Os chás para emagrecer, são ótimas opções para complementar a alimentação e ajudar no processo de emagrecimento.

Tomar chás diariamente é o segredo para combater retenção de líquidos (inchaço) e ajudar a perder a gordura localizada.

Neste artigo, você vai saber quais são os principais chás para emagrecer que podem te ajudar a perder alguns quilinhos.

 


Índice

7 chás para emagrecer

1. Chá de gengibre

2. Chá verde

3. Chá de hibisco

4. Chá de canela

5. Chá de carqueja

6. Chá de erva mate

7. Chá branco

Como fazer os chás para emagrecer

Concluindo…


7 chás para emagrecer

chás para emagrecer

1. Chá de Gengibre

O gengibre possui substâncias termogênicas que elevam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e elevando a queima de gordura. Por isso, o chá de gengibre pode ser interessante para auxiliar no emagrecimento.

Além disso o gengibre apresenta outros benefícios à saúde:

  • Pode aliviar sintomas de má digestão, pois ajuda a combater enjoo ou gases
  • Ajuda no tratamento de gripes e resfriados
  • Tem efeito detox, auxiliando o organismo a eliminar toxinas

O gengibre possui uma substância que se chama gingerol responsável pelo seu sabor picante, que tem a capacidade antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória.

Para conseguir os benefícios termogênicos do gengibre é ideal que o consumo seja diário. A quantidade recomendada é de uma fatia média ou 1 colher de café do gengibre em pó.

 

2. Chá verde

O principal benefício do chá verde (Camellia sinensis) é ajudar no processo de emagrecimento, porque é considerado um termogênico natural.

Contém cafeína, que pode estimular a diminuição de gordura corporal, e utilização desses estoques de gordura como fonte de energia. Além disso, a pode acelerar o metabolismo.

Quando o chá verde é associado com a atividade física, promove oxidação da gordura e aumento do gasto energético através da estimulação de um processo chamado lipólise, que é a quebra de gordura.

 

3. Chá de Hibisco

O chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa) é uma infusão preparada com a parte do cálice do botão seco. A flor do hibisco tem diversos compostos antioxidantes como os flavonoides e quercetina, e também é rica em vitamina C.

Algumas pesquisas indicam que o hibisco reduz a formação de gordura no corpo. Assim, seria capaz de reduzir o ganho de gordura. Nestas pesquisas, participantes apresentaram redução de peso, diminuição da gordura corporal e da circunferência abdominal.

No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar esses efeitos. Assim, não se pode afirmar ainda que esse chá emagrece.

Um efeito claro do hibisco é que ele ajuda a reduzir a retenção de líquido por conta de suas propriedades diuréticas.

O chá de hibisco é rico em vitaminas e minerais como ferro, magnésio, fósforo, ácido fólico, cálcio, sódio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e vitamina B2.

Alguns estudos mostram também outros benefícios que o chá de hibisco pode ter. Um deles é  ajudar a diminuir os níveis do  colesterol “ruim” LDL e triglicerídeos, pode aumentar o colesterol “bom” HDL, e ajuda a diminuir pressão arterial.

 

4. Chá de Canela

A canela possui vários benefícios:

  • ajuda a acelerar o metabolismo
  • aumenta o gasto calórico do corpo
  • diminui a vontade de comer doce, por consequência ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Ela também pode ajudar a diminuir o colesterol total e o ruim LDL e também os níveis de triglicérides.

Além disso possui ação anti-inflamatória, o que é interessante para pessoas que estejam em sobrepeso, pois ajuda a diminuir a inflamação.

 

5. Chá de carqueja

O chá de carqueja (Baccharis Trimea), ajuda a emagrecer porque age na redução do apetite, possui ação diurética melhorando a circulação e diminuindo o inchaço, ajuda a diminuir colesterol e diabetes.

O chá de carqueja é um chá com ação anti-inflamatória, é utilizado também para tratar doenças, como problemas estomacais. Ele ajuda a eliminar toxinas acumuladas e pode ajudar a desintoxicar o fígado.

 

6. Chá de erva mate

chá mate

O chá mate é tradicional no preparo do chimarrão. Para fazer o chá utiliza-se as folhas e talos da erva Illex paraguariensis. Esta erva possui metilxantinas, cafeína e treombonina, que são  compostos que auxiliam na queima de gordura corporal.

Além disso, é uma erva rica em vitaminas e minerais e por isso possui ação antioxidante. Ela também pode ajudar a diminuir a absorção de gordura dos alimentos, contribuindo para o emagrecimento. Este chá também aumenta a diurese, diminuindo o inchaço no organismo

Você pode adicionar ao chá gotas de limão, e ele pode ser consumido tanto quente como frio de acordo com sua preferência.

 

7. Chá Branco

O chá branco é feito a partir das folhas brancas e dos brotos da planta Camellia sinesis, a mesma folha que dá origem ao chá verde e o chá preto. A diferença está na época em que a folha é colhida e o modo de preparo.

O chá branco assim como o chá verde é rico em antioxidantes e possui efeito anti-inflamatório. Ele também aumenta a temperatura corporal, ajudando a acelerar o metabolismo.

Ele é também capaz de reduzir o colesterol ruim.

 

Quer mais dicas sobre emagrecimento, acesse também o artigo 6 dicas para emagrecer com saúde.

 

Como fazer os chás para emagrecer

chás para emagrecer

Quando você utiliza a erva seca, é bem simples preparar os chás.

Basta utilizar 2 colheres de sopa da erva. Primeiro, ferva 1 litro de água e desligue. Em seguida acrescente a erva seca, e deixa tampado em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Depois é só coar e consumir.

Você pode tomar cerca de 3 a 4 xícaras de chá por dia. Para que você consiga usufruir dos benefícios destes chás, o ideal é consumir nessas quantidades.

Eles podem ser consumidos quentes ou frios. Caso queira ir tomando quentinho ao longo do dia, você pode deixar em uma garrafa térmica.

Algumas raízes ou cascas, como a canela ou gengibre por exemplo, devem ser fervidos junto com a água.

E como o objetivo é emagrecer e manter a boa saúde, não utilize açúcar e ou adoçante para obter os resultados desejados.

 

Concluindo…

  • Os chás são ótimas opções para incluir na alimentação, aliados com a alimentação balanceada e atividade física regular podem auxiliar no emagrecimento.
  • Os chás possuem inúmeros benefícios para saúde e podem auxiliar no emagrecimento.
  • Possuem ação termogênica, aceleram o metabolismo e ajudam a eliminar o inchaço no corpo.
  • Os chás possuem vitaminas e minerais, podem ajudar a melhorar aspecto de pele, reduzir celulite, retardar o envelhecimento precoce.
  • Os chás para o emagrecimento irão complementar a alimentação, que deve ser acompanhado por um nutricionista.
  • Para fazer o chá basta ferver a água, depois que a água chegar ao ponto de fervura, desligar e acrescentar 1 colher de sopa da erva, deixar abafar por 5 a 10 minutos, coar e servir.

Por Nutricionista Esportiva Isabella Freitas e Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho