Alguns comportamentos podem atrapalhar bastante o emagrecimento. Isso porque o emagrecimento é um processo, que depende de um trabalho diário. Neste post você verá quais os 5 sabotadores do emagrecimento.

Veja quais são os principais sabotadores do emagrecimento e aprenda como lidar com estes sabotadores, para que você consiga ter um resultado consistente.


5 sabotadores do emagrecimento

1. Dieta do final de semana

2. Bebidas alcoólicas

3. Consumo excessivo de doces

4. Intestino preguiçoso

5. Privação de sono

Conclusão


5 sabotadores do emagrecimento

1. Dieta do final de semana

No final de semana a exposição às tentações aumenta. É normal uma refeição ou outra mudar. Afinal, a alimentação faz parte da socialização, e isso é perfeitamente normal!

Mas é preciso ter cuidado para não exagerar demais. Muitos descuidam muito e acabam ganhando alguns quilinhos a mais. Quando chega na segunda-feira o peso chega a estar 1 a 2kg maior que sexta-feira.

Por isso, é importante aproveitar com moderação no final de semana para isso não sabotar seu processo de emagrecimento.

Vou deixar a seguir algumas dicas para a alimentação do final de semana não atrapalhar seu emagrecimento.

Não pule refeições

Isso ajuda a driblar a fome, e você não exagera nos alimentos mais calóricos que podem aparecer no seu final de semana

Evite petiscos fritos

Em bares, evite petiscos fritos. Eles tendem a ser mais calóricos do que outras opções.

Algumas opções de petiscos mais saudáveis são carnes assadas, queijos, amendoim e bolinhos assados.

Não fique muito tempo sem comer

Quando souber que vai sair de casa e ficar muito tempo fora, procure levar opções práticas na bolsa.

Veja neste post mais dicas dieta do final de semana para quem quer emagrecer.

2. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas atrapalham muito o emagrecimento! Isso porque o valor calórico é muito alto.

Para se ter uma noção, o álcool é mais calórico do que os carboidratos. Em 1g de etanol temos 7kcal e em 1g de carboidratos temos 4kcal.

A cerveja, por exemplo, contém cerca de 130kcal por lata. Este é praticamente o mesmo valor calórico que 1 pão francês.

Já parou para pensar nisso?

O limite seguro para o consumo é de 1 lata de cerveja, 1 dose  de destilados ou 1 taça de 100ml de vinho para mulheres. Para os homens, a o limite é o dobro, ou seja, 2 latas de cerveja, 2 doses  de destilados ou 2 taças de 100ml de vinho.

Por isso, dê uma atenção extra às bebidas alcoólicas. Não adianta manter uma alimentação saudável e regrada, se você acaba sempre exagerando no álcool depois.

3. Consumo excessivo de doces

Sabe-se que o açúcar apresenta um valor calórico elevado. São as chamadas calorias vazias. Isso porque não contém nutrientes como vitaminas e minerais.

A seguir vou deixar algumas dicas para que o açúcar não ser um dos sabotadores do emagrecimento para você.

Prefira os alimentos da forma mais natural possível!

Os alimentos ultra-processados e prontos para consumo, são fabricados com intuito de serem extremamente atrativos ao nosso paladar.

Isso acontece às custas de uma adição grande açúcares, dentre outros componentes. Por isso, evite biscoitos recheados, barras de cereais, cereais matinais, bolos prontos.

Evite bebidas açucaradas

Refrigerantes e sucos prontos são repletos de açúcar. Além disso, estão na forma líquida. Nosso corpo consegue absorver esse açúcar rapidamente.

A glicemia e insulina sobem muito rápido, o que atrapalha bastante o emagrecimento.

Não compre doces para ter em casa

Ter o livre acesso aos doces o tempo todo facilita muito o consumo elevado de doces.

A maioria das pessoas não consegue evitar um pedaço de bolo, se o bolo estiver todo dia em cima da mesa.

Por isso, evite ter doce estocado em casa! Fica muito mais fácil de acostumar com um consumo reduzido, por consequência você vai desejar menos pelo doce.

Neste outro post eu também dou mais dicas de Como parar de comer açúcar.

4. Intestino preguiçoso

O quarto item dentre os sabotadores do emagrecimento está o intestino preguiçoso. A constipação é uma das principais queixas entre as pessoas que precisam perder peso, principalmente mulheres.

O intestino abriga uma grande população de micro-organismos conhecidos como microbiota intestinal. Dentre suas funções, a microbiota é uma barreira protetora contra micro-organismos estranhos, e desempenha papel fundamental para os sistema imune.

No intestino ocorre a formação de diversos hormônios, e isso também pode influenciar no controle de fome e saciedade.

Quando o intestino fica preso, mais tempo as fezes ficam retidas. Isso promove uma maior liberação de toxinas ao organismo.

O desequilíbrio entre as bactérias ‘boas’ e ‘ruins’ está associado ao desenvolvimento de obesidade e pode dificultar a perda de gordura.

Para manter o intestino funcionando bem capriche na água, cerca de 35ml de água para cada quilo de peso corporal são recomendados para manter uma ingestão de água adequada.

Além disso, consuma diariamente frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Estes alimentos são ricos em fibras e são poderosos para manter o intestino funcionando de maneira equilibrada.

5. Privação de sono

A privação de sono é o quinto item dentre os sabotadores do emagrecimento.

Manter uma boa qualidade de sono é um fator indispensável para quem precisa emagrecer.

O organismo possui um relógio biológico e durante o ciclo de sono ocorre a liberação de hormônios específicos.

Quando há privação de horas de sono, ocorrem alterações de hormônios que regulam o apetite, a fome pode aumentar e, por consequência, o ganho de peso.

Além disso, quando você dorme pouco, normalmente passa a apresentar uma ingestão calórica maior.

Por isso, não negligencie o seu descanso. Procure respeitar as suas horas de sono, que pode variar de 6 – 9 horas dependendo da pessoa. 

Conclusão

  • Dê uma atenção ao seu final de semana, não adianta se alimentar bem de segunda a sexta e exagerar no final de semana, pois você pode ganhar todo o peso que você perdeu ao longo da semana.
  • Se você quiser emagrecer, é preciso ter um cuidado especial com as bebidas alcoólicas. Elas são muito calóricas.
  • O excesso de açúcares também atrapalham muito a perda de gordura. Evite os alimentos ultra-processados, eles apresentam muito açúcar na sua composição.
  • Cuide da sua saúde intestinal, intestino preguiçoso também pode atrapalhar o emagrecimento. Capriche na ingestão de água e de fibras presente nas frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
  • Lembre-se sempre das suas horas de descanso. Privação de sono pode influenciar nos hormônios do apetite, e isso está relacionado com uma maior ingestão calórica.

Por Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.