O uso de suplementos esportivos se tornou bastante popular. Com essa popularização, o número de opções cresceu bastante, tanto em marcas, quanto em tipos de suplementos.

Devido a este grande número de opções é comum as pessoas se perderem no melhor uso destes suplementos. Além disso, tem o fato de muitos usarem sem uma correta orientação, o que pode ser prejudicial em alguns casos.

Então, neste artigo você vai saber um pouco mais sobre os suplementos esportivos e eles são realmente eficientes para te ajudar a alcançar seu objetivo.

Índice

Suplementos esportivos funcionam?

      Suplementos com maior eficiência

Uso de suplementos esportivos

Suplementos esportivos no ganho de massa muscular e emagrecimento

Concluindo

Suplementos esportivos funcionam?

A prática de exercícios físicos, principalmente em esportes de alto rendimento, normalmente exige uma necessidade de complementação na ingestão de vitaminas, minerais e oligoelementos.

Estes suplementos asseguram ao atleta a obtenção de todos os nutrientes necessários para manutenção da saúde e melhora da performance esportiva.

futebol

Desta forma, o uso de alguns suplementos esportivos com potencial ergogênico são eficientes para atrasar a fadiga e aumentar desempenho físico nestes indivíduos, por exemplo.

Mas, para que você possa obter o máximo de benefícios dos diferentes de suplementos disponíveis, algumas coisas precisam estar em ordem. O tripé dieta, treino e descanso, deve estar em dia!

Se, por exemplo, você tem uma dieta pobre em proteínas durante o seu dia, somente consumir um suplemento de proteínas não irá ajudar muito. Você conseguirá aumentar a disponibilidade de proteínas no corpo. Porém, se tivesse alinhado a uma boa dieta, os resultados seriam muito melhores.

Além disso, uma boa alimentação, e com qualidade boa, influencia bastante seu desempenho! Saiba mais aqui.

No caso do treino, se você não estiver gerando estímulos suficientes durante seu treinamento, não adianta usar suplementos para melhorar a performance ou melhorar a recuperação, por exemplo.

Além disso, ter um descanso adequado é fundamental para o corpo descansar, se recuperar, e é onde há a liberação de hormônios que auxiliam no desenvolvimento físico e bom funcionamento das funções corporais.

Suplementos com maior eficiência

Apesar da grande variedade de suplementos disponíveis atualmente no mercado, nem todos valem ser a primeira opção de suplementação. Ou por serem muito caros, ou por efeitos discretos ou não comprovados.

A seguir temos alguns dos suplementos com maior aplicabilidade e com efeitos comprovados.

Proteína em pó

É uma ótima forma de complementar a ingestão de proteínas diárias por sua praticidade e qualidade. Podendo ser utilizada em qualquer momento do dia como no pós treino ou para substituir uma refeição, por exemplo.

É um suplemento muito útil tanto para quem quer ganhar massa muscular quanto para quem quer perder peso, pois auxilia na construção muscular e na manutenção da massa magra.

Carboidratos em pó

Este tipo de suplemento é bastante interessante para quem busca melhorar a performance e necessita de altas quantidades de calorias por exemplo. Ou para quem faz treinos longos para auxiliar na performance e não perder o ritmo.

Há diferentes tipos de carboidratos com velocidade de absorção diferentes. Sendo cada um mais indicado para determinados momentos do dia, por isso é preciso um bom planejamento e conhecimento.

Vitaminas e minerais

A suplementação com vitaminas e minerais apesar de ser normalmente feita com multivitamínicos, nem sempre é necessário. O mais indicado seria fazer a suplementação apenas dos nutrientes que você necessite.

Fazendo a suplementação das vitaminas e minerais que você necessita, que somente com a alimentação não está sendo o suficiente, você terá ótimos benefícios quanto a saúde e bom funcionamento das funções corporais.

Ômega 3

É uma gordura presente em peixes e algumas sementes (menor disponibilidade). Porém, normalmente é consumida em baixas quantidades pela população geral.

O consumo de ômega 3 possui diversos benefícios a saúde, como por exemplo:

  • ação anti-inflamatória
  • proteção contra doenças do coração
  • controle do colesterol
  • auxilia na recuperação

Creatina

Um dos suplementos mais estudados e com seus benefícios comprovados. Auxilia no aumento da força explosiva. Sendo bastante interessante para esportes com alta intensidade e curta duração.

Além disso, também possui benefícios cognitivos e outros que ainda estão sendo elucidados.

Uso de suplementos esportivos

O uso de suplementos esportivos na atualidade é feito de forma indiscriminada. Pois, apesar de termos muita informação disponível, nem todas são de qualidade. E é preciso saber interpretar e adequar cada suplemento a cada pessoa.

De acordo com uma pesquisa realizada em julho de 2015, os homens utilizam mais suplementos que as mulheres (69,96%).

Nesta pesquisa, os suplementos mais utilizados foram as proteínas (40%) e a principal fonte de indicação são os educadores físicos (40%).

Suplementos esportivos no ganho de massa muscular e emagrecimento

Os suplementos esportivos de forma isolada não oferecem efeito ergogênico. Isso porque é preciso alinhar a suplementação com um plano alimentar adequado.

Temos um ótimo artigo que fala sobre como organizar sua rotina para conseguir por em prática sua dieta da melhor forma possível.

Vejo que na prática clínica os principais erros cometidos são por quem busca hipertrofia muscular.

Muitos iniciam com uma suplementação por indicação de um amigo, ou porque leu uma matéria na internet. Depois de um tempo de uso do suplemento, não conseguem obter o resultado desejado porque a alimentação é insuficiente.

beterraba, cenoura, rabanete

Alguns erros também acontecem por aqueles que querem emagrecer. Existem diversos produtos no mercado que prometem resultados milagrosos e que não possuem comprovação científica.

No caso de quem quer ganhar massa muscular, se a dieta não estiver provendo os nutrientes e calorias suficientes, somete o uso de suplementos não trará ótimos resultados.

Ainda, se você quiser emagrecer e perder gordura corporal, é necessário que você consuma menos calorias do que gasta. Ao contrário do que a maioria pensa, termogênicos ajudam, mas não fazem milagres se você estiver comendo muito além do que precisa.

Concluindo

  1. Antes de iniciar com alguma suplementação é importante procurar um nutricionista para avaliar se a sua alimentação está adequada.
  2. É necessário avaliar se aquele suplemento é ideal para você, e o momento ideal para suplementar.
  3. É importante o auxílio de um profissional de educação física para verificar se o seu treinamento também está adequado para este objetivo.
  4. O uso de alguns suplementos é feito de forma indiscriminada. É preciso avaliar cada caso para saber quais são as melhores opções.
  5. Dentre os suplementos mais eficientes temos: proteína em pó, carboidrato em pó, creatina, ômega 3, vitaminas e minerais.
  6. Tanto para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular, somente utilizar suplementos pouco adiantará. É preciso que sua dieta e treinamento estejam de acordo com seus objetivos.

Por Nutricionista Esportivo Tainá Carvalho e Caio Fernandes – Estagiário Nutrição