O Renan me procurou em janeiro de 2018, com o objetivo de aumentar o volume muscular e melhorar a definição corporal.

Como na época ele apresentava somente 7,5kg de gordura no corpo, a melhor estratégia no início foi ganhar massa muscular primeiro, uma vez que não tinha muita gordura para perder. E por isso, estruturamos uma dieta hipercalórica, associada ao treino de musculação. Traçamos uma meta inicial de aumentar 5kg de massa muscular.

Desde o início sempre foi muito disciplinado e determinado! Fazia tudo certinho, dificilmente saia da linha. Até abril tinha aumentado 2,8kg de massa muscular. Neste período, acabou ganhando 1,4kg de gordura junto. É normal aumentar um pouco de gordura quando se faz uma dieta hipercalórica. Infelizmente o corpo não é como uma ciência exata, e cada organismo responde de um forma diferente.

Então em abril, estava com 63kg de massa magra e 8,8kg de gordura.  Como a meta era de aumentar 5kg de massa muscular, continuamos o acompanhamento e fomos ajustando a dieta para que o peso fosse aumentando gradativamente.

Porém, em meados de maio, Renan pegou uma gripe, sinusite e ficou 2 semanas bem mal. Como ele tem muita facilidade para perder peso, essas duas semanas foram suficientes para que  ele perdesse todo o peso que tinha ganhado desde de janeiro.

Apesar de estar um pouco desmotivado com a evolução, me procurou novamente para retomar o foco. E a partir daí os resultados de ganho de massa foram excelentes! Em 3 meses ganhou 6kg de massa magra! Realmente a disciplina fez toda a diferença! Como ele já era treinado, geralmente os resultados tendem a ser mais lentos, e com muito foco ele conseguiu evoluir muito bem.

Como neste processo, ele acabou ganhando gordura junto, isso comprometeu um pouco a definição, e isso passou a incomodar um pouco. Então neste momento, mudamos um pouco a estratégia para perder um pouco de gordura, para posteriormente retomar o foco no ganho de massa.

Parabéns pela evolução e persistência!


Por Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho