Atualmente o número de vegetarianos e/ou veganos vem crescendo e se popularizando. Com isso, uma grande quantidade de informações sobre receitas e alimentos está invadindo as mídias sociais. Mas é preciso um cuidado com dieta vegetariana e exercício físico?

Será que existe uma prescrição de exercícios específica para indivíduos que não se alimentam de derivados de animais? Será que é tão fácil assim ingerir proteína de origem vegetal?

Nessa matéria vou te explicar a relação da dieta vegetariana e exercício físico. Você saberá o por quê você precisa seguir as recomendações de um profissional de Educação Física e de um(a) nutricionista.

Índice

Dieta Vegetariana e Exercício Físico

Tripé para melhora da performance

Existe treino específico para vegetarianos e/ou veganos?

Cuidados Dieta Vegetariana e Exercício Físico

Conclusão

Dieta Vegetariana e Exercício Físico

Tripé para melhora da performance

O organismo depende de alguns fatores para melhorar a performance do ser humano. São eles: treino específico para o objetivo buscado, alimentação adequada, descanso necessário e genética.

O fator genético não pode ser manipulado, não é possível de ser modificado. Porém, os outros 3 formam um tripé que serve de base para o sucesso na obtenção das metas.

Pouco resultado terá o indivíduo que alimenta-se bem, mas não treina o suficiente.

Da mesma maneira, descanso escasso não supre a necessidade de recuperação muscular, mesmo quando a dosagem de treino está adequada e balanceada com a dieta.

Saiba mais sobre dieta vegetariana no post 9 cuidados inevitáveis na alimentação vegetariana e vegana

Seguindo este mesmo raciocínio, se a alimentação não fornece energia e substratos suficientes para a pessoa, nem o melhor treino do mundo aliado ao repouso apropriado serão suficientes para atingir 100% da capacidade para que ela possa atingir seus objetivos.

Para saber mais sobre os benefícios do exercício físico, leia o artigo Quais os benefícios do treinamento funcional?

Existe treino específico para vegetarianos e/ou veganos?

Não existe uma recomendação de exercícios específica para o vegetariano/vegano, pois os estímulos que precisam ser proporcionados ao organismo, são os mesmos!

Consequentemente a demanda dos substratos energéticos (carboidratos, proteínas e gorduras) do vegetariano/vegano será a mesma, o que pode tornar difícil de se obter sem o consumo de derivados animais.

Difícil, porém não impossível! Um(a) bom(a) nutricionista tem competência para prescrever um cardápio capaz de conter todos os nutrientes, vitaminas e calorias essenciais para o praticante de atividade física, independente do seu objetivo!

Cuidados Dieta Vegetariana e Exercício Físico

Dependendo do objetivo da pessoa, pode ser necessário o uso de suplementos alimentares, pois alguns componentes somente são encontrados na proteína animal.

Cálcio, ferro e vitamina B12 são micronutrientes frequentemente discutidos pela comunidade vegetariana/vegana, pois são fartos em alimentos de origem animal, e precisam ser convenientemente prescritos para suprir sua necessidade básica.

Um erro grave do vegetariano/vegano é, acidentalmente, abusar do consumo de carboidratos.

Isso acontece porque muitos dos alimentos que contém uma quantidade razoável de proteínas, também contém quantias consideráveis de carboidrato, fazendo com que seu consumo seja exagerado.

O desequilíbrio resultante do excesso do consumo de carboidrato gera um balanço calórico positivo, que decorre no aumento no estoque de gordura, ou seja, aumento do porcentual de gordura corporal.

Portanto, independentemente se o objetivo é melhora de performance aeróbia, diminuição do porcentual de gordura, hipertrofia muscular, ou outros, o acompanhamento com um(a) nutricionista é imprescindível!

Para que seja proporcionado ao organismo a quantidade exata de carboidratos, proteínas e até mesmo de gorduras, para que se obtenha o melhor aproveitamento do treinamento e do repouso.

Se está pensando em se tornar vegetariano, leia também o post 5 coisas que você deve saber antes de virar vegetariano

Conclusão

  • O organismo depende de alguns fatores para melhorar a performance do ser humano, que são: treino específico para o objetivo buscado, alimentação adequada, descanso necessário e genética.
  • Não existe uma recomendação de exercícios específica para o vegetariano/vegano, pois os estímulos que precisam ser proporcionados ao organismo, são os mesmos!
  • Independentemente se o objetivo é melhora de performance aeróbia, diminuição do porcentual de gordura, hipertrofia muscular, ou outros, o acompanhamento com um(a) nutricionista é imprescindível!
  • Para que seja proporcionado ao organismo a quantidade exata de carboidratos, proteínas e até mesmo de gorduras, para que se obtenha o melhor aproveitamento do treinamento e do repouso.

Por Personal Trainer Jennifer Áquila