O ganho de massa muscular para as mulheres é um processo lento que exige empenho e esforço. Cada vez mais as mulheres têm buscado formas de otimizar seus resultados em hipertrofia muscular, com isso surgiu a dúvida: Será que os anticoncepcionais interferem no ganho de massa muscular?

Nesse post, você entenderá se os anticoncepcionais realmente afetam o processo de hipertrofia, e se é possível driblar esses efeitos.

Índice

Quais hormônios são responsáveis pelo ganho de massa muscular feminino?

Os anticoncepcionais interferem no ganho de massa muscular?

É impossível ganhar massa muscular tomando anticoncepcionais?

9 dicas para otimizar o ganho de massa muscular feminino

Quais hormônios são responsáveis pelo ganho de massa muscular feminino?

ganho de massa muscular feminino

Um dos principais hormônios responsáveis pela hipertrofia muscular é a testosterona. Por uma questão fisiológica as mulheres apresentam esse hormônio em pequenas quantidades, cerca de 15 a 20 vezes menos que os homens.

A testosterona é responsável pela síntese muscular, ou seja, promove aumento do tecido muscular.

Em contrapartida, as mulheres possuem o hormônio estrogênio em grandes quantidades. Esse hormônio também favorece a hipertrofia muscular, contribuindo com a recuperação muscular, aumentando a síntese do hormônio do crescimento, e prevenindo a perda de tecido muscular.

Com isso, é possível afirmar que as mulheres são sim, capazes de ganhar massa muscular. A única diferença é que o processo será um pouco mais lento exigindo mais esforço e dedicação.

Além disso, por questões de estrutura corporal os resultados de hipertrofia muscular feminina, são bem diferentes dos resultados atingidos pelos homens, portanto não é preciso ter medo de ficar muito musculosa.

A maioria das mulheres fazem uso de anticoncepcionais, medicamentos com grande carga hormonal. Com isso surge a dúvida: Os anticoncepcionais interferem no ganho de massa muscular? Entenda melhor no próximo tópico.

Os anticoncepcionais interferem no ganho de massa muscular?

anticoncepcionais interferem no ganho de massa

Um estudo recente foi conduzido justamente para entender como os anticoncepcionais interferem no ganho de massa muscular das mulheres.

Para isso, dois grupos de mulheres foi colocado sob a mesma rotina alimentar e de treino. Sendo que um dos grupos não utilizava anticoncepcionais, e o outro fazia uso de anticoncepcionais orais.

Os resultados desse estudo acabaram sendo dentro do esperado. O grupo que não utilizava anticoncepcionais obteve um ganho massa maior, comparado as mulheres que utilizavam o contraceptivo.

Isso ocorre justamente porque os contraceptivos hormonais, diminuem os níveis de testosterona das mulheres, além de reduzir outros hormônios responsáveis pela hipertrofia muscular.

O anticoncepcional acaba confundindo o organismo por conter uma grande quantidade de hormônios, o corpo passa a reduzir a produção hormonal, podendo sim atrapalhar o processo de ganho de massa.

Além disso, alguns estudos indicaram que o uso de anticoncepcionais aumenta a produção de cortisol, um hormônio catabolizante que pode atrapalhar o ganho de massa muscular.

É impossível ganhar massa muscular tomando anticoncepcionais?

anticoncepcionais

Existem muitos fatores envolvidos no processo de ganho de massa muscular como o treino, alimentação, descanso adequado e níveis de estresse, e questões hormonais que acabam sendo influenciadas pelos anticoncepcionais.

É incoerente pensar que apenas um fator pode impedir o ganho de massa muscular. Os anticoncepcionais reduzem alguns hormônios responsáveis pela hipertrofia, mas mesmo presentes em pequenas quantidades esses hormônios são capazes de promover o ganho de massa muscular.

Com empenho, um treino bem estruturado, uma boa dieta e descanso adequado, o uso de anticoncepcionais não serão capazes de atrapalhar seus resultados.

Caso você decida mudar de método contraceptivo, sempre procure orientação médica, antes de tomar qualquer atitude a respeito.

Além disso, muitos outros fatores podem estar atrapalhar o ganho de massa muscular, para saber quais são eles veja o post: Por que não consigo ganhar massa muscular?

9 dicas para otimizar o ganho de massa muscular feminino

ganho de massa muscular feminino

1- Faça uma dieta hipercalórica

Para ganhar massa muscular é preciso um acréscimo calórico de cerca de 300 a 500 calorias, por isso é necessário seguir uma dieta hipercalórica. É importante procurar a ajuda de um nutricionista, para calcular e adaptar a dieta a sua rotina.

2- Cuide da qualidade da sua alimentação

Ao ganhar massa muscular é natural ganhar um pouco de gordura junto, porém, é possível minimizar essa ganho cuidando da qualidade da alimentação. Por isso, é preciso evitar doces, embutidos, alimentos gordurosos ou açucarados, sucos industrializados e refrigerantes.

Seguindo uma dieta equilibrada, dando preferência para carboidratos integrais, proteínas, frutas e vegetais, é possível evitar o acúmulo de gordura, otimizando assim a definição e o ganho de massa muscular.

3- Coma mais proteína

Coma mais proteína

Provavelmente você já sabe disso, mas vamos reforçar, as proteínas são muito importantes no processo de construção, e reparação muscular.

Portanto, inclua boas fontes de proteína em todas as refeições. No café da manhã e nos lanches intermediários boas opções são os ovos, queijos, iogurte, leite e as castanhas, já nas refeições principais, as carnes, frango, peixe, feijões e grãos como a quinoa e o grão-de-bico são boas opções.

4- Não tenha medo de comer carboidrato

É comum, principalmente entre as mulheres o receio de consumir fontes de carboidrato, por medo de engordar ou atrapalhar o processo de ganho de massa muscular. Porém, o que ocorre é justamente o contrário, não consumir a quantidade suficiente de carboidratos pode atrapalhar o desempenho nos treinos por não ter energia suficiente disponível durante o exercício.

Além disso, os carboidratos atuam como transportadores das proteínas até as células, por isso é tão importante combinar fontes de proteína e carboidratos em todas as refeições.

5- Organize suas refeições

Para se conseguir manter qualquer dieta é preciso organização, portanto, planeje suas refeições, reservando um tempo para isso no dia anterior, ou aos finais de semana. Se for preciso, prepare as marmitas no final de semana, congele-as para ir consumindo durante a semana.

Sendo assim, não esqueça também de pensar no que irá consumir no café da manhã e lanches intermediários.

6- Tenha um treino bem estruturado

Tenha um treino bem estruturado

Para obter bons resultados em ganho de massa muscular, o treino é tão importante quanto a alimentação. Por isso, procure um profissional capacitado para fornecer orientação e estruturar o treino.

7- Faça aeróbio depois da musculação

Isso não é uma regra, mas é uma estratégia para conseguir um melhor desempenho no treino.

Iniciar o treino pela musculação, fará com se concentre mais força e empenho no levantamento de pesos, otimizando assim o ganho de massa muscular que é o objetivo principal.

8- Descanse o suficiente

Costuma-se dizer que o ganho de massa depende de três pilares: alimentação, ganho de massa e o descanso. Esses três pilares precisam ser tratados com a mesma importância para que se consiga bons resultados.

Sendo assim, os períodos de descanso não devem ser negligenciados, pois durante o sono o organismo produz hormônios importantes para o ganho de massa muscular. Além disso, privação de sono aumenta os níveis de cortisol um hormônio catabolizante, que pode dificultar o ganho de massa muscular.

9- Saiba driblar à vontade por doces na TPM

É normal que as mulheres tenham mais vontade por doces, principalmente no período da TPM (tensão pré-menstrual), por isso é preciso se antecipar e escolher opções saudáveis para matar a vontade por doces. Os chocolates 70% cacau, e receitas de doces fitness, são ótimas opções para driblar a vontade por doces.

Conclusão

  • É possível afirmar que as mulheres são sim, capazes de ganhar massa muscular. A única diferença é que o processo será um pouco mais lento exigindo mais esforço e dedicação.
  • Os contraceptivos hormonais, diminuem os níveis de testosterona das mulheres, além de reduzir outros hormônios responsáveis pela hipertrofia muscular.
  • Além disso, alguns estudos indicaram que o uso de anticoncepcionais aumenta a produção de cortisol, um hormônio catabolizante que pode atrapalhar o ganho de massa muscular.
  • Os anticoncepcionais reduzem alguns hormônios responsáveis pela hipertrofia, mas mesmo presentes em pequenas quantidades esses hormônios são capazes de promover o ganho de massa muscular.
  • Com empenho, um treino bem estruturado, uma boa dieta e descanso adequado o uso de anticoncepcionais não serão capazes de atrapalhar os resultados no ganho de massa muscular.

Karina Bastos – Estagiária de nutrição

Revisado por Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890