Retomar a rotina e os treinos após as férias, principalmente depois do período de festas, pode parecer impossível. E quanto maior for a pausa, maior a sensação de destreinamento.

Mudanças na alimentação, no sono, a exclusão das atividades realizadas no dia-a-dia e a ingestão de bebidas alcóolicas criam uma grande confusão no nosso organismo, pois quebram um ciclo de hábitos.

Aproximadamente em 14 dias, nosso corpo iniciou o processo de diminuição das capacidades físicas e, já há diminuição de força, flexibilidade e condicionamento cardiorrespiratório.


Índice

Rotina

Não tenha Pressa

Volte ao ritmo gradualmente

Voltando ao treino aeróbio

Dicas finais para retomar os treinos


Veja abaixo algumas dicas para retomar os exercícios físicos de maneira mais saudável:

Rotina

mulher cortando fruta na cozinha

Toda a rotina é importante, portanto retomar a alimentação, os horários de sono e as demais atividades diárias também poderão influenciar positivamente a volta à atividade física;

Não tenha pressa

Volte aos exercícios com calma e sem pretensões de manter o mesmo ritmo que tinha antes das férias. Entenda que seu corpo já não é mais o mesmo!

Volte ao ritmo gradualmente

Se você pratica musculação, é inteligente reduzir as cargas dos exercícios.

Se o treino pré férias estava muito intenso, talvez seja mais adequado conversar com o instrutor para que outro treino seja prescrito.

Apesar de, nem sempre ser visivelmente aparente a diminuição da massa muscular, há redução da força, portanto é necessário muito bom senso na hora de escolher qual carga utilizar para os exercícios.

retomar os treinos musculação

Não há uma regra, pois vai depender do nível de treinamento de cada indivíduo e do tempo que ele ficou parado.

E se o seu objetivo é hipertrofia, confira nosso guia do ganho de massa muscular e volte com tudo aos treinos!

Voltando ao treino aeróbico

Para atividades aeróbias também é necessário cautela.

O sistema cardiorrespiratório pode até sofrer menores perdas do que o muscular, mas para evitar lesões é aconselhado ao retomar os treinos diminuir o tempo da sessão de treino e a velocidade que se costumava treinar.

Dicas finais

Não se esqueça de aquecer! Isso vale para todo tipo de treino!

E tenha paciência: seu corpo estará mais devagar e fraco, mas desde que, você seja disciplinado e mantenha a frequência dos treinos, verá que a condição física anterior as férias voltará em até um mês!


Por Personal Trainer Jennifer Áquila