É bastante comum ouvir as pessoas reclamarem: ‘comecei a malhar e engordei!’. Algumas  pessoas realmente ganham peso  após começar a treinar, principalmente quando começam a fazer musculação! Predominantemente as mulheres, que adoram subir na balança com frequência, observam essas alterações. Como isso pode ser possível? Começar a fazer exercícios, ou seja, gastar mais calorias e, subir os ponteiros da balança? Mas por quê isso está acontecendo?!

Comecei a malhar e engordei! O que está acontecendo?

Mesmo com pouco tempo de treino, o corpo já começa a se habituar ao esforço. Por consequência, pode sim, ganhar massa muscular com apenas dois ou três meses de treino. O mais engraçado é que normalmente as pessoas que reclamam que “engordaram”, afirmam não perceber que suas roupas ficaram mais apertadas. Isso se deve ao fato de, a atividade física estar ajudando o organismo a “desintoxicar”. Ou seja, o exercício físico ajuda com que o corpo desinche e diminua a sua quantidade de massa gorda. Assim, permitindo que a massa muscular surja sem causar diferenças notáveis no tamanho do corpo.

Mudança de composição corporal

Na realidade, o que está ocorrendo com esse indivíduo é a mudança na composição corporal. O organismo ganha massa muscular e diminui o acúmulo excessivo de água e gordura corporal. Essa mudança de composição corporal é positiva tanto para saúde como para estética.

Não significa que a pessoa, necessariamente, vá ficar e aparentar estar musculosa! O músculo é muito mais denso que a gordura, ou seja, 1kg de músculo ocupa muito menos espaço do que 1kg de gordura. Isso torna possível à uma pessoa, ganhar mais peso na balança e aparentar estar mais magra. Isso porque o ganho de massa muscular pode ser tão expressivo que, mesmo com a diminuição da gordura corporal, os poucos músculos que surgiram, fizeram com que os ponteiros da balança subissem. E isso é muito bom!! Tanto para a saúde, quanto para a estética!

mulher sentada no equipamento na academia

Os músculos sustentam a gordura existente, dando um formato mais bonito ao corpo. Portanto, se você passou por isso ou tem medo de “engordar” treinando, experimente fazer uma avaliação da sua composição corporal. Procure fazer essa avaliação antes de iniciar seu programa de atividade física e refaça essa mesma avaliação em torno de 3 meses após esse período de treinamento. A chance de, você estar com mais músculos e menos gordura do que antes, é bem alta!

Pode acontecer de ganhar gordura depois de iniciar os treinos?

Um outro ponto que é importante ser levado em consideração é que, algumas pessoas, após iniciar os treinos, são mais permissivas com alimentação. Por exemplo, algumas pessoas pensam: ‘já que estou treinando, eu posso comer esse chocolate agora’. Essa permissividade aumentada na alimentação pode promover um aumento no consumo energético diário, e por conta disso, a pessoa pode ganhar gordura. Por isso, não quer dizer que o treino está engordando, mas sim que você está compensando com o aumento da ingestão calórica.

Por isso, tenha este cuidado! A melhor forma para emagrecer é associar uma alimentação equilibrada com os treinos adequados ao seu objetivo.

treino alimentação comecei a malhar e engordei

Como saber se estou ganhando massa muscular ou gordura?

Comecei a malhar e engordei! Afinal, será que é gordura ou músculo? A melhor forma de saber se o que você está ganhando é músculo ou gordura é fazendo uma avaliação da composição corporal. Essa avaliação é feita por um profissional da área, nutricionista ou professor de educação física.

Existem diferentes métodos para fazer esta avaliação. Os métodos mais comuns nas academias e nos consultórios de nutrição são a avaliação pelas dobras cutâneas, utilizando um adipômetro, e elo exame de bioimpedância.

Para fazer a comparação é recomendado que você procure utilizar sempre o mesmo método, o mesmo equipamento e o mesmo avaliador. Sempre existe uma variação de metodologia, equipamento e avaliador. Por isso, para que você consiga obter uma comparação mais fidedigna, é recomendável fazer a primeira e a segunda avaliação nas mesmas condições.

Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSPfoi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.