Você sabe o que faz o nutricionista esportivo?

‘O que faz o nutricionista esportivo?’ é a dúvida de muitos! O nutricionista esportivo vem ganhando mais espaço na mídia. De uns anos para cá vem crescendo o número de pessoas que realizam algum tipo de atividade física. Para executar bem um exercício e manter a saúde em dia, também é preciso manter uma alimentação saudável.

Com o aumento da prática de exercícios, o interesse em esportes competitivos também aumentou. Com isso, as preocupações com desempenho esportivo vêm crescendo entre os atletas amadores. A procura por um atendimento nutricional para melhorar o rendimento e desempenho esportivo também cresceu, e com isso vem a dúvida, devo procurar um nutricionista esportivo? Mas afinal, o que faz o nutricionista esportivo? Chegou a hora de tirar suas dúvidas!

Aqui na nossa Clínica de Nutrição Esportiva, nosso principal foco é ajudar pessoas a conquistarem seus objetivos de saúde, auto-estima e estética. Quer saber mais sobre nós acesse Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho.

O que é Nutrição Esportiva?

homem correndo em uma estrada, o que faz o nutricionista esportivo

Nutrição e esporte

Sabe-se que o rendimento esportivo está intimamente relacionado com a alimentação. Uma alimentação adequada e equilibrada melhora o desempenho e evita possíveis lesões.

A Nutrição Esportiva caracteriza-se por uma área em que relaciona o ramo da nutrição e e o esporte. Esta área de atuação alinha conceitos de fisiologia do exercício, bioquímica e nutrição.

O papel do nutricionista clínico:

O nutricionista clínico é um profissional completo, com conhecimento de todas as áreas de atuação. O nutricionista clínico é o profissional que atua com pessoas com excesso de peso, melhorar a qualidade da alimentação e tratar alguma condições clínicas específicas, como por exemplo, diabetes, hipertensão, alterações no colesterol.

O papel do nutricionista esportivo:

legumes com fita metrica

Nutrição

No esporte

O nutricionista esportivo atua na melhora do rendimento e treinamento, ajudando na recuperação de lesões, manutenção e controle do peso, e melhora na composição corporal de atletas.

O profissional de nutrição esportiva especializado é capaz de entender as modalidades e seus aspectos fisiológicos e adequar alimentação e suplementação para cada caso e modalidade. Além de recomendar as práticas alimentares adequadas, observa os níveis corretos de hidratação exigidos para cada atividade, determina as estratégias alimentares regulares e específicas para cada momento. Por exemplo, como se preparar semanas antes de uma competição importante, ou o que deve ser ingerido após uma maratona.

No caso do atendimento a atletas profissionais, é comum que o nutricionista esportivo trabalhe com uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, médico, treinador, diretor esportivo e fisioterapeuta.

Faz ou quer fazer Crossfit? Veja também!

frutas

Alimentação e nutrição

Em estética e bem-estar

O nutricionista esportivo também trabalha com pessoas interessadas em melhorar a composição corporal por motivação estética e de bem-estar. Muitos que inciam atividade física em academias, por exemplo, com intuito de melhorar a saúde e também a aparência física. O nutricionista esportivo, dá um suporte neste objetivo, avaliando possíveis estratégias para melhorar a composição corporal, seja para a definição muscular ou ganho de massa muscular.

Nutrição e Legislação

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas, são atribuições do nutricionista esportivo:

  • Prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição.
  • Prescrever suplementos nutricionais necessários a complementação da dieta.
  • Solicitar exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietético.

Em muitos casos, as necessidades nutricionais dos praticantes de atividade física podem ser alcançadas somente com um planejamento alimentar adequado, mas a suplementação esportiva é capaz de melhorar o rendimento e recuperação dos treinos. A suplementação pode ser imprescindível em algumas modalidades, principalmente aquelas com a carga de treinamento intenso, desgaste físico e muscular elevados, e alto nível de desidratação. Os nutrientes oferecidos antes, após e durante o exercício físico são capazes de fornecer energia, potencializar o tempo do atleta, melhorar a recuperação muscular, repor macro e micronutrientes, e evitar lesões.

Não restam dúvidas quanto às mudanças favoráveis da composição corporal e a influência positiva sobre o desempenho esportivo após o adequado manejo dietético. Seja ele realizado pela alimentação  e ou pelo uso da suplementação alimentar em casos específicos.

O Nutricionista Esportivo apresenta papel fundamental para melhorar saúde e desempenho dos praticantes de atividade física e atletas.

Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho