O ovo tem carregado uma má reputação há muito tempo. Isso por conta da quantidade de colesterol presente na gema. Muitas pessoas ainda têm dúvidas se existe um limite de ovos que podem ser consumidos por dia. Justamente por acreditarem que o ovo aumenta o colesterol. Mas será que isso é verdade?
Nesse post, você entenderá melhor como funciona a regulação dos níveis de colesterol, e se realmente o ovo aumenta o colesterol. Confira!

Índice

Como o organismo regula os níveis de colesterol?

        Ovo aumenta o colesterol?

        Quantos ovos posso consumir?

        Benefícios do consumo de ovos

Concluindo… 

Como o organismo regula os níveis de colesterol?

Acreditava-se  que consumir alimentos com muito colesterol poderiam aumentar os níveis de  colesterol sanguíneo, e por consequência, aumentar o risco para doenças cardíacas. Por isso que existe a crença de que o ovo aumenta o colesterol. Porém, foi descoberto que não é exatamente assim que funciona!
O colesterol é uma molécula muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Participa da formação de alguns hormônios, como testosterona, estrogênio, e cortisol.
O colesterol é essencial para todas as membranas celulares. Por isso, o próprio organismo possui formas para garantir que sempre tenham níveis suficientes de colesterol.
Além do colesterol vindo da dieta, grande parte do colesterol sanguíneo é produzido pelo fígado, através do consumo de gordura saturada. Presente em grande quantidade na carne vermelha, pele do frango, queijos amarelos, leite integral, salame e outros embutidos. No requeijão, chocolate, sorvete, e outros produtos ultra-processados.
O consumo em si de alimentos ricos em colesterol, não aumenta necessariamente os níveis de colesterol sanguíneo. Muito pelo contrário, quando há um grande consumo de alimentos ricos em colesterol, o fígado diminui a produção para que esses níveis não se elevem muito.

Ovo aumenta o colesterol?

Por muitas décadas as pessoas foram orientadas a consumir no máximo 2 ovos por semana. Porém muitos estudos feitos mostraram que essa recomendação é um mito!

Um estudo feito pelo respeitado Instituto Nacional de Saúde  dos EUA, acompanhou um grupo de pessoas que consumiam de 1 a 3 ovos inteiros por dia. E um grupo que consumiam outro alimento como substituto aos ovos.

Os resultados apresentados no grupo que consumia de 1 a 3 ovos por dia foram:

  • Em grande parte dos casos houve aumento do HDL “colesterol bom”.
  • O colesterol total e o LDL colesterol ruim, permaneceram inalterados na maioria dos casos. Em alguns poucos casos os níveis subiram ligeiramente.
  • A quantidade de antioxidantes carotenoides, presentes na corrente sanguínea subiram consideravelmente. Principalmente a luteína e a zeaxantina poderosos antioxidantes.

Portanto, o consumo de ovos mostrou, não causar alteração significativa nos níveis de colesterol sanguíneo. Isso porque, ao consumir ovos ou outro alimentos com colesterol, o fígado passa a produzir menos colesterol no corpo, para compensar.
Agora surge outra dúvida, quantos ovos posso consumir por dia? Vejamos!

Quantos ovos posso consumir?

Não existe um limite no consumo de ovos estabelecido. A quantidade que cada um deve consumir, deve estar de acordo com as necessidades calóricas individuais. A maioria dos protocolos de pesquisa que investigaram os efeitos do consumo de ovos na saúde, utilizaram a quantidade de no máximo 3 ovos por dia.
Por isso, ainda não se sabe exatamente quais as consequências do consumo de ovos acima de 3 unidades diárias.

Benefícios do consumo de ovos

O ovo é um alimento saudável, e é uma excelente fonte de proteínas! Por ter um bom aporte proteico ajuda a otimizar os resultados de quem busca ganho de massa muscular. Os ovos ainda ajudam no processo de emagrecimento por aumentar a sensação de saciedade.
Estudos mostraram que consumir ovos pela manhã ajudou a reduzir a quantidade de calorias consumidas no decorrer do dia. Devido ao aumento da saciedade.
Além disso, conforme citado, pesquisas mostraram o aumento sanguíneo dos antioxidantes luteína e zeaxantina após o consumo de ovos. Esses antioxidantes são poderosos na redução dos radicais livre nas células. Prevenindo desde o envelhecimento precoce, até o surgimento de doenças como esclerose múltipla e alguns tipos de câncer.
O ovo também contém colina, um nutriente importante para o bom funcionamento do cérebro. É essencial para todas as células.
Um ovo grande possui quantidades significativas de vitamina A, D e B. Uma pequena quantidade de gordura saturada cerca de 1,5 g, 6 gramas de proteína, e 72 calorias.
Quando pensamos no aumento do níveis de colesterol. O cuidado maior deve ser com o que estamos acompanhando os ovos. Alimentos ricos em gordura saturada, como manteiga, embutidos e queijo poderão sim causar o aumento do colesterol e não os ovos em si.
Portanto os ovos podem fazer parte de uma alimentação saudável, sem trazer prejuízos a saúde!

Concluindo… 

  • O colesterol é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, o próprio organismo possui formas para garantir que sempre tenham níveis suficientes de colesterol disponíveis.
  • Além do colesterol vindo da dieta, grande parte do colesterol sanguíneo é produzido pelo fígado, através do consumo de gordura saturada.
  • O consumo de ovos mostrou, não causar alteração significativa nos níveis de colesterol sanguíneo. Isso porque se você consome ovos, o fígado passa a produzir menos colesterol no corpo para compensar.
  • Um ovo grande contém uma boa quantidade de antioxidantes poderosos. Possuí vitamina A, D, e B, 6 gramas de proteína, e 72 calorias.
  • Contém colina, um nutriente importante para o bom funcionamento do cérebro. É essencial para todas as células.
  • Além de ajudar a otimizar o ganho de massa muscular, e aumentar a sensação de saciedade.

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890

Karina Bastos – Estagiária de nutrição