Você já deve ter ouvido que praticar crossfit emagrece. Mas por quanto tempo ele pode te ajudar a emagrecer?

Quando começamos uma nova atividade é normal perdermos peso, mas com o tempo os resultados começam a perder velocidade, não é mesmo?

Se você quiser saber como continuar tendo resultados com o crossfit leia este texto até o fim e veja o que você pode fazer para continuar perdendo peso e atingir o seu objetivo.

 

Índice

Como o Crossfit emagrece?

Você vai conseguir emagrecer o quanto quer só fazendo crossfit?

O que fazer para continuar perdendo peso?

Dieta

      Como manter sua massa muscular

Concluindo

 

Como o Crossfit emagrece?

Se você não possui o hábito de se exercitar, qualquer atividade física que você comece a praticar com regularidade vai te ajudar a perder peso. Só que no caso do Crossfit, por ser uma atividade que gera um gasto calórico bem elevado na maioria dos treinos, esta perda de peso pode ser mais aparente no início.

Por isso se fala muito que Crossfit emagrece. É um estilo de treinamento com movimentos funcionais, alta intensidade e uma ampla variedade de estímulos que melhoram por exemplo: sua coordenação, equilíbrio, potência, força e condicionamento físico.

Para você entender, vou te explicar quando e como ocorre a perda de peso. Basicamente você perde peso quando você gasta mais calorias do que consome durante o dia. E é por isso que o Crossfit emagrece. Ele ajuda a aumentar bastante seu gasto calórico.

Além disso, diferente de um aeróbico comum como correr ou pedalar de forma moderada, o Crossfit por ser um treino bastante intenso faz com que o corpo continue gastando mais calorias mesmo após o fim do treino. Ou seja, além do gasto calórico durante o treino, mais algumas calorias são gastas nas horas após o fim do treino.

 

Você vai conseguir emagrecer o quanto quer só fazendo Crossfit?

Existem dois detalhes bastante importantes. O primeiro é: até quando esse treino vai continuar gerando um gasto de calorias suficiente para fazer você perder peso. O segundo é: você está perdendo  gordura, massa muscular ou perdendo líquidos?

A resposta para as duas perguntas é uma só. Tudo vai depender da sua alimentação. É ela que vai fazer você continuar a perder peso e com que você perca principalmente gordura e não massa muscular.

Nos próximos tópicos você verá como a dieta junto ao treino de Crossfit pode influenciar em todos esses fatores e fazer com você tenha ótimos resultados na perda de peso.

Você está na dúvida se quer fazer uma dieta para perda de peso ou para ganho de massa muscular? Acesse esse post e tire suas dúvidas.

 

O que fazer para continuar perdendo peso?

Como dito anteriormente, para perder peso é preciso consumir menos calorias do que se gasta. Ou seja gerar um déficit calórico na dieta.

arroz, ovos, espinafre

Para conseguir isto as duas principais formas são: dieta e atividade física. E se você faz ou vai começar a fazer Crossfit, a atividade física já terá grande impacto no gasto de calorias. 

O ideal é que a redução de calorias seja feita aos poucos, de forma gradual. Se por exemplo você realiza uma dieta com 2500kcal e decide que quer ou precisa perder um pouco de peso, diminuir para 1500kcal seria uma redução muito radical.

Neste exemplo a cima você perderia peso, sim. Porém, devido ao grande corte de calorias e a alta intensidade dos treinos de Crossfit perderia muita massa muscular. E depois de certo tempo seus resultados iriam estagnar.

Por isso a redução de calorias deve ser progressiva. E além disso como você verá no próximo tópico, a distribuição dos macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras também influenciará em diversos pontos nos seus resultados.

Então o ideal a longo prazo é ir ou aumentando seu gasto calórico através de treinos ou diminuindo sua ingestão de calorias da dieta. Sempre de forma gradual com o objetivo de sempre se manter em déficit calórico.

 

Dieta

Agora vamos falar especificamente sobre sua dieta. Um dos principais pontos já foi mencionado: não cortar muitas calorias de uma hora para outra.

Então agora vamos falar da qualidade da dieta. Simplesmente contar calorias não é uma boa opção para ter bons resultados. É preciso levar em consideração os alimentos que irão fornecer essas calorias e quais nutrientes eles nos trazem.

Isto fará com que você consiga realizar seu treino de Crossfit com energia e ao mesmo tempo consiga emagrecer.

Da mesma forma que não é recomendado cortar muito as calorias, também não é interessante cortar muito sua ingestão de carboidratos logo de início. E é o que normalmente as pessoas fazem quando querem perder peso.

Diminuir muito a ingestão de carboidratos fará sim você perder peso rápido, mas será principalmente por você esvaziar suas reservas de carboidrato (glicogênio) do seu corpo. E junto a este glicogênio você perde certo peso em água que estava armazenado junto a ele. Então a perda de peso pouco vem da gordura em um primeiro momento.

Além disso seu rendimento nos treinos de Crossfit provavelmente cairão e como consequência, seu gasto calórico vai diminuir também. E em pouco tempo você verá que os resultados perderão velocidade.

 

Como manter sua massa muscular

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a ingestão de proteínas tem que ser maior quando queremos perder peso do que quando queremos construir mais massa muscular.

peito de frango grelhado

Isto acontece porque em uma dieta para perda de gordura, uma dieta hipocalórica, as proteínas irão atuar de forma a preservar nossa massa muscular. E como estaremos consumindo menos calorias do que gastamos, nosso corpo pode acabar utilizando proteínas como fonte para outras funções. Principalmente pelo alto gasto energético que um treino de Crossfit causa.

Então, quanto mais intenso é seu treino mais cuidado você tem que ter nesta fase para não perder sua massa muscular com uma má alimentação.

Por isso, é importante ter uma boa ingestão de proteínas nesta fase, distribuindo-as ao longo de todo o dia. E também buscando consumir todos os aminoácidos essenciais.

Se você consome produtos de origem animal você já encontra todos estes aminoácidos em quantidades adequadas. Se não consome (vegano por exemplo), e utiliza somente proteínas de origem vegetal, procure sempre combinar duas fontes proteicas para conseguir todos os aminoácidos essenciais.

Além disso, para manter sua massa muscular outras três coisas são importantes: a redução progressiva das calorias como mencionado antes, descanso suficiente entre os treinos e treinar com intensidade para continuar estimulando sua musculatura.

Se você tem dúvidas sobre como deve ser sua alimentação próximo ao treino, acesse este post e saiba tudo sobre as refeições pré, durante e pós treino.

 

Concluindo

  • A perda de peso ocorre quando você gasta mais calorias do que consome, gerando um déficit calórico
  • Crossfit emagrece por ajudar a promover um maior gasto de calorias. E assim, ajudando a alcançar o déficit calórico.
  • A dieta é uma das principais responsáveis para fazer você continuar perdendo gordura e a manter sua massa muscular.
  • Para ter uma perda de peso constante e com qualidade é importante não cortar muito as calorias nem os carboidratos de uma única vez.
  • O ideal na perda de peso é ir aumentando o gasto calórico pelo treinamento ou diminuindo a ingestão de calorias.
  • Para manter sua massa muscular alguns pontos são bastante importantes, como por exemplo: ingestão adequada de proteínas ao longo do dia, treino intenso, descanso suficiente e reduzir as calorias de forma gradual.

 


Caio Fernandes – Estagiário de nutrição

Revisado por Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890