Com a popularização dos smartwatches e dos pedômetros utilizados por vários aplicativos de celulares, todo mundo quer saber quantos passos por dia devemos dar!

Muitas pessoas, de todas as faixas etárias e em diferentes níveis de aptidão física, se motivaram em alcançar uma meta diária pré-estabelecida de passos por dia.

Leia este post até o final para descobrir se existe um número de passos recomendado por dia.


Qual a quantidade de passos por dia que devemos dar

Recomendação de atividade física

Meta de passos por dia

Contagem de passos e saúde


Qual a quantidade de passos por dia que devemos dar?

O uso da quantidade de passos para a dosagem da atividade física é um método simples e acessível e pode ajudar a reduzir o risco de mortalidade, de doença cardiovascular e diabetes tipo 2.

No entanto, os estudos ainda não batem o martelo a respeito da quantidade adequada, pois não apenas o volume de passos é importante, mas também a intensidade/velocidade na qual eles são realizados!

Recomendação de atividade física

O American College Sports and Medicine (ACSM), uma das instituições mais respeitadas no mundo, recomenda atividade aeróbia de intensidade moderada, por pelo menos, 30 minutos, 5x na semana; ou de intensidade vigorosa, por pelo menos 20 minutos, 3x na semana.

Ela não menciona a quantidade de passos. Para tentar calcular aproximadamente, há um estudo que afirma que, ao dar 100 passos por minuto, essa intensidade praticada pode corresponder à moderada.

Certamente, a atividade física leve, para indivíduos mais sedentários, contribui para a redução do risco de doenças, embora tenha um impacto menor na prevenção do que a atividade moderada/vigorosa.

Meta de passos por dia

Muitos países utilizam como meta a prática de 10.000 passos diário. Estima-se que uma atividade moderada/vigorosa tenha de 3.000 a 6.000 passos.

Considerando que, para as atividades espontâneas da vida, realize-se de 2.500 a 5.000 passos/dia, essa soma total atingiria os 10.000, neutralizando os efeitos de uma vida sedentária.

Seguramente, cada caso é único e precisa ser contabilizado individualmente.

Contagem de passos e saúde

Um estudo com indivíduos hipertensos observou queda na pressão sistólica quando aumentaram 2.000 passos por dia em sua rotina.

Outra pesquisa, que também utilizou o incremento de 2.000 passos diários, constatou que houve redução de 5,5% na chance de desenvolver o diabetes.

Vários outros estudos também trazem resultados bastante positivos para a prevenção de doenças, mas ainda não há na literatura evidências suficientes para apontar a quantidade de passos a ser realizada por dia.

Entretanto, esse método não deve ser desestimulado, pois motiva mais pessoas a serem menos sedentárias, o que possivelmente ajuda a reduzir os riscos de mortalidade.

Lembrando que, também há recomendação da ACSM para a realização de treinamento resistido e de flexibilidade, que deve ser somada aos passos diários.

Leia também: 7 motivos para praticar atividade física


Por Personal Trainer Jennifer Áquila

NOTA SOBRE O AUTOR:
A personal trainer Jennifer Aquila, CREF 062048-G/SP, é bacharel em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Especializada em Fisiologia do Exercício pelo CEFE – UNIFESP e, em Biomecânica do Exercício pelo CEFIT.