O que é a dor pós treino?

A dor pós treino é chamada Dor Muscular de Início Tardio (DMIT). Ela pode surgir de 12 a 24 horas após o treino. Sabemos que, a dor pós treino é normal, pois é resultado de efeitos fisiológicos e mecânicos que ocorrem no organismo durante o exercício físico.

homem levantando halteres dor pós treino

Qualquer tipo de atividade física pode causar a dor pós treino. No entanto, ela é mais comum quando há um tempo de atividade prolongado ou em modalidades de alta intensidade e curta duração, como a musculação.

Características da DMIT?

São características comuns da dor pós treino:

• sensibilidade ao toque
  • diminuição da amplitude de movimento da(s) articulação(ões) e músculos que foram envolvidos no exercício
  • inchaço no local

pernas de pessoa caminhando com tênis rosa

Em casos de atividades com tempo prolongado, a dor pós treino pode manifestar-se, principalmente, pelas microlesões causadas pelo próprio esforço físico. Por outro lado, em exercícios que envolvem explosão e curta duração, como é o caso da musculação, essa dor também pode ser causada pelo excesso de ácido láctico que foi produzido na musculatura.

Além disso, durante o exercício muito intenso, para ser possível produzir energia rapidamente para poder manter a execução do movimento, o ácido láctico é um dos resultados de uma reação química que acontece dentro da célula muscular. Em ambos casos, ocorrem lesões teciduais que causam uma resposta inflamatória, que causam a dor.

Como fazer para a DMIT desaparecer?

Nosso próprio organismo é capaz de reorganizar-se para que essa dor desapareça. Porém, da mesma maneira que o repouso é importante, uma atividade física leve também será.  Também, a atividade física leve irá aumentar a vascularização sanguínea nos músculos envolvidos na dor que ajudará a remover os mediadores inflamatórios.

anatomia corpo humano raio X

Quanto tempo dura a dor pós treino?

A DMIT normalmente dura de 2 dias até uma semana.

flexão de braço

Devo tomar algum tipo de anti-inflamatório?

Não é necessário, nem recomendado, o uso de nenhum tipo de anti-inflamatório para acelerar ou ajudar o corpo à diminuir as dores!

Afinal, quando a intensidade e volume de treino foram prescritos de maneira adequada, o organismo é capaz de recuperar-se sozinho. Do mesmo modo, o processo de dor pós treino faz parte do treinamento, aprendizado e evolução do corpo.

Dessa forma, é necessário bom senso para não confundir essa dor pós treino com uma inflamação real. Logo, caso a intensidade da dor não diminua com o passar do dias, é necessário consultar um médico.

Por Personal Trainner Jennifer Áquila