A suplementação de albumina é antiga, geralmente está presente nas dietas de quem quer ganhar massa muscular. A suplementação de albumina é mais uma opção proteica que você provavelmente já ouviu falar ou já usou.

Neste artigo, você vai saber em que momento utilizar e para quem ela é indicada. Tire todas as suas dúvidas sobre a suplementação de albumina.


Índice

Suplementação de albumina

Benefícios da suplementação de albumina

Albumina e emagrecimento

Albumina x Whey Protein

Por que usar albumina?

Quando utilizar a suplementação de albumina?

Vantagens albumina

Desvantagens albumina

Concluindo…


Suplementação de albumina

Cada proteína possui uma estrutura específica. A variação na estrutura das proteínas é responsável pelas suas diferentes classificações, quanto a sua função, ao seu valor biológico e sua digestibilidade.

A ingestão de proteínas de maneira geral, ajuda no ganho e manutenção da massa muscular. A albumina pode ser encontrada no ovo, conhecida como ovoalbumina, e no leite, a chamada lactoalbumina.

A suplementação de albumina é produzida através da proteína do ovo. A clara do ovo contém cerca de 54% de albumina. A albumina é uma proteína completa porque possui todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas.

A suplementação de albumina é uma alternativa para o aumento do aporte proteico da dieta.

 

Benefícios da suplementação de albumina

Dentre seus benefícios, temos o ganho e manutenção da massa muscular, e a promoção da saciedade. Isso acontece devido a digestão mais lenta dessa proteína.

Essa proteína ajuda no ganho de massa muscular pela sua capacidade de promover uma maior promoção das células musculares.

Além disso, é considerada uma ótima proteína pois pode proporcionar ação antioxidante, antimicrobiana e anticancerígena.

Essa proteína também está associada a alguns benefícios a saúde. Ela possui capacidade de promover vasodilatação, e por isso poderia ser benéfico no tratamento de hipertensão e doenças associadas.

 

Albumina e emagrecimento

Pelo fato de promover saciedade, também pode ser utilizada em dietas de emagrecimento. Uma vez que se você faz uma refeição que te deixa saciado, você passa a ingerir menos calorias no dia.

Também, em alguns estudos em modelos animais, associam a suplementação de albumina com a redução de gordura abdominal, que é um dos principais fatores de risco para doenças do coração.

 

Albumina x Whey Protein

Existem algumas diferenças entre albumina e whey protein. O que diferencia a suplementação de albumina do whey protein, é a velocidade de absorção.

A albumina é uma proteína caracterizada por ter absorção lenta. Ela pode ser comparada com a caseína, que, assim como whey protein, é uma proteína que tem origem do leite, mas que apresenta absorção lenta, como a albumina.

Pelo fato de a albumina ser absorvida mais devagar, não é um suplemento interessante para ser consumido antes ou depois do treino.

Isso porque pré e pós treino, a melhor proteína é aquela que absorve mais rápido. Neste caso o whey protein é a melhor alternativa.

 

Por que usar albumina?

Geralmente é um suplemento utilizado para complementar o aporte proteico diário. Em uma dieta para ganho de massa muscular, é um desafio incluir alimentos proteicos nos lanches intermediários.

Dessa forma, a suplementação de albumina é uma alternativa prática para estes horários, e essa é uma das principais vantagens desse suplemento.

Ela é indicada justamente para pessoas que precisam aumentar a quantidade de proteína da dieta, e não conseguem fazer isso somente através da alimentação.

 

Quando utilizar a suplementação de albumina?

O momento ideal para consumir seria nos lanches intermediários, que são momentos em que é necessária uma praticidade maior.

Um dos horários em que a albumina é mais utilizada é antes de dormir.

A maneira mais simples de utilizar a albumina é misturando com água e fazendo um shake.  A quantidade vai depender de quanto de proteína cada pessoa deve consumir no dia, e da quantidade de proteína que você já consome através dos alimentos.

Por isso não existe uma dosagem pré-estabelecida. A dosagem mais utilizada gira em torno de 20 a 40 gramas.

 

Vantagens albumina

suplementação de albumina

Outra grande vantagem da albumina é o valor. Ela é muito mais barata do que o whey protein, por exemplo.

Para se ter uma noção, o preço médio de 1kg de whey protein isolado no mercado gira em torno de cento e noventa reais. Já 1kg de albumina custa em torno de sessenta reais.

Apesar de não ser tão interessante usar albumina, que é uma proteína de absorção lenta, logo antes ou depois do treino. Se você não tiver condições de utilizar o whey protein, por ser um suplemento caro, a albumina pode ser um bom substituto.

O whey protein, com certeza vai ser melhor, mas nessas condições, a albumina pode ser um substituto interessante.

Além disso, para quem é intolerante a lactose, o whey protein isolado ou hidrolisado também podem ser bem caros. E nestes casos, a albumina também poderia ser uma alternativa.

Quer saber um pouco mais sobre o whey protein, leia o artigo “Para que serve o whey protein?”.

 

Desvantagens albumina

Uma grande desvantagem da albumina é o sabor, que não costuma ser dos melhores. Uma alternativa para deixar o sabor da albumina um pouco melhor é bater com fruta. Ou então, você pode utiliza-la para preparar receitas como mingau, pudins ou bolos.

Uma outra desvantagem da albumina, é que ela provoca bastante gases, e isso pode ser bastante desconfortável.

A suplementação de albumina é segura para consumo. Porém muitas vezes não é um suplemento necessário.

Uma vez que é possível conseguir atingir as necessidades de ingestão de proteínas diárias através somente da alimentação.

Inclusive, muitas pessoas preferem comer do que tomar suplementos. Já que é muito mais saboroso comer comida de verdade!

Mas há quem prefira uma praticidade maior, e neste caso, o suplemento de albumina pode ser uma boa alternativa.

 

Concluindo…

  • A albumina é um suplemento proteico que pode auxiliar as pessoas a alcançarem suas necessidades de proteína no dia.
  • Pode ajudar no ganho de massa muscular, apresenta alguns benefícios à saúde e pode ser uma alternativa nas dietas de emagrecimento.
  • É caracterizada por ser uma proteína de absorção lenta, diferente do whey protein.
  • Pode ser utilizada nos intervalos das refeições ou antes de dormir.
  • Dentre suas vantagens a principal dela é o valor, pois ela é uma proteína barata.
  • Porém, o sabor não é tão agradável, e pode provocar gases.

Por Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho