de compras? Tem feito as compras no supermercado para não faltar nada na semana?
  5. Determinação: o quanto que você se sente realmente determinado a chegar onde você quer.
  6. Motivação: o quão motivado você está se sentindo.
  7. Autoestima: o quanto que você está se sentindo bem com o processo de emagrecimento, e o quanto tem de confiança em si mesma.
  8. Acreditar: o quanto que você acredita em si próprio que você vai chegar no seu resultado.
  9. Segurança: o quanto você está sentindo seguro com o tratamento nutricional neste processo de emagrecimento.

Por isso, gostaria de propor um exercício que vai te ajudar a desenvolver estas habilidades.

Passo 1

Na sua última consulta você recebeu esta ferramenta impressa. Se não está com esta folha, imprima a imagem abaixo. Para cada habilidade da roda do emagrecimento, você deve dar uma nota em uma escala de 0 a 10, sobre como você vem desenvolvendo esta habilidade até aqui. Em seguida, preencha a roda com a nota que você deu.

Para exemplificar, supondo que a sua nota para planejamento seja 7, você deve preencher da seguinte forma:

Faça isso para todas as habilidades de 1 a 9, até preencher toda a roda.

Passo 2

Analisando a sua roda, e as 9 habilidades preenchidas, qual delas você acha que se você desse o maior foco e importância ajudaria a alavancar todas as competências?

E qual seria a segunda competência, que você precisa priorizar para ter um resultado melhor nos próximos dias?

Dê continuidade com essa reflexão e coloque em ordem decrescente da competência mais importante a ser trabalhada para a menos importante.

Passo 3

Para todas as habilidades que a nota foi menor do que 10, responda o que você acha que você poderia fazer para melhorar cada uma destas habilidades?

Agora, pensando em uma escala de 0 a 10, o quão comprometido você está em fazer o que você disse acima para as 3 primeiras competências mais importantes?

Concluindo…

Este exercício te ajuda bastante a identificar possíveis atitudes que podem estar te atrapalhando neste processo de emagrecimento. Por isso, vale a pena tirar uns minutinhos do seu dia para se dedicar a ele.

Após o preenchimento desta ferramenta, leve preenchida na próxima consulta para que possa compartilhar esta reflexão com a sua nutricionista.

 

Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho