Todo mundo sabe que quando se inicia uma nova rotina e hábitos alimentares surgem algumas dificuldades no dia a dia até que você se acostume com elas e aprenda a lidar com diferentes situações. E aí que entra a questão de muitos pensarem que devem escolher entre melhorar a composição corporal e vida social normal.
Neste post você verá que não é bem assim. É possível manejar sua alimentação de forma que você tenha uma vida social normal, apenas fazendo algumas escolhas diferentes.
Índice
Até quando vida social e alimentação adequada influenciam uma a outra?
Como mudar a composição corporal e ainda ter uma vida social normal
Dicas práticas
Viagens
Praia
Restaurantes
Festas
Concluindo
Até quando vida social e alimentação adequada influenciam uma a outra?
Primeiramente, é importante deixar claro uma coisa. Estas duas coisas podem sim atrapalhar uma a outra. Porém, somente quando uma das duas é levada de forma extrema. Caso contrário, é perfeitamente possível conduzir uma dieta para melhorar a composição corporal e vida social de forma conjunta.
Quando se diz extrema, significa sair para festas, dormir pouco, comer qualquer coisa em restaurantes com frequência. E extremo na alimentação seria não se permitir nunca sair um pouco da dieta por exemplo. Nenhum dos extremos é saudável a longo prazo.
Então, para conciliar uma boa alimentação com uma vida social que lhe traga prazer, é preciso ter equilíbrio.
Como mudar a composição corporal e ainda ter uma vida social normal
Realizar uma dieta com o objetivo de melhorar a composição corporal, ou seja, aumentar a massa muscular e perder gordura, é uma tarefa que necessita de disciplina e consistência para se obter bons resultados.
Em paralelo a isto, você também precisa ter uma vida social saudável. Sair com amigos no final de semana, ir a festas, aniversários, casamentos, viagens e almoço em família, por exemplo.
No tópico a seguir você verá algumas dicas para te ajudar nestas situações. Desta forma, permitindo que você tenha resultados no seu corpo e ainda possa sair com tranquilidade.
Mas, vale ressaltar, que o principal, com relação a vida social, é prestar atenção na frequência. Uma coisa é você sair para eventos uma duas vezes por semana, outra é você querer sair todos os dias.
Dicas práticas
Viagens
Se você viaja com pouca frequência, a dieta não precisa ser uma grande preocupação. Alguns dias comendo de forma mais espontânea não terá grandes problemas se você vem realizando uma rotina alimentar adequada.
Porém, se você é uma pessoa que viaja com frequência em todos os feriados, ou mesmo porque seu trabalho necessita, aí sim, você deve tomar alguns cuidados com a alimentação.
Procure manter o máximo possível da sua rotina alimentar. Pois, se você criar o hábito de sempre que viajar esquecer da dieta, seus resultados serão ruins.
Este é um dos erros na hora de conseguir melhorar a composição corporal, confira também outros erros aqui e não erre mais!
Uma opção que vem se tornado bastante comum são as empresas que fornecem comidas prontas congeladas de acordo com as suas necessidades. Você diz o que quer em cada refeição eles preparam e te mandam.
Então, procure por este tipo de serviço nos locais em que você irá viajar. Além de não sair da dieta, é bastante prático e com um preço inferior a comer em restaurantes, por exemplo.
No começo, pode ser um pouco desafiador manter a dieta nestas ocasiões. Mas, a principal questão nestes casos é a organização.
A partir do momento que você conseguir criar uma forma de seguir sua rotina alimentar nestes momentos, você verá que não é tão difícil seguir uma boa alimentação fora de casa.
Praia
Dependendo de quantas horas você vai ficar na praia, você pode optar por levar algumas refeições e evitar de comer outras coisas lá, como porções fritas, sorvete entre outros.
Boas opções são: lanches naturais, água de coco, milho, snacks saudáveis, suplementos em dose única, amendoim e frutas por exemplo.
Além da alimentação na praia, se você for ficar em uma casa que possua uma cozinha disponível, procure preparar sua alimentação. Deixe preparada já para alguns dias e congele. Isto ajudará você a se manter na dieta e ainda economizar tempo.
Restaurantes
Ter encontros, reuniões de trabalho ou com amigos em restaurantes não é mais desculpa para sair da dieta atualmente.
Cada vez mais há opções nos cardápios, saborosas e que se encaixam na dieta de qualquer pessoa.
Então, se você for escolher o restaurante, pesquise alguns que já sigam uma linha de alimentos mais saudáveis. E se você for convidado, olhe com atenção o cardápio que certamente você encontrará uma opção no mínimo razoável.
E apesar de você talvez não comer exatamente a quantidade que você deveria, pelo menos manterá a qualidade da dieta que é bastante importante. Saiba mais sobre a influência da qualidade dos alimentos.
E é preciso ter atenção principalmente em restaurantes em que você come à vontade ou funciona no esquema de rodízio. É bem difícil controlar a quantidade nestes locais, pois, você estará distraído conversando com outras pessoas e a oferta de alimentos é constante.
Nestes casos, procure sempre começar a refeição com um prato de salada e vegetais. Desta forma, você ameniza aquela fome inicial e naturalmente não tem tanto apetite para os pratos mais calóricos.
Festas
Nestas ocasiões, dependendo do tipo de evento, pode ser um pouco complicado seguir uma alimentação ótima. Você não sabe que tipo de alimento estará disponível.
Além disso há o consumo de álcool, que como explicado em alguns de nossos artigos, não é recomendado consumir em altas quantidades e com frequência. O excesso, dentre outros malefícios, afeta sua síntese proteica, ou seja, sua construção muscular.
Então, há algumas opções para lidar com festas:
- Faça uma boa refeição antes de ir, assim você evita de ficar com fome lá e se deparar somente com alimentos fritos, empanados, etc.;
- No local, evite o consumo de alimentos fritos, empanados, doces e preparações muito calóricas;
- Não exagere no consumo de álcool;
- No lugar do refrigerante tradicional, opte por água com gás e limão por exemplo;
- Após o evento, volte a sua alimentação normal;
- Dependendo do tipo de evento, você pode levar com você uma garrafinha com um suplemento de proteínas em pó e carboidratos por exemplo.
Concluindo
- Composição corporal e vida social parece ser uma coisa distante uma da outra para algumas pessoas. Porém, com equilíbrio e alguns cuidados é possível realizar uma boa dieta e ter uma vida social normal.
- Os dois só se atrapalham quando um ou outro é levado de forma extrema e inflexível.
- É importante saber que o principal em diferentes ocasiões é ter organização e planejamento.
- Atualmente se manter em dieta em diferentes situações tem se tornado mais fácil devido a um acesso mais fácil à suplementos, opções saudáveis em restaurantes e comidas prontas por um preço acessível por exemplo.
- Apesar de parecer conciliar composição corporal e vida social com o tempo você verá que é possível conduzir ambos.
Caio Fernandes – Estagiário de nutrição
Revisado por Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890