Qualquer tipo de movimento é positivo ao organismo, porém existem benefícios do exercício vigoroso que talvez você não conheça ainda.

Leia neste post sobre os benefícios do exercício vigoroso


Benefícios do exercício vigoroso

O que é um exercício vigoroso

1. Auxilia no emagrecimento

2. Reduz a mortalidade

3. Melhoram o humor

4. Aumenta longevidade

5. Economiza tempo

Por quanto tempo é necessário se exercitar?


O que é um exercício vigoroso

Qualquer tipo de exercício físico proporciona inúmeros benefícios à saúde, mas dependendo da intensidade na qual esse exercício é realizado podemos observar vantagens diferentes.

Antes, vamos esclarecer, o que é um exercício leve, moderado e vigoroso.

Para facilitar, utilizamos uma porcentagem da frequência cardíaca máxima (FCmáx) para quantificar essas intensidades. Sendo assim, a atividade é:

  • LEVE: quando está abaixo de 50% da FCmáx
  • MODERADA: quando está entre 50-70% da FCmáx
  • VIGOROSA: quando está entre 70-85% da FCmáx

Para calcular, de maneira indireta, porém simples, uma média de sua frequência cardíaca máxima, subtraia sua idade de 220, como no exemplo abaixo.

Para uma pessoa de 30 anos:

FCmáx =  220 – 30  à portanto a frequência cardíaca máxima é de 190 batimentos por minuto (bpm)

Leia também: Treino HIIT: o que é e quais seus benefícios

Benefícios do exercício vigoroso

Com a popularização do HIIT, o treinamento intervalado de alta intensidade, atualmente se enobrece muito o exercício vigoroso, então confira abaixo seus benefícios.

1. Auxilia no emagrecimento

Gasta mais calorias que o exercício moderado, além de prolongar por mais tempo o EPOC, que é o consumo excessivo de oxigênio após o exercício.

Isso ocorre porque após cessar os exercícios, nosso organismo precisa se reorganizar para voltar ao estado “normal” de equilíbrio e, continua a utilizar mais oxigênio do que quando está em repouso.

Durante o efeito EPOC, nosso corpo está consumindo mais calorias do que quando está em repouso.

2. Reduz a mortalidade

Exercícios vigorosos reduzem a mortalidade em 30% por questões cardíacas e em 23% por outras doenças segundo pesquisa da American Heart Association.

3. Melhoram o humor

Os neutransmissores endorfina e dopamina produzidos no exercício ajudam a aumentar a sensação de bem estar e a controlar melhor as emoções.

4. Aumenta longevidade

Estudos apontaram que o exercício vigoroso contribui em maior magnitude reduzindo os riscos de mortalidade do que o moderado.

5. Economiza tempo

Para obter benefícios semelhantes ao exercício vigoroso, ao realizá-lo em intensidade moderada, é necessário, em média, o dobro de tempo.

Por quanto tempo é necessário se exercitar?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que seja realizado em torno de 300 minutos de exercício moderado por semana, ou 150 minutos de exercício vigoroso.

Lembre-se, tudo que é em excesso pode fazer mal!

Ao fazer exercícios físicos, principalmente os mais extenuantes, nosso organismo produz grandes quantidades de um hormônio chamado cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

É natural e saudável tê-lo em nosso corpo, porém quando em excesso, pode causar:

  • fadiga crônica
  • fadiga muscular e/ou diminuição do desempenho no exercícios
  • mudanças no humor
  • falta de motivação física e psicológica
  • mudanças no padrão de sono
  • ansiedade
  • queda na imunidade

Portanto, caso você não esteja sendo instruído por um profissional da Educação Física, saiba que é importante ter o repouso adequado entre as sessões de treinamento vigoroso ao longo da semana e, fazê-lo diversos dias seguidos pode não permitir a plena recuperação do organismo.

Leia também: Saiba quais são os principais benefícios da corrida


Por Personal Trainer Jennifer Áquila

NOTA SOBRE O AUTOR:
A personal trainer Jennifer Áquila, CREF 062048-G/SP, é bacharel em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Especializada em Fisiologia do Exercício pelo CEFE – UNIFESP e, em Biomecânica do Exercício pelo CEFIT.