Definição

O core ficou mais famoso com a difusão do pilates e do treinamento funcional. A sua real tradução, significa núcleo, a parte central. Na realidade, o core são os músculos que estão localizados na região abdominal e lombo-pélvica. Estes músculos são responsáveis pela estabilização da coluna, equilíbrio do corpo e até auxílio na coordenação dos movimentos dos membros superiores e inferiores.
Não há consenso na literatura sobre quais exatamente são considerados músculos do core, mas os mais citados são: transverso do abdômen (ele aparenta uma cinta, em torno da cintura), multífidos (são pequenos e ficam ao longo da coluna vertebral), abdômens oblíquos externos e internos (são os que ficam nas laterais do tronco) e os músculos do assoalho pélvico (que sustentam os órgãos da cavidade abdominal).

O que é o core?

O core é onde se encontra o centro de gravidade do corpo. Todo e qualquer movimento começa com a contração do core. Mesmo antes de você mover seu braço, por exemplo, seus músculos do core já contraíram para garantir que seu corpo fique estável, e que você consiga mover somente o seu braço. O papel desses músculos é garantir que você possa se movimentar sem desequilíbrio e mantendo a postura desejada.

Benefícios do fortalecimento do core

A fraqueza desses músculos exige maior esforço na coluna dos chamados estabilizadores passivos, que são: os ligamentos, os discos intervertebrais e as vértebras. Isso significa que o indivíduo que tem o core enfraquecido pode ter maiores chances de apresentar distúrbios e/ou doenças nessa região. As mais comuns são a hérnia de disco e os osteófitos (popularmente conhecido por bico de papagaio). Sempre que os músculos que envolvem as articulações são fortes, os estabilizadores passivos são menos exigidos, portanto são menores as possibilidades de inúmeros problemas articulares.
A melhor maneira de evitar problemas na região da coluna é, portanto, fortalecer o core. O pilates e o treinamento funcional não são a única maneira de fazê-lo. Mas estas modalidades possuem muitos exercícios que exigem exatamente o estímulo mais eficiente para melhor ativação dos músculos do core: a instabilidade! Os exercícios feitos em bola, bosu, disco de equilíbrio ou qualquer outra superfície instável são os mais eficientes para fortalecer o
core.
Agora, sabendo da sua importância, não deixe de ter, ao menos um exercício, com essa característica no seu treino!