Existem vários tipos de exercício para ganhar massa muscular.  Na realidade, todo e qualquer exercício que exigir do corpo um esforço além do qual ele está acostumado, irá acarretar em mudanças.

Homem forte treinando com halteres

Ganho de massa muscular

Funciona da seguinte maneira: o organismo do ser humano vive em um estado dinâmico de equilíbrio. Quando um estímulo externo o desloca desse equilíbrio, o corpo entende que precisa se ajustar à esse novo padrão e toma medidas para reorganizar-se.

Essa reorganização, no caso de exercícios físicos, resulta em melhora da capacidade cardiorrespiratória, aumento da flexibilidade e ganho de massa muscular.

Qual o melhor tipo de exercício para ganhar massa muscular?

mulher levantando peso com auxilio do personal

Musculação

A sobrecarga que os exercícios causam na musculatura, causa microlesões, fazendo com que o corpo readapte-se para suportar as cargas que são impostas. Isso faz com que a musculatura se recupere de duas maneiras diferentes. A primeira adaptação é a hipertrofia, que é o aumento do tamanho da fibra muscular. Outra maneira de recuperação muscular é a hiperplasia, que é o aumento do número de fibras musculares (estudos dizem que é menos comum).

Cuidados no treino de ganho de massa muscular

A microlesão no músculo em resposta ao treino de musculação é imprescíndivel para  o ganho de massa muscular. Mas caso a periodização do treino não seja adequada, ela pode se tornar uma macrolesão. Isso pode acarretar em necessidade de cuidados médicos, pois a capacidade do nosso corpo reorganizar-se para retornar ao equilíbrio é limitada. O organismo começa a se recuperar das microlesões logo após acabar o treino.

Musculatura do braço direito de um homem forte

Fibras musculares

A periodização do treinamento vai permitir que a musculatura seja submetida à sobrecarga adequada e tenha o repouso necessário depois. É no descanso que o músculo se recupera. Ele precisa que o indivíduo alimente-se bem e durma o suficiente.

No geral, o organismo demora em torno de 60 dias para se adaptar à um determinado treino. Depois desse período, é necessário que novos estímulos sejam  proporcionados. Isso é possível na musculação com uma adequada periodização, que exige algumas mudanças:

• nos exercícios que devem ser executados
  • no número de séries
  • no número de repetições
  • no intervalo de descanso entre as séries e entre as sessões de treino

Concluindo…

Existem vários tipos de exercício para ganhar massa muscular. O exercício que gera maior necessidade de adaptação para o ganho de massa muscular é a musculação.

A combinação de todas  variáveis na periodização do treino afetará o equilíbrio do organismo causando as microlesões. Além disso também ocorre diminuição das reservas energéticas, acúmulo de metabólitos e outras alterações fisiológicas. Todas estas alterações no organismo fazem surgir a necessidade de reorganização. O que vai transformar o organismo apto a suportar as novas exigências, neste caso, causando o ganho de massa muscular.

Por Personal Trainner Jennifer Áquila