Você fez caminhada para emagrecer, mas desistiu, porque é muito leve?

Você provavelmente já ouviu que a caminhada é um exercício muito leve para resultar em grandes resultados de emagrecimento.

Mas também nunca conseguiu incluir na sua rotina exercícios de maior intensidade pra reduzir os ponteiros da balança, certo?

Entende nesse post se vale a pena fazer caminhada para emagrecer.


Caminhada para emagrecer?

Como a caminhada pode contribuir no emagrecimento

Benefícios da caminhada para saúde

Caminhada é muito leve?


Caminhada para emagrecer?

Pois é, a caminhada pode ajudar a queimar várias calorias a mais no seu dia e, contribuirá, e muito, no processo de emagrecimento.

Afinal, já sabemos que para que ocorra perda de gordura corporal, é necessário gastar mais calorias do que se consome e, por quê não, incluir uma atividade física de leve/moderada intensidade?

Como a caminhada pode contribuir no emagrecimento

É óbvio que a corrida, por exemplo, gasta mais calorias do que a caminhada.

Mas muitas pessoas desistem de tentar correr porque se sentem fisicamente muito despreparadas para essa atividade mais extenuante, pois se consideram muito descondicionadas para tal.

O maior problema? Elas pularam uma etapa! Para que você consiga correr alguns metros sem sofrer exageradamente de falta de ar, você precisa já estar bem condicionado na caminhada!

Há inúmeros estudos na literatura que apontam que, a caminhada não apenas ajuda no emagrecimento, como também diminui a gordura localizada na região abdominal, tanto a superficial, quanto a visceral (aquela localizada entre os órgãos).

Sabemos que, para pessoas sedentárias qualquer atividade física irá ajudar no processo de emagrecimento!

A caminhada pode ser uma boa opção pois é gratuita, pode ser feita em qualquer lugar, tem baixo impacto, quase não tem contra indicação e, só depende de um tênis confortável!

Benefícios da caminhada para saúde

Além de ser boa estratégia para gastar mais calorias no seu dia a dia, é um exercício que previne doenças cardíacas, diabetes, e melhora o humor, promovendo redução do estresse e ansiedade.

Apesar de não ser uma atividade de alta intensidade, nem especificamente de força, ela ajuda a preservar a massa muscular,.

Isso porque é comum em dietas restritivas haver redução, não apenas da gordura corporal, mas também perda de massa muscular, o que é ruim, pois sabemos que o músculo é metabolicamente mais ativo que a gordura.

Ao caminhar, estimula-se muitos músculos no corpo (não apenas das pernas!).

Portanto reduzir ou eliminar a perda de massa muscular é importante no processo de emagrecimento, pois auxilia a manter o metabolismo de repouso mais alto.

Dessa forma, fazendo com que o gasto calórico diário do organismo seja maior, mesmo para funções fisiológicas básicas como digestão e respiração, por exemplo.

Leia também: Quantos passos por dia devemos dar?

Caminhada é muito leve para emagrecer?

É possível tornar a caminhada mais ou menos intensa. O que irá determinar isso, será a velocidade que você conseguirá atingir e, o local que vai utilizar como percurso.

Aclives e terrenos mais instáveis demandam mais energia e, portanto, o gasto calórico será maior. Se você optar por caminhar na esteira, basta incliná-la, que o esforço será superior.

E tente não apoiar as mãos! O movimento dos braços contribui com 10-20% no gasto calórico ao caminhar! Mas esse balanço dos braços precisa ser natural, caso contrário, pode modificar sua biomecânica na caminhada!

Para quem tem pouco tempo para se exercitar, um estudo comprovou que acumular pequenas sessões de exercícios ao longo do dia pode ser tão eficiente quanto fazer uma sessão de treino contínuo, contanto que seja feito, pelo menos 10 minutos de atividade seguida.

Assim sendo, é absolutamente possível fazer algumas mudanças no dia a dia para incluir um pouco de caminhada!

Estratégias simples como descer do ônibus um ou dois pontos antes do destino, subir e descer escadas ao invés de utilizar o elevador, ir ao mercado a pé, trocar o carro pela caminhada, já ajudarão, e muito!

Estas atividades ajudam a gastar mais calorias e contribuirão, não apenas no processo de emagrecimento, como também somará muitos benefícios à sua saúde!

Não fique parado!

Para acompanhar seu progresso, atualmente existem vários aplicativos no celular gratuitos que fazem a contagem de passos. Alguns até estimam a velocidade alcançada!

Então você pode comparar, para um mesmo percurso, o tempo demandado para realizá-lo de um mês para o outro e, a velocidade atingida!

Utilizar algum método para acompanhar sua evolução pode ser um incentivo para manter-se ativo e, estimulado a alcançar melhores números! Organize-se, comece e desfrute dos benefícios!

Leia também: Treino em casa para emagrecer


Por Personal Trainer Jennifer Áquila

NOTA SOBRE O AUTOR:
A personal trainer Jennifer Aquila, CREF 062048-G/SP, é bacharel em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Especializada em Fisiologia do Exercício pelo CEFE – UNIFESP e, em Biomecânica do Exercício pelo CEFIT.