A musculação ainda é uma prática de atividade física vista com medo. Principalmente as mulheres receiam em ganhar muita massa muscular e, por idosos que acreditam que podem se lesionar. Essa visão é compreensível. Até alguns anos atrás, ela era conhecida por fisiculturismo e, era mais frequentemente praticada por homens que desejavam ganhar muito volume muscular. Os benefícios da musculação para a saúde são diversos. Felizmente, hoje em dia o preconceito é muito menor e muitas pessoas procuram a musculação para manter-se saudável e, até mesmo, para auxiliar o tratamento de algumas doenças.

Benefícios da musculação para saúde

Benefícios da musculação para saúde, instrutor ajudando a aluna na acadmeia a fazer exercício de levantamento de peso para o peitoral

Benefícios da musculação para saúde

Assim como qualquer outra atividade física, os benefícios da musculação à saúde são inúmeros. Seria possível escrever um livro para definir todos eles. No entanto, abaixo são mencionados sobre os mais interessantes para a população geral:

1. Melhora da força e resistência muscular

Isso significa que ficará mais fácil para erguer peso e sustentá-lo nas atividades de vida diária.

2. Prevenção de doenças articulares

Quando a musculatura fica mais forte, as articulações ficam menos suscetíveis à lesões e doenças reumatológicas (por exemplo, artrose, artrite, tendinites, etc).

3. Melhora do condicionamento físico

Sim, menos do que as atividades aeróbias, mas a musculação também pode melhorar a condição cardiorrespiratória.

4. Melhora a postura

Quando os músculos ficam mais fortes, existe uma melhor sustentação da coluna, o que ajuda a diminuir alguns desvios posturais.

5. Diminui e/ou elimina dores na lombar

Costas de um homem levando a mão na lombar com dor. Imagem em preto e branco, na região da dor em vermelho

Musculação ajuda a prevenir dor na região lombar

Normalmente, as pessoas têm dor lombar porque a musculatura do core (músculos na região do tronco responsáveis pela sustentação da coluna) está muito fraca e enrijecida; a musculação, além de fortalecer o core, também melhorará a mobilidade dessa região.

6. Aumento do metabolismo basal

O metabolismo basal é a quantidade de energia que o corpo utiliza em repouso para manter os órgãos vitais funcionando. A musculação proporciona aumento de massa muscular, o que acarretará maior gasto calórico do corpo mesmo quando em repouso.

7. Diminuição da composição de gordura corporal

Abdomem masculino com adipometro na dobra suprailíaca

Musculação melhora composição corporal

Tanto pelo gasto calórico durante os exercícios de musculação, quanto pelo aumento do metabolismo basal, haverá maior gasto calórico, o que resultará em perda de gordura corporal.

8. Importante auxiliar no tratamento da osteopenia e osteoporose

A musculação é importante auxiliar no tratamento para aumento da densidade mineral óssea.

9. Prevenção contra doenças

Previne doenças como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade e doenças cardiovasculares.

10. Prevenção de quedas para os idosos

Homem idoso levantando halteres e treinando bíceps

Musculação ajuda na saúde do idoso

Com o envelhecimento, há progressiva perda de força e de massa muscular, o que aumenta as chances de acidentes. Com a prática de musculação, pode-se reduzir ou estacionar a perda muscular.

11. Promove bem-estar

Exercícios físicos liberam endorfinas no organismo que promovem a sensação de bem-estar e produzem um efeito analgésico em resposta à dor.

Duas mulheres treinando prancha e batendo na mão uma da outra

Musculação ajuda no bem-estar e dá disposição

Concluindo…

Mesmo entre muitos outros benefícios da musculação, é necessário lembrar que o treino de musculação deve ser prescrito por um profissional de Educação Física. É preciso ser baseado nos objetivos, capacidades e limitações individuais.

Por Personal Trainer Jennifer Áquila