Maca peruana para que serve? A Maca Peruana é um fitoterápico com a promessa de diversos benefícios a saúde. Por isso, tem sido introduzido no dia a dia de algumas pessoas. Ela é originaria da Cordilheira dos Andes, cultivada a muitos anos e se assemelha a um rabanete. Os benefícios da maca peruana tem sido investigado em pesquisas.

O consumo normalmente é feito através de sua forma extraída em pó. Além disso possui bons nutrientes e é uma boa opção para ser acrescentada na dieta.

Neste artigo, você conhecerá os benefícios da maca peruana, quais são suas propriedades e por que o interesse as pessoas se interessam por ela.

Índice

Maca peruana para que serve?

O que é a Maca peruana?

      Quanto consumir

      Vale a pena?

Concluindo

 

Maca peruana para que serve?

A Maca Peruana mostra ter muitas propriedades biológicas que podem auxiliar na sua saúde. Isto, devido a diversos componentes, como por exemplo a presença de fitoesteroides, alcaloides, flavonoides e taninos.

Possui propriedades como por exemplo:

  • Redução da fatiga
  • Melhora da saúde reprodutiva
  • Antioxidante
  • Benefícios cognitivos
  • Proteção do fígado
  • Antiviral
  • Papel na imunidade

A Maca Peruana é normalmente utilizada como afrodisíaco e como forma de melhorar a libido. Porém, como ela faz isso ainda é incerto, pois não exerce papel sobre os hormônios, testosterona ou estrogênio. Melhora a libido, fertilidade e espermatogênese.

Existem ainda algumas diferenças entre os efeitos apresentados dentre os diferentes tipos. A Maca Peruana negra por exemplo, mostra os melhores resultados quanto a espermatogênese, melhora de memória e redução da fadiga. Além disso, atua no controle do açúcar no sangue e resistência física.

Já a vermelha, pode reverter hiperplasia prostática benigna, e experimentalmente, também auxiliou em quadro de osteoporose.

A Maca Peruana também mostra efeitos na redução nos níveis de glicose sanguínea. Além disso, seu consumo está relacionado com uma redução da pressão sanguínea.

O seu extrato mostrou uma melhora da resistência física durante uma pesquisa que durou três semanas. Houve um aumento do tempo que se levava até se chegar a fadiga.

corredora descansando

Um outro estudo realizado com jogadores profissionais de futebol durante 60 dias também mostrou uma melhora (10,3%).

Apesar dos resultados positivos, são aumentos discretos.

A Maca Peruana ainda possui efeito sobre um componente chamado acetilcolinesterase que degrada neurotransmissores e impede o bom funcionamento de transmissões neurais na doença de Alzheimer. Desta forma, possui benefícios cognitivos e exerce influência positiva na capacidade de aprendizagem.

 

O que é a Maca peruana?

O nome comum da Maca Peruna é Lepidium meyenii, uma planta da família Brassicaceae. A raiz desta planta é separada de acordo com a cor em algumas categorias.

É possível encontrar nas cores amarela, rosa, vermelha ou preta. É naturalmente encontrada no Peru.

É consumida na forma de suplemento pela extração em pó e misturada a sucos e vitaminas, por exemplo.

A composição da Maca Peruana é influenciada pelas condições de cultivo, cor, partes da planta e modo de extração. Desta forma, cada um destes pontos exerce influência na composição dos compostos bioativos que propiciam todos os seus benefícios.

Quanto consumir

As formas mais comuns de consumo são pelo consumo da raiz de Maca ou o consumo da Maca extraída na forma de suplemento.

Pode ser adicionada a sucos, vitaminas ou junto com seu shake pós treino por exemplo.

Se você quiser saber mais sobre o que consumir após o treinamento, temos um ótimo artigo que conta como deve se parecer o seu pré e pós treino.

 vitamina de frutas vermelhas

Deve ser consumida diariamente junto com uma refeição. A dose recomendada fica em entre 1000-2.200mg/kg de peso corporal.

 

Vale a pena?

Dentre os benefícios da maca peruana, o consumo visando aumento da energia para a melhora do desempenho esportivo pode ser interessante. Atuando na redução da fadiga, levando mais tempo para que o cansaço surja.

Seu consumo visando benefícios no que se relaciona a fertilidade e saúde ósseas também podem ajudar.

Diabéticos e pessoas com sobrepeso podem se beneficiar de seu papel no controle de açúcar no sangue. Auxiliando no controle da glicemia após refeições.

Isto, por sua vez, também auxilia no emagrecimento, por ajudar no controle da saciedade e liberação de insulina pelo corpo. Que em excesso, favorece o acúmulo de gordura.

No que tange o emagrecimento, seu papel de redução da fadiga pode ajudar também. Pois permite que você gaste mais calorias realizando uma maior carga de trabalho durante a prática de exercícios.

Desta forma, como o emagrecimento é regido principalmente pelo menor consumo de calorias, o aumento do gasto calórico durante a atividade física é uma boa forma de fazer isso sem a necessidade de reduzir muito a quantidade de alimentos ingerido.

Se você pratica atividade física, provavelmente já teve dúvida sobre a efetividade de outros suplementos também. Por isso, fizemos um post que conta se vale a pena o uso de suplementos esportivos.

 

Concluindo

  • A Maca Peruana é um fitoterápico obtido da raiz da planta originária da Cordilheira dos Andes.
  • Normalmente é consumida na forma do seu extrato em pó.
  • Há algumas diferenças biológicas em sua composição dependendo da sua cor.
  • Dentre os principais benefícios da Maca Peruana temos por exemplo: redução da fadiga, melhora da saúde reprodutiva, antioxidante, melhor cognição, modulação da imunidade, controle do açúcar e pressão sanguínea.
  • O consumo é feito normalmente se adicionando o extrato em pó em sucos, vitaminas ou com um shake de proteínas por exemplo.
  • O consumo é especialmente benéfico com o propósito de redução da fadiga, controle dos níveis de açúcar no sangue e melhora da saúde sexual.

Caio Fernandes – Estagiário de nutrição

Revisado por Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890