O refluxo é uma doença que atinge boa parte das pessoas. Mesmo com o tratamento medicamentoso, muitos alegam permanecer com a sensação de desconforto e azia causada pelo refluxo.
Se você sofre desse problema saiba que existe uma forma simples para amenizar os sintomas. Com algumas simples mudanças de hábitos.
Nesse post, você verá 9 dicas para aliviar os sintomas de refluxo. Confira!

Índice

O que é o refluxo?

         9 dicas para aliviar os sintomas de refluxo

                   1. Evite alimentos e bebidas ácidas

                   2. Não beba líquido junto com as refeições 

                   3. Considere diminuir a ingestão de carboidratos

                   4. O consumo de café e chocolate deve ser limitado 

                   5. Evite consumir bebidas gaseificadas 

                   6. Evite alimentos gordurosos

                   7. Coma devagar e mastigue bem os alimentos

                   8. Evite deitar-se após as refeições

                   9. Faça refeições leves e fracionadas

O que é o refluxo?

O refluxo é uma doença digestiva, em que o suco gástrico retorna para o esôfago. Que é o canal responsável pelo transporte de alimentos sólidos e líquidos, entre a boca  e o estomago.
Como o suco gástrico é ácido. Se o refluxo acontecer com frequência, acaba causando azia que é uma sensação forte de queimação. Ou em alguns casos pode causar tosse, sensação de acidez na boca e asma.
Algumas das causas do refluxo são:
  • Alterações no esfíncter, que separa o esôfago do estômago. Permitindo o retorno do suco gástrico.
  • Hérnia de hiato, fazendo com que o músculo diafragma force o conteúdo gástrico ácido em direção ao esôfago.
  • Fragilidade na musculatura da região gástrica.

Quando os sintomas de refluxo aparecem é fundamental procurar um médico gastroenterologista para que sejam feitos exames necessários para diagnóstico. E o devido tratamento.

10 dicas para aliviar os sintomas de refluxo

1. Evite alimentos e bebidas ácidas

O consumo de alimentos ou bebidas ácidas costuma agravar os sintomas de refluxo. Principalmente a azia. Isso pode variar de pessoa para pessoa. É importante sempre estar atento aos alimentos que agravam os sintomas e a partir daí, evitá-los.

Portanto respeite seu corpo, se sentir algum desconforto após ingerir alimentos ou bebidas ácidas. Evite consumir com frequência. Os principais alimentos ácidos que costumam agravar os sintomas de refluxo são as frutas cítricas ( laranja, limão, tangerina e abacaxi).

2. Não beba líquido junto com as refeições 

restaurante Dieta no final de semana para mudar composição corporal

Os líquidos durante as refeições ou logo após, causam o aumento do conteúdo gástrico.

Isso deve ser evitado principalmente nos casos de refluxo causado por algum problema no esfíncter.

O esfíncter é um órgão pequeno localizado no final do esôfago, um pouco antes do estômago. Ele tem um mecanismo que abre e fecha. Com o objetivo de bloquear o suco gástrico para que ele não suba até o esôfago.

Quando o estômago está muito  cheio, o conteúdo do estômago acaba forçando a abertura do esfíncter, favorecendo o refluxo. Isso costuma ocorrer ao ingerir líquidos durante as refeições.

3. Considere diminuir a ingestão de carboidratos

Foram feitos estudos, analisando a relação entre a ingestão de carboidratos e o agravamento dos sintomas  de refluxo.

Durante a digestão dos carboidratos, acontece o crescimento da flora bacteriana e o aumento da pressão no estômago.

Isso ocorre em alguns casos em que a digestão dos carboidratos não é feita por completo. Por isso, existe a suspeita que isso agrave os sintomas do refluxo.

É preciso mais estudos para comprovar os efeitos da ingestão de carboidratos, nos sintomas de refluxo. Mas é interessante ter atenção a forma que você se sente ao ingerir muitos carboidratos.

Caso sinta sensação de indigestão ou surgimento de gases após o consumo de carboidratos. Vale a pena tentar diminuir a ingestão desses alimentos.

Veja também: Tudo sobre carboidratos

4. O consumo de café e chocolate deve ser limitado 

Estudos sugerem que o café e o chocolate podem ter o efeito de enfraquecer o esfíncter.

É um efeito momentâneo, porém pode agravar o quadro de refluxo.  Além disso esses alimentos podem aumentar acidez estomacal.

Esses efeitos não são vistos em todas as pessoas. Portanto vale reforçar que é importante se atentar a resposta individual do seu corpo a esses alimentos.

Caso sinta algum desconforto após a ingestão de café ou chocolate, limite o consumo.

5. Evite consumir bebidas gaseificadas 

copo com água

A ingestão refrigerantes, água com gás, e outras bebidas gaseificadas foi relacionada ao aumento dos sintomas de refluxo.

Isso ocorre porque o gás dessas bebidas, pode aumentar quantidade de líquido gástrico em contato com o esôfago.

Além de ter relação com o enfraquecimento do esfíncter, facilitando o retorno do líquido gástrico ao esôfago. Por isso considere limitar o consumo dessas bebidas, principalmente se apresentar desconforto após a ingestão.

6. Evite alimentos gordurosos

Os  alimentos gordurosos apresentam a digestão lenta. Isso pode gerar uma sensação de desconforto e indigestão.

Com a digestão lenta o estômago fica cheio por um longo tempo. Isso pode facilitar o retorno do líquido gástrico ao esôfago, desencadeando o refluxo .

Portanto, considere limitar o consumo de carnes gordurosas, frango com pele, embutidos, alimentos fritos,  manteiga, creme de leite, chantilly, margarina, óleo vegetal, azeite, e queijos amarelos, e outros alimentos gordurosos.

 7. Coma devagar e mastigue bem os alimentos

Mastigar bem os alimentos e comer devagar é importante para todos. Principalmente para as pessoas que tem algum problema digestivo ou de refluxo.

Ao se alimentar é importante ter atenção, para não comer em excesso. Mastigar lentamente ajuda a aumentar a percepção de saciedade. Assim é possível evitar que o estômago fique muito cheio desencadeando  o refluxo.

Outro benefício de mastigar devagar, é que facilita a digestão. Com a digestão mais rápida, o estômago se esvazia rapidamente, evitando que o líquido gástrico retorne ao esôfago.

Saiba mais sobre:  Mastigação, influência no peso e nutrição do organismo

8. Evite deitar-se após as refeições

Recomenda-se que, pessoas com refluxo aguardem no mínimo 3 horas após a última refeição para se deitar.

Isso é indicado por que deitar-se com o estômago cheio pode fazer com que o líquido gástrico retorne ao esôfago causando refluxo.

Ou dica é levantar a cabeceira da cama, ou apoiar a cabeça em travesseiros. De modo que a cabeça e a parte superior do corpo fiquem inclinados. Assim é possível diminuir os quadros de refluxo durante a noite.

9. Faça refeições leves e fracionadas

Aumentar a quantidade de refeições diárias, pode ajudar a reduzir o tamanho das porções. Tornando a digestão mais rápida e evitando o aumento do líquido gástrico.

As refeições podem ser divididas em três refeições principais e dois lanches intermediários. Ou da forma que se adequar melhor com sua rotina. Priorize o consumo de alimentos mais leves, como frutas hortaliças e legumes.

Vale também procurar um nutricionista para adequar os horários e o volume das suas refeições.

Concluindo…

  • O refluxo é uma doença digestiva, em que o suco gástrico retorna para o esôfago.
  • Como o suco gástrico é ácido, se o refluxo acontecer com frequência acaba causando azia que é uma sensação forte de queimação.
  • Sempre respeite a resposta individual do seu corpo. Qualquer alimento ou bebida que cause desconforto, ou piore o quadro de refluxo deve ser evitado.
  • Quando os sintomas de refluxo aparecem é fundamental procurar um médico gastroenterologista para que sejam feitos exames necessários para o diagnóstico. E o devido tratamento.

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890

Karina Bastos – Estagiária de nutrição