Ganhar músculos representa ganhar peso. Perder gordura representa perder peso. É possível ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo?

Parece controverso e impossível de acontecer simultaneamente. Para esse processo, existem termos bastante utilizados, em inglês: bulking e cutting.

Leia mais: Dieta Bulking. O que é? Para que serve?

Bulking e Cutting

O bulking é a fase de ganho de peso, na qual a ingestão calórica deve ser maior do que seu dispêndio, ou seja, é necessário comer mais calorias do que se gasta por dia.

Cutting, como o nome já lembra a palavra cortar, refere-se a reduzir calorias.

Se é preciso comer mais do que se gasta para ganhar músculos, como que reduzindo calorias para perder gordura, isso será possível? Isso é, aparentemente, um metabolismo antagônico, correto?

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que perda de gordura e hipertrofia muscular, paralelamente, era impossível! No entanto, hoje a literatura científica aponta que é possível ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo, sim!

E a melhor notícia disso tudo é que essa recomposição corporal, como é cientificamente denominada, já foi observada em diversos grupos, como adolescentes, idosos, sedentários que começaram a se exercitar e em pessoas altamente treinadas. Sem distinção para sexo, idade ou nível de treinamento.

Portanto, todos podem se beneficiar dessa mudança na composição corporal.

Leia mais: Por que tanto se fala sobre Dieta Cutting?

Como ganhar músculos e perder gordura em paralelo é viável?

Há dois pontos que precisam ser minuciosamente ajustados:

  1. adequação nutricional: ainda deverá ocorrer déficit calórico, mas será necessário o aumento do consumo de proteínas, que deve ser balanceado e calculado pelo nutricionista;
  2. treino regular

Mas qual tipo de treino?

As pesquisas apontam resultados positivos com: apenas o treinamento resistido (como a musculação, por exemplo), HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade), treinamento em circuito de alta intensidade, e até a combinação de treinamento resistido com aeróbio de intensidade moderada contínuo (como correr e pedalar, por exemplo).

Tendo em vista que, é um trabalho multidisciplinar, além de buscar ajuda profissional, será necessário muita disciplina para atingir a hipertrofia e a diminuição da gordura corporal!


Por Personal Trainer Jennifer Áquila

NOTA SOBRE O AUTOR:
A personal trainer Jennifer Áquila, CREF 062048-G/SP, é bacharel em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Especializada em Fisiologia do Exercício pelo CEFE – UNIFESP e em Biomecânica do Exercício pelo CEFIT.