A resposta é sim! O seu corpo não entende quando é final de semana. Mas tenha calma, se dar o prazer de comer algo mais calórico de vez em quando, não necessariamente “coloca tudo a perder”.
Muitos pacientes nos perguntam ‘o que devo comer quando for em um bar’, ou ‘quando estiver em um casamento ou em uma festa?’
Pensar em saúde e bem-estar, não exclui manter uma vida social nos finais de semana. A alimentação está inserida neste contexto. O mais importante é estabelecer um equilíbrio para que você consiga manter os bons resultados!
Algumas orientações podem te ajudar a socializar e não avacalhar no final de semana
1. Capriche durante a semana!
Programe-se! Se você já sabe que no final de semana vai ter um churrasco de família, um casamento, uma pizza com amigos, permita-se seguir o plano alimentar corretamente. Deixe aquele “chocolatinho” para o sábado no casamento.
2. Petiscos em bares e restaurantes
Fuja dos fritos! Opte por algo assado ou com baixo teor de gordura. Se não tiver opção, não exagere nas quantidades para não perder os resultados conquistados.
3. Equilibre o número de refeições livres no final de semana
Se no sábado comeu pizza, tente não comer a macarronada do domingo. Volte imediatamente para o seu plano alimentar. Não deixe a bagunça na alimentação se estender por mais dias.
4. “Já que eu comi isso, vou comer aquilo também! É final de semana mesmo”?
Pensar assim só faz com que você acumule calorias! Reveze os dias dos alimentos fora do plano alimentar.
5. “Vou ficar muito tempo fora de casa, o que eu faço”?
Quando for ficar muito tempo fora de casa, leve sempre opções leves na bolsa, como, frutas secas, biscoitos integrais, barras de proteína, castanhas.
6. Como manter o equilíbrio
- Beba sempre muita água para que o organismo elimine toxinas.
- Opte por saladas, vegetais e frutas sempre que possível.
- Abra mão de refrigerantes, bebidas alcoólicas, industrializados e alimentos prontos sempre que possível.
- Se for uma exceção, controle a frequência destas escolhas no final de semana. Se o consumo for desenfreado, poderá atrapalhar bastante seus resultados.
Os eventos sociais sempre irão acontecer e você não deve evitá-los. Não é preciso ficar com peso na consciência ou querer compensar no dia seguinte se você tiver uma alimentação consciente. Lembre-se sempre de ter moderação!
Por Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho
NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSPfoi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.
Essa era uma das minhas principais dificuldades, pois na semana sou um relógio até coloco um cronometro na hora do almoço e janta para cumprir o minimo de 20 minutos de mastigação e que confesso é bem difícil. já no final de semana a esposa não quer comer em casa, tem as saídas não programadas, festas etc. vou levar em consideração as dicas acima e vamos ver os resultados. Parabéns pelo trabalho, me sinto acolhido ao receber estas informações cada semana, é como um tipo de automotivação virtual. srs, mas funciona.
Olá Cleber! Obrigada por compartilhar sua experiência e pelo feedback. Ficamos felizes que esteja aproveitando as informações. Nossa ideia é complementar o acompanhamento nas consultas e justamente te motivar para seguir firme e forte!
Infelizmente o fim-de-semana é meu grande problema, não tanto pela comida mas pela bebida. Espero que um dia inventem uma bebida alcoólica 0 calorias hahaha Obrigado pelas dicas!
Adorei a publicação. Em casa, sexta feira a noite já começa o fds rsrsrs
Estou tentando me policiar, mas a vontade de comer pizza, hambúrguer, coca, e chocolate ainda ficam na minha cabeça.