A mastigação lenta realmente faz alguma diferença? Porque é importante mastigar devagar?

A mastigação é a fase inicial da digestão. O objetivo do processo de mastigação é quebrar os alimentos em constituintes menores para auxiliar sua absorção pelo organismo por meio do sistema digestivo.

O problema é que hoje em dia o ritmo de tudo está muito acelerado, e a alimentação não é uma exceção.

A maioria das pessoas come muito rápido, e sem atenção à refeição e alimento consumido

Saiba que a mastigação lenta também pode te ajudar a emagrecer!


Consequências da mastigação inadequada

Mastigação lenta e sua influência no peso

Maior saciedade

Benefícios da mastigação lenta no peso

Melhor absorção dos nutrientes

Como fazer para mastigar devagar

Conclusão


Consequências da mastigação inadequada

As principais consequências de uma mastigação rápida são as alterações na percepção de fome e a má absorção de nutrientes.

Quando você mastiga pouco o alimento, ele fica em pedaços maiores e mais difíceis de serem devidamente absorvidos e aproveitados pelo organismo ao longo do trato digestivo.

Além disso, se você come rapidamente, e sem prestar muita atenção ao que está comendo, é fácil comer grandes quantidades de alimentos de uma vez.

Sem perceber, você acaba comendo mais do que precisaria, e isso no longo prazo pode resultar em um ganho de peso.

Algumas alterações digestivas, tais como engasgos, e uma piora nos sintomas de refluxo gastroesofágico, também são consequência de uma mastigação inadequada.

Mastigação lenta e sua influência no peso

Maior saciedade

Mastigar lentamente promove saciedade, e por isso ajuda no controle do peso.

Isto acontece, porque a ingestão de alimentos influencia em diferentes hormônios do corpo que controlam o apetite.

Após a refeição, os hormônios que causam saciedade e fazem você diminuir a ingestão de comida são liberados. Porém, isso leva um tempo para acontecer, estima-se que demore 20 minutos até que possam exercer seus efeitos.

Por isso, comer devagar faz com que dê tempo do cérebro sinalizar a saciedade, e com isso você diminuir o consumo de comida.

O oposto acontece quando você come muito rápido. A mastigação acelerada faz com que você consuma uma maior quantidade de comida, e isso pode resultados em um ganho de peso no longo prazo.

Benefícios mastigação lenta no peso

Quando você mastiga devagar, você evita a sensação de fome logo após ter realizado alguma refeição, e evita beliscadas ao longo do dia.

Pesquisas mostram que pessoas com problema de peso possuem uma maior tendência em mastigar pouco seus alimentos quando comparadas com pessoas com peso normal.

Também mostram que as pessoas que mastigam mais consomem menos calorias e possuem maior concentração dos hormônios que causam saciedade.

Portanto, mastigar devagar ajuda a emagrecer, pois exerce grande influência no controle do apetite!

Leia também: Como perder peso rápido: 6 dicas práticas!

Absorção dos nutrientes

Além disso, a mastigação adequada, garante uma boa absorção dos nutrientes presentes nos alimentos. 

Ao triturar bem o alimento na boca, você facilita o acesso do corpo aos nutrientes e a sua digestão é facilitada.

Assim você consegue ter um melhor aproveitamento dos benefícios que estes alimentos podem oferecer.

Além disso, para pessoas que apresentam diagnóstico de doenças do trato digestivo, como gastrite e refluxo gastroesofágico, a mastigação acelerada pode piorar os sintomas.

Leia também: Refluxo: 10 dicas de como aliviar os sintomas

5 dicas de como fazer uma mastigação lenta

Muitas pessoas não prestam atenção ao mastigar, ou tem dificuldade para comer devagar.

É preciso planejamento da sua rotina alimentar para que você consiga fazer as refeições com tranquilidade.

Para mudanças de hábitos eficientes e sustentáveis é preciso estarmos conscientes do que se passa no nosso corpo.

Veja a seguir 5 dicas de como mastigar devagar:

  1. Reserve um tempo para refeições: Reserve em média 20-30 minutos do seu dia para que você faça as grandes refeições em paz. Inclua um intervalo para refeições no seu cronograma, para que consiga comer com atenção.
  2. Evite comer rodeado de distrações: Isso vale para TV, computador, celular ou enquanto está trabalhando por exemplo. Quanto mais distrações menos você tem consciência do que e de quanto está comendo.
  3. Faça as refeições na mesa: Ter um lugar calmo e adequado para realizar as refeições ajuda a eliminar distrações e aumentar atenção plena na refeição.
  4. Solte o talher no prato: Comece a observar como você usa os talheres durante a refeição. Procure soltar o talher no prato entre as garfadas para diminuir o ritmo da mastigação.
  5. Veja o que está comendo: Observe o que você está comendo, preste atenção no aroma, textura, sabor. Você vai perceber uma melhora na percepção de fome e saciedade fazendo este exercício.

Conclusão

  • Comer muito rápido pode levar a um maior consumo alimentar e alterações digestivas.
  • Dessa forma, realizar uma refeição de forma calma e tranquila tem efeitos positivos na sua saciedade, reduzindo seu consumo alimentar.
  • Pessoas que mastigam mais tendem a ingerir menos calorias, com isso, mastigar devagar ajuda a emagrecer.
  • Para mastigar mais devagar e com maior consciência do que está comendo evite distrações, saboreie cada garfada, preste atenção no alimento.

Caio Fernandes – Nutricionista

Tainá Carvalho – Nutricionista

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.