Nesse post iremos esclarecer os 10 mitos e verdades sobre emagrecimento! Pois, quando o assunto é emagrecimento e dieta, todos acabam tendo informações para compartilhar.

Sugestões milagrosas, o que funciona, o que não funciona, qual a melhor dieta. São tantas informações, que é muito fácil se perder no que realmente é mito ou verdade.

Por isso é importante saber filtrar as informações que encontramos, tanto na mídia, quanto as dicas de amigos ou parentes. Esse post vai te ajudar a identificar os principais mitos e verdades sobre emagrecimento. Confira!

Índice

Mitos e verdades sobre emagrecimento

       1. Pessoas com herança genética para obesidade não conseguem emagrecer!

       2. Beber líquidos durante as refeições engorda!

      3. Tomar chá verde emagrece!

      4. Jantar tarde engorda!

      5. Comer carboidratos a noite engorda!

      6. Beber água ajuda a emagrecer!

      7. Consumir alimentos nas versões diet ou light é melhor para emagrecer!

     8. Pão integral tem menos calorias do que o pão branco!

     9. Dormir mal engorda!

    10. Barras de cereais fazem bem para saúde e são boas para ajudar a emagrecer!

Mitos e verdades sobre emagrecimento

Mitos e verdades sobre emagrecimento, mulher em dúvida com alimentos sobre a mesa

1. Pessoas com herança genética para obesidade não conseguem emagrecer!

MITO. Mesmo que a pessoa tenha tendência a obesidade por fatores genéticos, é possível prevenir o excesso de peso cuidando da alimentação e praticando exercícios. Qualquer pessoa consegue emagrecer, melhorando alimentação e fazendo exercícios.

É verdade que algumas pessoas tem mais dificuldade do que outras. Como é o caso das pessoas que tem predisposição genética para desenvolver obesidade. Nesses casos é preciso ter mais disciplina, mas é possível atingir ótimos resultados!

animação de família obesa um ao lado do outro na ordem, pai, filho, filha e mãe

2. Beber líquidos durante as refeições engorda!

MITO. O simples ato de beber algum tipo de líquido junto das refeições não será responsável pelo ganho de peso. O que pode acontecer, é quando o consumo de líquidos for excessivo, pode atrapalhar o processo digestivo. Por isso, é recomendado que a quantidade de líquidos não ultrapasse 1 copo de 200 ml, aproximadamente.

Se o líquido consumido for refrigerante ou suco pronto, eles podem influenciar no ganho de peso sim, mas porque são carregados de açúcar. Se estas bebidas forem consumidas em outros horários, vão engordar da mesma forma, e não porque são consumidos junto de outros alimentos. E sim porque essas bebidas são calóricas.

Duas mulher à mesa comendo e bebendo

3. Tomar chá verde emagrece!

VERDADE. O chá verde é um alimento termogênico. Sendo assim, é capaz de aumentar a queima de gordura e acelerar o metabolismo. Porém, esses benefícios só são encontrados quando associados a hábitos de vida saudáveis.

chá verde sendo servido em uma xícara branca

Saiba mais sobre o chá verde: Benefícios do chá verde à saúde e emagrecimento

4. Jantar tarde engorda!

MITO. O que vai determinar que a pessoa engorde ou emagreça é a qualidade e quantidade do alimento ingerido durante todo o dia.

O jantar é uma refeição importante, pois tende a ser uma refeição com composição nutricional mais completa. O ideal é que, contenha vegetais que são fontes em vitaminas e minerais. A quantidade de proteínas e carboidratos pode variar de acordo necessidade nutricional de cada pessoa.

O principal cuidado deve ser em fazer refeições mais leves, uma vez que o metabolismo está mais lento no período da noite.

pessoa fazendo um refeição sobre a mesa, preparando a garfada para comer

5. Comer carboidratos a noite engorda!

MITO. No período da noite o metabolismo fica mais lento, por isso é preciso comer em quantidades menores, quando comparado com as refeições do período do dia. Esta redução de calorias não precisa ser exclusivamente feita pelas fontes de carboidratos.

É possível reduzir a quantidade de alimentos fontes de gordura e proteínas para conseguir manter uma restrição calórica no período da noite, sem precisar cortar carboidratos.

Panela com macarrão send servido a pessoas dispostas à mesa

Veja também: Tudo sobre carboidratos: funções e benefícios

6. Beber água ajuda a emagrecer!

VERDADE. Algumas pesquisas indicaram que o consumo de água cerca de 30 minutos antes das refeições é eficiente em promover saciedade, e diminuir o número de garfadas.  Ao beber água pode ocorrer a distensão do estômago, e isso contribuiu com sensação de saciedade, freando a comilança.

mulher bebendo um copo de água

7. Consumir alimentos nas versões diet ou light é melhor para emagrecer!

MITO. Incluir alimentos diet ou light não garante com que a pessoa vá emagrecer. As definições diet e light tem significados específicos.

Alimentos diet são aqueles em que foi com retirado 100% de algum ingrediente ou nutriente. Pode ser açúcar ou gordura. Geralmente é mais fácil encontrar alimentos diet com redução de açúcar. Apesar dos produtos diet  serem livres de açúcar, é muito comum a indústria adicionar mais gorduras nestes produtos para dar sabor. O que pode atrapalhar quem tem o objetivo de emagrecer.

Já os alimentos light, são aqueles com redução mínima de 25% de algum nutriente ou ingrediente, seja açúcar, gordura ou sódio. Esta redução não garante que os produtos light tenham uma quantidade pequena de gordura ou açúcar.

Por exemplo, o cream cheese na versão tradicional é um alimento com bastante gordura saturada em sua composição. A versão de cream cheese light tem redução mínima de 25% de gordura, mas mesmo com essa redução o produto light ainda contém uma quantidade elevada de gordura, o que também não é interessante para quem precisa emagrecer.

Alguns alimentos diet ou light podem ser bons, mas não necessariamente a pessoa irá emagrecer fazendo essas trocas.

Mulher de costas escolhendo alimentos no refrigerador do supermercado

Saiba mais sobre alimentos diet e light nest post: Alimentos diet e light, são a melhor opção?

8. Pão integral tem menos calorias do que o pão branco!

MITO. O valor calórico do  pão integral e do pão branco é muito parecido. A diferença não está nas calorias!

Os pães integrais preservam mais nutrientes do trigo, por isso têm mais vitaminas, minerais e fibras, do que os pães brancos. Por isso, são nutricionalmente mais ricos. Além disso, os pães integrais apresentam um índice glicêmico menor. Este índice avalia a resposta glicêmica de alguns alimentos no organismo.

O pão branco por exemplo, tem alto índice glicêmico, e por isso o corpo absorve muito rápido, promovendo um pico glicêmico maior. O que favorece um maior acúmulo de gordura no corporal. Já os pães integrais, tem índice glicêmico menor, não causam o acúmulo de gordura, e ainda aumentam a sensação de saciedade.

Sendo assim, são melhores opções melhores para quem quer emagrecer. Não por conter uma quantidade menor de calórias. Mas sim por serem mais nutritivos, e facilitarem o processo de perda de peso.

3 fatias de pão integral com fundo branco

9. Dormir mal engorda!

VERDADE. O corpo tem um relógio biológico, e no período de sono, ocorre a liberação de alguns hormônios. Quando a pessoa dorme pouco, ocorre alteração na liberação dos hormônios do apetite assim, pode-se sentir mais fome ao longo do dia, podendo levar ao ganho de peso.

Além disso, as pessoas que dormem mal costumam se sentir mais estressadas. Esse estresse acaba aumentando os níveis do hormônio cortisol. Quando esse hormônio está elevado, nosso corpo entra em estado de alerta. É uma espécie de resposta biológica a um possível risco. Com isso, o organismo retarda  algumas funções e desacelera o metabolismo, para poupar energia. O que atrapalha e muito o processo de emagrecimento.

Mulher dormindo com um sorriso no rosto ao amanhecer com o sol batendo em parte do rosto

10. Barras de cereais fazem bem para saúde e são boas para ajudar a emagrecer!

MITO. A maioria das barrinhas de cereais disponíveis no mercado são cheias de açúcar ou contém adição de cobertura de chocolate, que é rico em gordura. Por isso, estão longe de serem boas opções para uma dieta saudável, e inclusive podem atrapalhar o emagrecimento.

2 barras de cereais com cobertura de chocolate

Saiba mais no vídeo: 10 Alimentos que você EVITAR para emagrecer!

Concluindo…

  • Para emagrecer é preciso estar atento aos rótulos dos alimentos, e não confiar em tudo que diz “saudável”.
  • Não existem milagres! O emagrecimento é um processo lento e que exige persistência e força de vontade!
  • É necessária uma mudança real de hábitos, para isso é preciso melhorar as escolhas alimentares.
  • Somente um profissional nutricionista é capaz de elaborar uma dieta para emagrecimento personalizada e individual. Capaz de respeitar as necessidades individuais de cada pessoa.

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890