Muitas pessoas treinam para ganhar massa muscular ou para melhorar o desempenho em alguma modalidade, e muitas vezes não conseguem evoluir no objetivo. Você sabe o que é a periodização do treinamento?

Neste post você vai saber o que é a periodização do treinamento, e qual a sua importância para que você consiga de fato atingir seus objetivos com o treino.


O que é a periodização do treinamento

Períodos da periodização

Princípios da periodização do treinamento

Princípio da sobrecarga e adaptação

Princípio da continuidade e reversibilidade

Fase de recuperação


O que é a periodização do treinamento

A periodização do treinamento é a organização das etapas do programa de treino.

Trata-se da divisão em períodos curtos, com seu conteúdo específico. Cada um com seu objetivo, para atingir o resultado, em uma data, também pré-determinada.

Períodos da periodização

Normalmente, a periodização é feita baseada nos períodos:

  • Macrociclo
  • Mesociclo
  • Microciclo
  • Sessão de treino

Considera-se o macrociclo o período total, até a obtenção de um resultado X desejado. Contido nele, estão os mesociclos, que são os meses de treinamento.

Os microciclos são as semanas de treinamento, portanto vários microciclos compõem um mesociclo.

Finalmente, as sessões de treinamento, que são os dias em que ocorrem os treinos, que por sua vez, somados, resultam em um microciclo.

Princípios da periodização do treinamento

É de extrema importância que sejam seguidos princípios científicos dentro da periodização do treinamento. Isso vai garantir a contínua progressão das capacidades físicas.

Princípio da sobrecarga e adaptação

De acordo com o princípio da sobrecarga e adaptação, é imprescindível que exista no programa de treinamento um aumento gradual e progressivo da carga de trabalho.

Dessa forma, para que isso provoque no organismo reações de adaptações que resultarão em transformações morfo-funcionais.

Por exemplo, no caso de um treinamento na musculação, essas transformações serão de músculos mais fortes e com maiores volumes.

Para saber mais sobre musculação e seus benefícios à saúde leia também este artigo.

Princípio da continuidade e reversibilidade

Outro princípio relevante na periodização do treinamento é o da continuidade e reversibilidade.

A continuidade do treinamento propicia adaptações morfo-fisiológicas crônicas para aumentar/melhorar a performance motora.

Assim, sempre causando efeito cumulativo, preparando o organismo para responder a estímulos cada vez mais exigentes.

Essa continuidade tem de ser dosada e deve haver alternância adequada entre esforço e recuperação, essenciais para uma adequada periodização do treinamento.

O princípio da reversibilidade refere-se não apenas a diminuição ou cessação do treinamento que podem acarretar em perdas dos ganhos da capacidade física que foram aprimoradas. Mas também pelo excesso da atividade física, que pode resultar em repouso insuficiente.

Fase de recuperação

Durante o exercício físico decorre um desgaste orgânico e, na fase de recuperação, as adaptações são estimuladas.

A fase de recuperação deve ser adequadamente prescrita para permitir ao organismo sua recuperação ao estado inicial.

No entanto, essa recuperação supera o estado inicial, o que gera para o organismo o que é considerado um novo estado de equilíbrio e, esse episódio, é conhecido por supercompensação.

Entretanto, para que essa supercompensação ocorra, a atividade deve estar adequadamente prescrita. Ou seja, os níveis ótimos de intensidade e volume do treino deve ser adequado, afim de permitir estímulo suficiente e então, oferecer descanso apropriado.

Saiba mais sobre exercícios para ganhar massa muscular neste post.

Conclusão

Toda a sistemática de planejamento, que considera desde a fase inicial, até a obtenção do resultado é a periodização do treinamento, para atingir os objetivos com eficácia e segurança.


Por Personal Trainer Jennifer Áquila