Você conhece os benefícios do brócolis?

Vários estudos feitos desde o final da década de 90, citam os benefícios do brócolis. Acredita-se que ele tenha tido origem na área leste do Mediterrâneo e tenha sido introduzido na Europa, durante o século 18. O brócolis é um vegetal comum, de cor verde-escura, normalmente com preço acessível. Além disso, pode ser consumido puro como salada, ou em diversas receitas. Sua parte comestível é a brotação floral, mas os talos e folhas também são consumidos, normalmente cozidos.

 

brócolis

Brócolis ninja

Tanto o brócolis, quanto os demais crucíferos, são uma boa fonte de compostos fitoquímicos  protetores. No entanto, seus potenciais benefícios como anticarcinogênicos e antioxidantes vem sendo atribuído a quantidade alta de glicosinolatos.

Os glicosinolatos são compostos químicos que possuem enxofre.  Estes compostos passam por processos metabólicos, transformando-se em outras substâncias importantes. Essa transformação, também pode acontecer na flora intestinal. Dentre os principais efeitos destes compostos, eles podem prevenir câncer e protegem o organismo contra toxinas, prevenindo o estresse oxidativo.

Brócolis comum

Brócolis comum

O câncer é considerado pela Organização Mundial de Saúde, como a terceira causa maior de mortes no mundo.

O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento desordenado de um determinado grupo de células. Essas células cancerígenas passam a invadir tecidos vizinhos e muitas células espalham-se, ramificando pelo organismo por meio das chamadas metástases, onde as células continuam com sua reprodução desenfreada.

Benefícios do brócolis contra o câncer

Ricos em antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres das células, são eles: isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e  sulforafano.

Alguns estudos existentes, demostraram que o sulforafano pode ser capaz de prevenir, retardar ou reverter lesões que podem originar um câncer.

Benefícios do brócolis para saúde

cumbuca com brocolis, abobora e carne

Inclua brócolis nas suas refeições

O consumo frequente de crucíferos, está relacionado com diversos benefícios para saúde.  Por conterem substâncias com propriedades fitoterápicas, reduzem riscos de diversas doenças. Atuam na manutenção de ossos, prevenção de artrite (inflamação nas articulações, causado pelo desgaste da cartilagem), no sistema imunológico, auxilia na redução do colesterol total, auxilia no controle do diabetes, ação antioxidante e proteção contra lesões em células. O brócolis é uma ótima fonte de ácido fólico, vitamina C, selênio, fibras, vitamina K, cálcio, potássio, enxofre e proteínas.

Benefícios do brócolis para praticante de atividade física

O brócolis possui perfil nutricional equilibrado para quem pratica atividade física. Considerado um alimento versátil, podendo ser congelado (sem perder seu sabor e textura). Suas folhas, flores e talos são comestíveis. Rico em fibras (auxiliando na flora intestinal), proteínas, ferro, vitamina C e com baixo valor calórico.  Também auxilia no aumento dos níveis de testosterona.

Em 100g de brócolis cozido possui apenas 25kcal e até 4g de carboidrato.

Consumo de brócolis pela população

Segundo dados coletados. Brasil é o maior produtor de brócolis, com 48% do total e 290 mil toneladas por ano (R$ 1,2 bilhão anuais).

Apesar disso, os brasileiros ainda consomem muito pouco brócolis, cerca de 1,04 quilos por ano por pessoa, enquanto no Equador, são 1,19 quilos por ano por pessoa.

Como escolher o melhor produto in natura?

carrinho de compras, feira com opções de frutas

Como escolher melhor produto in natura?

Existem dois tipos de brócolis, o brócolis comum (com vários talos e flores) e o ninja ou japonês  (buquê único, parecido com a couve-flor). A safra do alimento vai de agosto à novembro.

A hortaliça precisa estar bem sólida e com a cor verde intensa. O brócolis fresco, dura em média na geladeira por 4 dias. Deve-se evitar aquele que já tem flores se abrindo (verdura não está muito fresca). O tronco e os talos do brócolis pode ser aproveitado em sopas.

Como preparar?

prato com brócolis cozido e cogumelos, no fundo cumbuca com arroz

Brócolis cozido ótima opção!

A melhor forma de preparar o brócolis é cozinhar no vapor, panela tampada com pouca água (o uso de muita água faz com que se perca nutrientes, principalmente vitaminas hidrossolúveis). Pode-se utilizar também o método de escaldar (mergulhar o brócolis em água bem quente e retirar em seguida).

Lembrando que antes de congelar deve-se secar bem. O ideal é consumir em até 3 mês.

Como posso inserir na dieta?

O brócolis pode ser inserido na dieta como salada, guarnição, incluído em receitas de sopas, tortas e suflês.

Concluindo….

O consumo regular de crucíferos (como o brócolis) agrega mais saúde, evitando algumas doenças, auxiliando no sistema imunológico e sendo ótima fonte de vitaminas, fibras, proteínas e baixo valor energético. Sendo uma ótima opção para inserir na dieta, assim, melhorando a saúde e efeitos benéficos também no desempenho esportivo.

Por Nutricionista Esportiva Aline Ciconi