Quando pensamos em como fazer uma dieta saudável, a falta de planejamento alimentar é um dos principais sabotadores.

A organização da alimentação precisa ser o primeiro passo para começar a melhorar os hábitos alimentares.

A falta de tempo é sempre uma das principais desculpas. Na verdade, o tempo não falta, o que falta é você saber gerenciar o seu tempo.

Hoje em dia existem muitas possibilidades para quem tem uma rotina de vida muito corrida.

Neste artigo, você vai aprender os primeiros passos de como fazer uma dieta saudável.


Índice

Veja 6 dicas de como fazer uma dieta saudável

Lista de compras

Leve as refeições de casa

Não faça compras com fome

Programe-se no final de semana

Sirva-se em utensílios menores

Retire as travessas da mesa

Concluindo


Veja 6 dicas de como fazer uma dieta saudável

1. Lista de compras

Desde já, antes de ir ao supermercado faça sempre uma listinha de compras com base nos alimentos de sua rotina alimentar.

Assim, a chance de esquecer alguma coisa é menor. Assim, torna sua compra mais objetiva e evita de você comprar o que não deve ou precisa.

Portanto, na hora de montar a lista de compras leve em consideração todas as refeições que vai preparar em casa, os lanches que vai levar para o trabalho ou para as aulas.

Dessa forma, tendo uma compra planejada antecipadamente, você garante que terá tudo o que precisa para seguir sua dieta durante a semana.

E assim, não precisará recorrer ao delivery ou outras formas de comidas práticas que, tirando algumas exceções, não são boas opções no geral.

2. Leve as refeições de casa

Uma dúvida frequente é como fazer uma dieta saudável quando estamos fora de casa.

Para isso, levar suas refeições prontas de casa quando você sabe que vai ficar muito tempo fora é uma ótima opção para continuar seguindo sua dieta sem preocupação.

Isso evita de você comprar alimentos ricos em gordura e açúcar que estão disponíveis nas lanchonetes, padarias e mercearias na hora que bate a fome. E estes acabam sendo os mais atrativos nessas horas.

Por isso, ter suas refeições com você facilita muito o processo.

Uma opção interessante e prática que você tem é de preparar algumas refeições no começo da semana e congelar algumas para ter a disposição durante a semana.

Hoje em dia, há também diversas empresas que fornecem essas refeições prontas com os alimentos, quantidades e temperos que você precisar, tornando ainda mais prático para você seguir uma boa alimentação.

3. Não faça compras com fome

Evite fazer compras quando estiver com fome, parece brincadeira, mas faz muita diferença. Além de você comprar menos itens, vai conseguir fazer escolhas melhores.

Ir as compras com fome faz tudo parecer mais atrativo do que realmente é, e então acabamos comprando muito mais do precisamos e buscamos alimentos mais calóricos nesses momentos.

Além de não ir fazer compras com fome, ter uma lista de compras como sugerido anteriormente pode ajudar a não comprar muitas coisas extras.

4. Programe-se no final de semana

A princípio, se você não tem tempo durante a semana, procure deixar algumas preparações adiantadas no final de semana.

Muitas vezes chegará em casa muito cansado do trabalho, a preguiça pode bater mais forte. Por isso, você pode já deixar a verdura lavada e fatiada, deixar a carne temperada e congelada em porções para ir usando ao longo da semana.

Além disso, você pode fazer algumas preparações cozidas e congelar em porções separadas.

Este planejamento mínimo, evita que você deixe de comer alimentos importantes como as verduras e legumes, e evita que você recorra as comidas delivery, como por exemplo, pizzas ou lanches.

Se, por exemplo, no final de semana você gosta de comer algo diferente, reserve uma refeição para isso. Então, evite deixar de lado a dieta o dia inteiro, ou pior, o final de semana inteiro. Isto pode prejudicar os resultados que você veio construindo durante a semana inteira.

Assim também, tendo um final de semana sem exageros você evita aquele desespero de voltar a dieta a na segunda feira. Além disso, também evita a tentação de tomar medidas desnecessárias, seja na alimentação ou no seu treino, para compensar os exageros.

Leia também: Dieta do final de semana, como fica?

5. Sirva-se em utensílios menores

Quando você fizer as refeições em casa, procure comprar pratos menores ou colheres de servir menores.

Assim, a utilização de garfos e colheres menores lhe obrigada a comer de pouco em pouco, e isso pode te ajudar a desacelerar o ritmo da refeição.

Muitas vezes quando o prato das refeições é grande, automaticamente vem a necessidade de preencher todo aquele prato.

Além disso, também acabamos perdendo a noção da quantidade que colocamos devido ao tamanho do prato.

Esse comportamento naturalmente favorece com que você coma em maior quantidade.

Portanto, uma dica que pode resolver este problema seria a utilização de uma balança de cozinha.

Desta forma você sempre consegue pegar a quantidade necessária para você quando está em casa.

A utilização da balança é um hábito simples que pode te ajudar bastante a ter um controle melhor sobre sua alimentação melhorando seus resultados.

6. Retire as travessas da mesa

Quando fizer as refeições em casa, procure retirar as travessas da mesa. Quando os alimentos ficam dispostos à mesa, a chance de você repetir é maior.

Procure deixar as panelas no fogão, assim você consome apenas a quantidade necessária evitando adições de alimentos extras após terminar de comer.

Estas são algumas dicas que podem te ajudar entender melhor como fazer uma dieta saudável e a manter boas escolhas alimentares no dia-a-dia.

Assim, procure aplicar estas dicas e você notará que o processo se tornará cada vez mais fácil, e seguir seu planejamento alimentar se virará um hábito.

Leia também: 10 hábitos que ajudam a emagrecer!

Concluindo

  • Planejar sua alimentação é uma ótima forma de se manter em uma alimentação saudável
  • A rotina atarefada hoje em dia pode ser um empecilho para muitas pessoas seguirem uma dieta. Mas, gerenciando melhor seu tempo e organizando sua rotina alimentar, é perfeitamente possível ter uma boa alimentação.
  • Fazer uma lista de compras é uma ótima forma de sempre ter os alimentos que você precisa durante a semana. Também evita que compremos coisas desnecessárias
  • Se for ficar muito tempo fora de casa para ir trabalhar ou ir estudar por exemplo, levar suas refeições com você é uma ótima maneira de manter uma boa alimentação.
  • Quando for as compras não vá com fome. Portanto vá depois de ter feito uma refeição, assim você evita exageros.
  • Procure se organizar no final de semana para não abandoar sua boa alimentação. E se quiser comer algo que esteja com vontade, escolha uma refeição do dia. Evite largar a dieta por um dia inteiro.
  • Prefira utilizar pratos e utensílios menores nas suas refeições, isto ajuda a consumir menos alimentos.
  • Quando for comer sirva-se na cozinha e evite levar travessas e panelas para a mesa. Desta forma evitamos querer colocar mais comida.

Caio Fernandes – Estagiário de nutrição

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.