Pilates é um exercício adaptável para a maioria das pessoas, sendo beé tanto para saúde física quanto psicológica. Além de ser um método bastante famoso na melhora da postura. Conheça melhor seus benefícios para saúde e seiba se pode ajudar no emagrecimento.


Índice

Conhecendo a prática de pilates

Pilates emagrece?

Benefícios do pilates

Conclusão


Conhecendo a prática de pilates

Pilates

O Pilates é uma modalidade de atividade física criada pelo alemão Joseph Pilates nos anos de 1920. Os exercícios são realizados solo ou em equipamentos exclusivos,  nas academias ou estúdios de pilates.

Tem por objetivo fortalecer e aumentar a flexibilidade muscular e melhorar a mobilidade das articulações. Além disso,  visa o controle e conexão entre corpo e mente. Contribui para manutenção da saúde e promove qualidade de vida.

É um método bastante famoso na melhora da postura. Isso porque seus exercícios tem por base a execução dos movimentos através do controle do chamado “power house”.

Isso nada mais é do que o conjunto de músculos que ajudam a manter nosso tronco ereto. Ou seja, os músculos abdominais, os que sustentam a coluna vertebral e os do assoalho pélvico (que sustentam os órgãos internos).

Pilates emagrece?

Pilates emagrece?

O Pilates não é uma atividade aeróbia, tem pouca demanda energética. Portanto, não pode-se esperar um grande gasto calórico.

Através da respiração coordenada com os movimentos, seus exercícios também servem para reabilitar e prevenir lesões articulares ou doenças músculo-esqueléticas ( aquelas que podem envolver qualquer estrutura de uma articulação, tais como tendões, cartilagens, ossos, músculos, etc).

Por essa característica, pode ser ministrado tanto por educadores físicos quanto por fisioterapeutas.

Veja também: 10 mitos e verdades sobre emagrecimento

Benefícios do pilates

Benefícios do pilates

Proporciona bem-estar, e sua respiração controlada e sincronizada com os movimentos, também ajuda a diminuir a ansiedade e o stress.

Além disso, estão incluídos em seus benefícios a melhora do equilíbrio, coordenação motora e consciência corporal.

Não há contra-indicação, pois pode ser adaptado para grupos especiais, tais como gestantes, idosos, hipertensos, entre outros.

Ainda há poucos estudos científicos que comprovam seus efeitos e são muito recentes, mas certamente esse método não sairá de moda.

A adesão da população mundial está aumentando e não há dúvidas na satisfação dos praticantes.

Conclusão

  • O pilates tem por objetivo fortalecer e aumentar a flexibilidade muscular e melhorar a mobilidade das articulações.
  • Além disso,  visa o controle e conexão entre corpo e mente. Contribui para manutenção da saúde e promove qualidade de vida.
  • O Pilates não é uma atividade aeróbia, tem pouca demanda energética. Portanto, não pode-se esperar um grande gasto calórico.
  • Praticar pilates proporciona bem-estar, controla a respiração controlada e sincronizada com os movimentos, também ajuda a diminuir a ansiedade e o stress.

Personal Trainer Jennifer Áquila