A fome a noite acontece em muitas pessoas que querem emagrecer, muitos até  acabam até acordando de madrugada. Se isso acontece com você saiba que existem vários motivos que podem te levar a fazer isso.

O comportamento alimentar é muito complexo e pode envolver até suas emoções. Nesse post iremos te explicar quais os motivos de ter fome a noite e como você pode tentar resolver esse problema.


Índice

Motivos da fome a noite

Dietas muito restritivas

Jejum prolongado

Desequilíbrio hormonal

Fome emocional 

Alimentos, recompensas e ansiedade

Como resolver o problema?

1. Identifique a causa do problema

2. Tenha uma rotina e se organize

3. Evite ter alimentos muito calóricos em casa

4. Faça boas escolhas durante as refeições 

5. Não pule o café da manha


Motivos da fome a noite

Um consumo excessivo de calorias no período da noite provavelmente fará você acordar sem fome. Assim, você vai acabar pulando refeições e comendo menos do que deveria ao longo do dia.

Quando você pula refeições, provavelmente seu apetite ficará desregulado, ou seja, hora você vai estar cheio, hora com fome.

Dietas muito restritivas

Um dos motivos para ter muita fome a noite é quando você faz dietas muito restritivas ao longo do dia. Com a restrição severa de alimentos, a fome vai aumentando, e pode vir com força total no período da noite.

Este comportamento atrapalha o emagrecimento. Isso porque você provavelmente vai acabar comendo em excesso alimentos altamente calóricos.

Jejum prolongado

Quando a pessoa fica muito tempo em jejum por falta de organização alimentar ou por acreditar que é uma boa estratégia para emagrecer, a fome a noite também pode ocorrer.

Uma alimentação desbalanceada pode ter falta de alimentos que estimulam a saciedade e por isso a fome a noite chega mais forte.

Veja que algumas pessoas se adaptam a estratégia do jejum intermitente. E se você faz jejum intermitente, e se sente bem assim, mantendo um bom controle do apetite, sem episódios de exagero, não há problema nenhum em manter essa estratégia.

Leia também: Jejum intermitente, descubra como funciona.

Desequilíbrio hormonal

A fome a noite também pode estar relacionada com um desequilíbrio na produção hormonal.

Isso porque no período da noite nosso organismo deve produzir mais do hormônio melatonina e serotonina, e diminuir a produção de cortisol. Isso se chama ciclo circadiano.

Porém, algumas pessoas possuem esse ciclo desregulado, o que pode gerar fome a noite.

Além disso, geralmente essas pessoas possuem fome de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcar.

Uma possível explicação para isso seria de que esses alimentos aumentam a produção da serotonina, hormônio do prazer, fazendo com que a pessoa se sinta melhor após comer esses alimentos.

Fome emocional

Outra razão que justifica comer de madrugada ou a noite, é porque a alimentação está muito ligada às emoções.

A noite é o período que a maioria das pessoas chegam em casa e relaxam após um dia de trabalho.

Quando comer torna-se a única forma de prazer e recompensa, não é de se espantar que muitas pessoas procurem por comida no período noturno.

Talvez este seja o principal motivo da fome a noite.

Alimentos, recompensas e ansiedade

Muitas pessoas buscam a comida como recompensa a noite. Para lidar com esse comportamento é preciso descobrir o que faz você precisar de uma recompensa.

Por exemplo, muitas pessoas chegam em casa exaustas, com um cansaço mental, com a sensação de que suas energias foram sugadas. É preciso identificar o que tira o seu foco e o que está tirando a sua vitalidade.

A ansiedade é um outro fator que influencia na busca pela comida. Está relacionada aos medos e recompensas. Se tem alguma situação do dia que te tira da zona de conforto, muitas vezes você busca um alimento para te acalmar ou aliviar a tensão de alguma forma.

A fome a noite é um fator que sabota seu emagrecimento e os bons hábitos alimentares. Para lidar com este problema é preciso identificar o que te deixa estressado, quais são seus medos, para desta forma você pensar em outras alternativas para lidar com estes problemas.

Se preciso pegue um papel e caneta. Em seguida faça uma lista de todos estes fatores que te atrapalham escreva ao lado uma possível solução.

Por exemplo, se você se estressa porque precisa fazer horas extras no trabalho. Para conseguir concluir suas tarefas do dia, talvez algumas distrações do dia possam te atrapalhar, como por exemplo as mensagens do celular. 

Por isso, para concluir suas tarefas mais rápido, deixe seu celular na bolsa ou no bolso. Assim você consegue ter mais atenção ao que está fazendo. Este exercício com certeza poderá te ajudar.

Como resolver o problema a fome a noite?

1. Identifique a causa do problema

Quando você identificar a causa do problema, ficará muito fácil de resolve-lo! Se você não está com fome mas está procurando algo para comer, tente descobrir o que está te levando a fazer isso.

Se o problema for dietas restritivas e jejum prolongados, organize-se para comer melhor ao longo do dia.

Já se o problema for hormonal, tente regular seu sono ou até mesmo procurar um médico para que ele te auxilie melhor.

Caso seja emocional, tente resolver consigo mesmo o problema em vez de descontar na comida. Talvez um psicólogo também possa te ajudar se for muito sério.

2.  Tenha uma rotina e se organize

Se você tiver muita fome a noite pois não está comendo o suficiente durante o dia, ter uma rotina pode te ajudar.

Quando você estabelece uma rotina, consegue se organizar para evitar que fique muitas horas sem comer.

Tenha horários regulares para comer, ou seja, tente comer sempre nos mesmos horários para seu corpo acostumar.

Além disso, fracione a alimentação durante o dia e faça lanches intermediários saudáveis. Assim, evita ficar muitas horas sem comer.

Leia também: 4 Dicas para organizar sua rotina alimentar para o emagrecimento

3. Evite ter alimentos muito calóricos em casa

Se você é daqueles que quando sente fome a noite procura junk food para comer, procure não ter esse tipo de alimento em casa! Não tendo em casa, você não irá comer.

Em vez disso, compre alimentos saudáveis que você goste.

4. Faça boas escolhas durante as refeições

Incluir alimentos fontes de proteína e gorduras boas em cada refeição pode te ajudar a controlar sua fome e te manter satisfeito por mais tempo.

Além disso, alimentos com baixo índice glicêmico e ricos em fibras também evitam que você sinta fome rapidamente logo depois que comeu.

Estando mais satisfeito você estará prevenindo de sentir muita fome a noite.

5. Não pule o café da manha

É comum que pessoas que comem muito a noite acordem sem fome no café da manha e acabem pulando essa refeição.

Pular o café da manha é um dos hábitos que faz você sentir mais fome durante o dia e chegar esfomeado no jantar novamente.

Portanto, controle sua fome a noite seguindo as dicas anteriores para que isso não ocorra.

Concluindo…

  • A fome a noite acontece principalmente devido uma má alimentação ao longo do dia ou por motivos emocionais.
  • Identificar a causa do problema é o mais importante para que você resolva seu problema com a fome a noite.

Letícia Campanharo – Estagiária de nutrição

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.