Não é novidade para ninguém que o cigarro causa muitos males à saúde. Mas qual seria a relação entre cigarro e hipertrofia? Será que ele atrapalha a hipertrofia?

Neste post você vai saber a relação entre cigarro e hipertrofia, e como o cigarro pode influenciar no processo de ganho de massa muscular.

Qual a relação entre cigarro e hipertrofia

Cigarro reduz a síntese proteica no músculo

Cigarro aumenta degradação muscular

Cigarro reduz o transporte de oxigênio o sangue

Atividade inflamatória promove catabolismo

Fumantes chegam a fadiga mais rapidamente

Cigarro aumenta resistência à insulina

Qual a relação entre cigarro e hipertrofia?

Não é de hoje que sabemos dos males que o cigarro causa à saúde, mas você sabe, como exatamente, ele atrapalha a hipertrofia? São muitas maneiras, mas abaixo, citei as que apresentaram maior número de estudos que comprovaram causa/efeito.

Cigarro reduz a síntese proteica no músculo

Um estudo que avaliou uma amostra do tecido muscular de fumantes e não fumantes. Esta pesquisa observou que nos fumantes houve uma menor taxa de síntese de proteína.

Além disso, foi observado um aumento de uma enzima (F-Box), que está correlacionada a condições de atrofia (perda/diminuição da massa muscular).

Também houve aumento na quantidade de miostatina. Esta é uma proteína que limita o crescimento do tecido muscular.

Cigarro aumenta degradação muscular

Quando alguns componentes contidos no cigarro entram na corrente sanguínea, podem causar estresse oxidativo.

Por consequência, através de uma cascata de reações, aumentam a degradação muscular.

Cigarro reduz o transporte de oxigênio o sangue

O monóxido de carbono, que é aquela fumaça horrorosa que sai dos carros também está contida no cigarro! Essa substância se liga à hemoglobina ,uma proteína presente no sangue, e diminui a capacidade do sangue de transportar oxigênio.

No entanto, o oxigênio é um alimento para todas as células do nosso organismo. Se essas células não estão sendo nutridas adequadamente, haverá danos. No caso da célula muscular, haverá menor hipertrofia.

Alimentação é fundamental no processo de hipertrofia, veja também neste post o que comer após o treino de hipertrofia.

Atividade inflamatória promove catabolismo

O cigarro causa alterações na produção de citocinas. As citocinas são moléculas que atuam na resposta inflamatória e imunitária e, possuem uma vasta variedade.

O cigarro é capaz de aumentar a produção de algumas citocinas pró inflamatórias e diminuir a produção das anti-inflamatórias.

O aumento da atividade inflamatória pode promover catabolismo no músculo (morte das células). Isso ocorre através da redução dos níveis de hormônios anabólicos (os que fazem as células crescerem, como o hormônio do crescimento (GH) e o IGF-1).

Para saber como ganhar massa muscular, veja este outro post sobre o assunto.

Fumantes chegam a fadiga mais rapidamente

Um estudo que comparou 40 fumantes com não fumantes, de mesma idade e, mesmo nível de treinamento, observou que os fumantes fadigam mais rapidamente.

Os estudiosos acreditam que essa fadiga se deve ao monóxido de carbono ou à outro composto do cigarro que atrapalhe o transporte de oxigênio. Isso acarreta em queda no desempenho do treino.

Cigarro aumenta resistência à insulina

O cigarro aumenta a resistência a insulina e, a nicotina diminui a liberação da insulina pelo pâncreas.

Ou seja, com menor quantidade e menor eficiência da atuação da insulina, as células são menos nutridas e, como consequência ocorre o catabolismo das células musculares.

Conclusão

Se esses dados não foram o suficientes para mudar sua opinião com relação ao cigarro, só me resta dar uma dica: não fume antes e nem logo após a sessão de treino!

Pois como ocorre aumento da frequência respiratória, também haverá maior absorção de todos os componentes presentes no cigarro.

Tente reduzir essas perdas alimentando-se bem, treinando adequadamente e dormindo o suficiente!

Por Personal Trainer Jennifer Áquila