Limão emagrece? Muito se fala sobre este assunto nas redes sociais, ou até mesmo nas conversas de academia. Mas afinal, água com limão emagrece?

 

Limão emagrece?

água com limão emagrece?

limão emagrece?

Veja um resumo do post em vídeo, ou leia e esteja mais por dentro do assunto.

Recentemente as pessoas vem consumindo água com limão com objetivo de perder uns quilinhos a mais. Sabemos que a água é um nutriente essencial para manter nosso organismo hidratado e para um bom funcionamento intestinal. Aliada a acidez do limão pode ajudar na diminuição do ph do estômago. Isso pode auxiliar nos sintomas digestivos indesejáveis como por exemplo, enjoo ou azia.

No entanto, simplesmente incluir água com limão na sua rotina diária, não vai fazer você emagrecer ou perder mais peso. Isso é um grande mito! Essa combinação não tem efeito termogênico e também não tem efeito adicional na perda de peso. Mas, como o limão e a água possuem diversos benefícios, podem contribuir bastante com a saúde.

Tenha em mente que o emagrecimento depende do maior gasto calórico e menor ingestão calórica. Nenhum alimento tem poder “emagrecedor”.

Benefícios do limão

Há muitos anos, o limão chegou ao Brasil, sendo utilizado naquela época como forma de tratamento para gripe espanhola.

Limão e suas propriedades

Limão e suas propriedades

Dentre os seus benefícios o limão é rico em vitamina C e potássio. Por conter estas vitaminas e outros compostos bioativos tem uma alta capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Por isso, pode auxiliar no sistema imunológico, defendo o organismo da ação de toxinas danosas. Além disso, o bagaço do limão possui fibras e vitaminas do complexo B. Quando consumido com o bagaço, pode-se aproveitar os benefícios da fibras. As fibras ajudam a aumentar a saciedade.

Além de ser rico em nutrientes, a vitamina C presente no limão ajuda a melhorar a absorção de outros minerais, como o ferro, por exemplo.

Por que consumir água com limão?

Mais especificamente a água com limão, pode ser útil para melhorar a digestão. Como mencionado, faltam evidências de que ela tenha qualquer contribuição no emagrecimento de fato, ou seja que água com limão sozinha pode trazer algum benefício na perda de gordura. Mas, consumir mais água com limão pode melhorar os níveis de hidratação no organismo.

A água é responsável por manter todo o organismo funcionando bem. Ao melhorar a hidratação, o organismo se beneficia em diversos aspectos. Dentre eles, diminui a retenção de líquido.

 

Temperatura da água

água com limão

água com limão

Existem estudos relatam que a água gelada, por não estar igual a temperatura do nosso corpo, gera um aumento da termogênese. Isso quer dizer que o corpo precisa trabalhar mais para deixar a água gelada na temperatura normal para o corpo. Por isso, pode-se dizer que em pequena escala a água gelada com limão poderia ajudar a queimar mais calorias. Mas isso por conta da temperatura da água e não por estar combinado com o limão em si.

Concluindo…

Limão ou a água com limão não emagrece!  Mas quando associada a outros fatores como, alimentação adequada e atividade física, pode trazer benefícios a saúde.

 

Nutricionista Aline Ciconi

Por Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho