O whey protein é a proteína do soro do leite. A principal vantagem desta proteína é que ela apresenta uma distribuição de aminoácidos essenciais, e possui rápida absorção pelo organismo. Esta é a principal característica que distingue o whey de outras proteínas, como caseína ou albumina. Para que serve whey protein?

Para que serve whey protein?

Homem jovem pensando, olhando para cima, fundo cinza

Para que serve whey protein?

 

O suplemento de whey protein pode ajudar na melhora da força, do ganho de massa muscular e pode auxiliar na perda de peso. O whey protein é um suplemento excelente para melhorar o desempenho esportivo, mas também pode ajudar a preservar a massa muscular, melhorando a força e ajuda a regular o metabolismo. Por isso este suplemento também é bom para manter a boa saúde dos músculos. O whey protein atenua a perda de massa muscular, o que pode ocorrer numa dieta restrita ou no envelhecimento.

O que é whey protein?

produção de queijo, soro do leite em um equipamento de cobre

Soro do leite no processo de produção de queijos

 

O whey protein é a proteína do soro do leite. O soro do leite geralmente é obtido durante a produção de queijos. O leite de vaca contém 80% de caseína e 20% de whey protein.  Após a separação do soro do leite durante a produção de queijos, este soro passa por um processamento para produção do whey protein. Este whey protein pode ser utilizado pela indústria na produção de alguns alimentos, ou é utilizado para produção dos suplementos esportivos.
O suplemento de whey protein geralmente é adicionado de aromatizantes para dar sabor. Os sabores mais comuns são o de chocolate, baunilha e morango.  O conteúdo de aminoácidos que compõe esta proteína é muito rico, por isso é considerada uma proteína de alta qualidade e boa digestibilidade.
Para os intolerantes à lactose não é uma boa alternativa, pois pode conter lactose. Dependendo do grau da intolerância pode provocar os efeitos colaterais da intolerância à lactose. Algumas pessoas podem ser alérgicas a este tipo de proteína.

Tipos de whey protein

Três potes de whey protein

Tipos de whey protein

 

Existem diferentes tipos de suplementos de whey protein. Os três principais são o whey concentrado, isolado e hidrolisado. Abaixo está a descrição das características de cada um deles:

  • Whey protein concentrado: Contém entre 70 a 80% de proteína. Pode conter mais carboidratos e gorduras do que os outros tipos, e contém lactose.
  • Whey protein isolado: Contém cerca de 90% de proteína ou mais. Possui menos lactose e gordura do que o concentrado.
  • Whey protein hidrolisado: Passa pelo processo de hidrólise, que quebra a proteína em partículas menores. Isso facilita com que a absorção seja mais rápida. Promove um pico de insulina de 28 a 43% maior do que o whey isolado. O aumento de insulina após o consumo de whey protein ajuda na sinalização de ganho de massa muscular.

Você terá benefícios com todos eles! Mas se o seu objetivo é ganhar massa muscular, o whey protein isolado e hidrolisado demonstraram melhores resultados. Apesar disso, a principal vantagem do whey concentrado é que tem menor custo, e também é um suplemento capaz de promover benefícios.

Efeitos da suplementação de whey protein no ganho de massa muscular

Homem forte, sem camisa, preparando whey protein

Whey protein no ganho de massa muscular

 

O whey protein é um dos suplementos mais utilizados entre os praticantes de atividade física e atletas. O principal objetivo deste público é melhorar o rendimento, aumentando força, e ganhar massa muscular.

Os principais efeitos do whey protein são:

  • Construção da proteína muscular: As proteínas e aminoácidos  do whey protein servem de substrato para construir a proteína muscular.
  • Estimula a liberação de hormônios: O whey protein aumenta a liberação de hormônios que podem estimular o anabolismo, como a insulina por exemplo.
  • Fonte de leucina: A leucina é um aminoácido essencial para estimular a síntese de proteínas musculares e proteínas do DNA. Além disso, este aminoácido tem papel anti-inflamatório importante.
  • Apresenta rápida absorção: a proteína do soro do leite é absorvida mais rápido, quando comparada com outros tipos de proteínas.

Todos estes efeitos do whey protein são vantajosos e contribuem com o ganho de massa muscular e de força.

Qual a dosagem adequada?

Para que serve whey protein, suplemento em pó, copo de leite

Dosagem whey protein

 

A dosagem mais adequada para promover o ganho de massa muscular é de 30 gramas. Quantidades maiores do que esta parecem não promover efeito adicional.

Qual o melhor horário para consumir o whey protein?

A  proteína do soro do leite pode promover ganho de massa muscular quando consumida antes, durante ou depois do exercício. Mas geralmente, os melhores resultados acontecem quando ela é consumida após o treino. Seja antes, durante ou depois do treino, sempre deve ser consumido com água! Quando misturado com leite, a absorção fica mais lenta, o que não é interessante neste momento.

Homem preparando whey protein com água na coqueteleira, em cima da mesa de madeira

Whey protein com água

 

O horário em que será consumido depende muito de como for a rotina de vida e o horário de treino de cada pessoa.

É relevante levar em consideração não só a proteína pré-treino e pós-treino. Isso porque, o consumo proteico ao longo do dia, pode ser um fator limitante do ganho de massa muscular. Além disso, a suplementação com whey protein, beneficia principalmente aqueles indivíduos que apresentam consumo  insuficiente de proteínas no dia. Se a pessoa já tem um bom consumo de proteínas no dia, pode ser que o suplemento não tenha um papel tão expressivo no ganho de massa muscular.

Quem pode se beneficiar com o uso de whey protein?

casal de idosos praticando exercício de musculação

Uso de whey protein em idosos

 

Os atletas e praticantes de exercício físico são os indivíduos que mais se beneficiam do uso de whey protein para melhorar o desempenho esportivo.

Porém, o uso deste suplemento pode se estender aos idosos com objetivo de atenuar a perda de massa muscular e estimular o produção de músculos. Por isso, o whey também é capaz de dar um suporte à saúde destes indivíduos.

Além disso as pessoas que têm excesso de peso também podem se beneficiar. Isso porque o whey protein pode ser um coadjuvante em uma dieta de emagrecimento em função do seu poder de saciedade e por ser uma fonte proteica prática.

Whey protein para emagrecer

Moça tomando whey protein na cozinha

Whey protein para emagrecer

 

O consumo de proteínas em dietas para emagrecer é muito importante. As proteínas são nutrientes capazes de estimular um maior gasto energético. Além disso os alimentos proteicos estimulam a saciedade, consequentemente, a pessoa passa a consumir menos calorias no dia.

Incluir o suplemento de whey protein é uma maneira prática para aumentar a ingestão proteica diária.

Além disso, o whey protein pode ajudar a prevenir a perda de massa magra. Processo que pode acontecer em um programa de emagrecimento. Perder massa magra é ruim, pois pode deixar o metabolismo mais lento.

Outros benefícios do whey protein

A proteína do soro do leite é rica em nutrientes como lactoferrina, beta-lactoglobulina, alfa-lactalbumina e imunoglobulinas. Além de contribuir com o ganho de massa muscular, aumentar força e prevenir a perda de massa magra, o consumo de whey protein está relacionado com outros benefícios.

Existem estudos que indicam melhora na pressão arterial, no controle da glicemia e na redução dos sintomas de estresse e depressão.

A proteína do soro do leite contém níveis elevados de cisteína, que é um nutriente que aumenta os níveis de glutationa. Esta substância é o principal antioxidante das células no organismo.

Efeitos colaterais no consumo de whey protein

Muitos têm medo de consumir o whey protein, pois tem receio de que possa prejudicar a função renal. Isso é um grande mito! A proteína do soro do leite é considerada um suplemento seguro para  o consumo.

No entanto, que apresenta alguma doença renal pré-existente deve controlar o consumo de proteínas como um todo.

O excesso do consumo de proteínas pode provocar náuseas, gases, diarreia, dor e câimbras.

Resumindo…

  • A proteína do soro do leite é uma proteína de boa qualidade, sendo que o organismo é capaz de utilizá-la de maneira eficiente.
  • É um suplemento indicado principalmente para praticantes de atividade física e atletas para melhorar o desempenho esportivo, aumentar força e ganhar massa muscular.
  • Além do ganho de massa muscular, a proteína do soro do leite é capaz de promover diversos benefícios a saúde

Lembre-se que o consumo deve ser associado a uma dieta que respeite as necessidades nutricionais individuais. Se você tinha dúvida de para que serve whey protein, esta matéria explica os principais benefícios do uso de whey protein.