Atualmente, ao buscar uma atividade física para praticar, será difícil não se deparar com o nome Crossfit.

O Crossfit é uma modalidade que cresceu muito nos últimos tempos e que já é sucesso. Já possui fãs em muitos países e diversas competições.

Neste post você vai poder entender o que é Crossfit e como surgiu, quais são os benefícios que ele lhe proporciona, como é uma aula, quem pode praticar e muito mais.

Então se você está pensando em começar a praticar, este post é essencial para você se informar e ficar por dentro de tudo. Além disso, temos um outro artigo que vai te ensinar tudo que você precisa saber para melhorar cada vez mais no Crossfit.

Índice

O que é Crossfit?

      Quais são os benefícios?

      Onde e como surgiu?

Como é uma aula de Crossfit?

Onde praticar?

      É fácil encontrar boxes de Crossfit para iniciar a prática?

Todos podem praticá-lo?

Há chances de lesão?

Antes de iniciar a prática

Concluindo

 

O que é Crossfit?

O Crossfit tem como um tripé: movimentos funcionais, variação constante e alta intensidade. Desta forma é um método de treinamento intenso que visa trabalhar muitas habilidades corporais, como por exemplo:

  • Condicionamento cardiorrespiratório
  • Força e potência muscular
  • Flexibilidade
  • Agilidade
  • Velocidade
  • Coordenação

box o que é crossfit

 

Quais são os benefícios?

Como o Crossfit consiste em uma modalidade bastante abrangente. Então também pode-se esperar muitos benefícios que esta atividade física pode proporcionar ao seu físico e a sua saúde, como por exemplo:

  • Diminuição do porcentual de gordura
  • Aumento de massa muscular
  • Melhora da condição cardiorrespiratória (e com isso, diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares)
  • Diminuição do stress
  • Melhora da flexibilidade
  • Melhora da socialização
  • Melhora do humor

E se seu objetivo principal é ganhar massa muscular é preciso que sua dieta esteja adequada. Você pode saber mais neste outro post sobre Crossfit e ganho de massa muscular.

 

Onde e como surgiu?

O Crossfit foi criado nos Estados Unidos, na Califórnia, por um ex-ginasta chamado Greg Glassman, na década de 90. Ele estava insatisfeito com treinamentos convencionais e específicos para cada diferente objetivo. Desta forma, ele foi em busca de algo mais dinâmico.

 

Como é uma aula de Crossfit?

A aula é divididas em 3 partes:

  1. Aquecimento: esta primeira etapa tem a intenção de homem levantando pneupreparar o corpo para grandes esforços.
  2. Técnica: esta parte tem por objetivo aprender, experimentar e aperfeiçoar os exercícios que serão trabalhados na terceira parte.
  3. WOD (abreviação de “workout of the day”, que significa tarefa do dia, em inglês): na fase WOD há uma sequência de exercícios que devem ser executados com pouco ou nenhum intervalo entre eles, que normalmente devem ser feitos até se atingir a fadiga.

As aulas são diferentes e feitas em grupos. Desta forma, são sempre diferentes pois vão depender do planejamento do professor/treinador para cada semana/dia.

Os exercícios realizados com grande frequência são originários de esportes como ginástica olímpica, levantamento de peso e modalidades aeróbias, tais como corrida, ciclismo e remo.

 

Onde praticar?

As academias de Crossfit são chamadas de box. São espaços grandes e espaçosos, normalmente galpões onde encontra-se para uso cordas, pneus, barras, halteres, anilhas, argolas, caixas, além de esteiras, bicicletas e remos ergômetro.

 

É fácil encontrar boxes de Crossfit para iniciar a prática?

Sim, no Brasil já existem muitos, a modalidade está bastante difundida. No entanto, Crossfit é uma marca registrada e afiliar-se não custa barato, portanto muitos locais utilizam a mesma filosofia de treinamento e não utilizam o nome, mas isso não significa que não possam realizar um bom trabalho que siga os mesmos princípios.

 

Todos podem praticá-lo?

Sim. Porém, cabe ao professor/treinador fazer adaptações para cada aluno de acordo com suas limitações físicas e seu nível de treinamento (ou até de destreinamento, se o indivíduo for iniciante e/ou nunca tiver praticado nenhum tipo de atividade física).

 

Há chances de lesão?

Como qualquer outra atividade física, sim, há a chance de lesão. É muito comum encontrarmos informações (principalmente pela internet) que associam o Crossfit à lesões.

Mas existe uma explicação para isso: há vários exercícios utilizados no Crossfit que exigem boa técnica de execução, e quando eles são somados à altas repetições e carga, podem ter sua performance deteriorada com a fadiga e, com isso, levar à lesão.

Além de uma correta execução dos exercícios, ter uma boa alimentação. Desta forma, é fundamental saber o que comer para que você consiga treinar bem e se recuperar do esforço após o treino.

mulher levantando barra

O Crossfit também é comumente vinculado com a rabdomiólise. Que é uma doença grave na qual por conta de grande lesão muscular (no caso, associando ao Crossfit, por excesso de volume e intensidade do exercício) ocorre morte desse tecido muscular.

Isso faz com que substâncias intracelulares sejam liberadas no sangue. Os sintomas clássicos são dor, fraqueza muscular e urina escura. Porém, essa doença pode se manifestar de forma mais severa, levando à insuficiência renal aguda.

 

Antes de iniciar a prática

O Crossfit pode ser muito benéfico, mas é muito importante ter o aval de um médico, já que essa modalidade busca trabalhar o corpo até o seu limite.

Portanto, procure um cardiologista e, se você possui ou acredita possuir qualquer restrição articular, consulte um ortopedista antes de matricular-se!

 

Concluindo

  • O Crossfit é um método de treinamento intenso e trabalha habilidade corporais. Como por exemplo: condicionamento cardiorrespiratório, força, agilidade e coordenação
  • A prática desta atividade física promove benefícios tanto a sua saúde quando ao seu físico. Como por exemplo: redução da gordura corpora, ganho de massa muscular, flexibilidade e redução do stress.
  • A aula de Crossfit é dividida em aquecimento, técnica e WOD. E cada aula costuma ser bem diferente uma da outra, variando de acordo com a programação do treinador.
  • Atualmente há diversos locais que possuem este tipo de treinamento.
  • Todos podem praticar. Porém deve haver individualização do treino de acordo com cada pessoa pelo treinador.
  • Assim como em outros esportes, há chance de lesão. Por isso procure um profissional para lhe orientar.

 

Por Personal Trainner Jennifer Áquila